As informações e o palpite para Fluminense x Criciúma
O encontro envolvendo Fluminense e Criciúma abre neste sábado, 31 de julho, a programação da rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2021. O duelo, que inicialmente estava marcado para terça-feira, 3 de agosto, foi antecipado para contemplar a agenda do Tricolor Carioca na disputa da Copa Libertadores da América. Será realizado no Maracanã, Rio de Janeiro, a partir das 16h30 (horário de Brasília). No jogo de ida, o Tigre levou a melhor vencendo por 1 a 0. Assim, avançará para as quartas de final em caso de novo sucesso ou empate. Aos donos da casa, para reverter a situação, resta ganhar por dois ou mais gols de diferença. Em caso de sucesso do Fluminense por diferença mínima, a definição do sobrevivente será feita através das cobranças de pênalti.
Como funciona a Copa do Brasil 2021
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Neste ano, eles entraram na disputa no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio passou a adotar o formato que está em vigor e vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Fluminense
O Fluminense teve motivos para comemorar a derrota por 2 a 1 para o Criciúma na terça-feira, 27 de julho, no estádio Heriberto Hulse. O placar foi apertado diante do domínio que o time catarinense exibiu no confronto. Abriu o placar aos 40 minutos da primeira fase através de tento de Hygor. Ampliou aos 21 minutos em pênalti convertido por Mateus e desperdiçou chances de marcar o terceiro. O Tricolor descontou aos 26 minutos também em penalidade máxima executada por Abel Hernández. O lance que originou a marcação, no entanto, foi contestado pelos especialistas em arbitragem.
Foi a terceira derrota seguida do Fluminense. As duas primeiras aconteceram em jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro. A sequência negativa foi aberta com o 1 a 0 sofrido no Maracanã diante do Grêmio, que até então era lanterna do Brasileirão. Depois, o Tricolor foi superado pelo mesmo marcador pelo Palmeiras, em São Paulo. Ao ficar estacionado nos 17 pontos (quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas), despencou para décima primeira posição na tabela de classificação do torneio, quando já considerados os critérios de desempate, uma vez que Bahia (nono) e Corinthians (décimo) apresentam a mesma pontuação.
Como mandante, o Fluminense apresenta o mesmo desempenho. Também é o décimo primeiro colocado no ranking dos donos da casa do Campeonato Brasileiro. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou oito (duas vitórias, dois empates e duas derrotas). Ao final da partida contra o Criciúma, o técnico Roger Machado reconheceu a atuação ruim, o que indica que deverá promover mudanças no time. Porém, não antecipou nem quais serão as alterações nem quantas trocas fará.
Provável escalação do Fluminense
Fluminense na temporada atual
A forma atual do Criciúma
O resultado contra o Fluminense foi um marco na campanha do Criciúma na Copa do Brasil. Até então, o time avançara no torneio sem ter conseguido uma vitória sequer. Na primeira fase, utilizou-se da vantagem do empate concedida ao visitante para superar o Marília. Segurou o 0 a 0 para sobreviver, uma vez que era o time da coluna dois, apesar de o confronto ter sido disputado em campo neutro.
Na segunda etapa, quando esse benefício já não mais existia, ficou no 1 a 1, em casa, contra a Ponte Preta. Garantiu o direito de dar mais um passo na briga pelo título ao levar a melhor na decisão por pênaltis. No estádio de 16 avos de final, o primeiro no sistema de mata-mata, ficou no 0 a 0 com o América-MG, em Belo Horizonte, e após 2 a 2 em Criciúma, novamente ganhou nas cobranças de penalidades máximas.
O Tigre, que nesta temporada foi rebaixado para Segunda Divisão do Campeonato Catarinense, está na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Na jornada anterior, a última do primeiro turno da fase inicial da competição, bateu o Figueirense por 1 a 0. Com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas), está na terceira posição do grupo B, dois pontos abaixo de Ypiranga e Novorizontino, que compartilham a liderança. Tem um ponto a mais do que o Botafogo-SP, quinto colocado e primeiro time fora da zona de classificação para o segundo estágio, que define quem sobe para Segunda Divisão.
Provável escalação do Criciúma
Criciúma na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Fluminense x Criciúma:
Difícil imaginar que o Fluminense repita uma atuação tão ruim. Assim, o prognóstico em seu sucesso diante do Criciúma é o palpite indicado para o confronto deste sábado pela rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2021.
Prognóstico e palpite final para Fluminense x Criciúma: