As informações e o palpite para Fluminense x Grêmio
Vencedores em seus compromissos de meio de semana por competições internacionais, Fluminense e Grêmio têm seus caminhos cruzados neste sábado, 17 de julho. O encontro dos tricolores faz parte da agenda da décima segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua versão 2021. Terá como sede o Maracanã, no Rio de Janeiro. O início está marcado para 21h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Fluminense
O Fluminense largou na frente na batalha com o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na terça-feira, 13 de julho, venceu, em Assunção, o jogo de ida das oitavas de final por 2 a 0. Abriu o placar do encontro aos quatro minutos da fase final com tento de Nenê. Aos 16 minutos, Egídio fez o segundo gol. Os dois lances tiveram assistência de Caio Paulista. Assim, o time poderá até perder o jogo de volta, agendado para o Maracanã na próxima terça-feira, 20 de julho, que ainda assim avançará para as quartas de final.
Apesar de o duelo ter ficado marcado por um grotesco erro de arbitragem, que anulou sob alegação de impedimento um gol regular do Cerro Porteño, o Fluminense foi bastante superior na partida. Apesar de ter menos tempo com a bola (38%), criou mais chances de finalização (15 a 12) e foi superior ao time paraguaio no quesito arremate certo (7 a 5). Poderia ter deixado Assunção com uma vantagem ainda maior. Foi sua terceira vitória nos últimos quatro jogos.
As duas outras aconteceram diante de Sport e Flamengo no Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos (quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas), o Fluminense ocupa a sétima posição na tabela de classificação do Brasileirão, quando já levados em consideração os critérios de desempate, uma vez que o Bahia, sexto colocado, tem a mesma pontuação. Como mandante, o desempenho é inferior. É o décimo primeiro colocado no ranking dos donos da casa do torneio. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou oito (duas vitórias, dois empates e uma derrota). Fez quatro gols e sofreu cinco. Nas tres últimas partidas que fez em casa (dois empates e uma derrota), contudo, não pode utilizar o Maracanã. O estádio onde habitualmente exerce omando de campo estava reservado para a Copa América. Só agora volta a atuar de fato e de direito em casa.
Provável escalação do Fluminense
Fluminense na temporada atual
A forma atual do Grêmio
Enfrentando o Independiente del Valle na terça-feira, 13 de julho, na altitude de aproximadamente 2,7 mil metros, o Grêmio conseguiu sua primeira vitória desde o retorno de Luiz Felipe Scolari ao comando da equipe. Em sua quarta passagem pelo Tricolor, o veterano treinador, que ocupou a vaga aberta pela demissão de Tiago Nunes, fez sua estreia no sábado, 10 de julho, no empate sem gols no clássico ante o Internacional.
Contra os equatorianos, o Tricolor marcou 1 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O gol de Léo Perreira aos 19 minutos do primeiro tempo encerrou um jejum de vitórias que atingiu nove partidas (quatro empates e cinco derrotas). A atuação, no entanto, não mostrou evolução na qualidade de futebol. Contando com a posse de bola por apenas 24% do tempo, o Grêmio viu o Independiente del Valle dominar a maior parte do confronto, criar muito mais chances para finalização (18 a 3). Porém, não conseguiu manter a mesma proporção no quesito tiro certo (5 a 3), ainda que tenha sido superior também nesse índice.
Os nove arremates para fora dos donos da casa ajudaramo Tricolor Gaúcho a manter a vitória e ficar em vantagem para o confronto de retorno, agendado para a próxima terça-feira, 20 de julho, em Porto Alegre. No Brasileirão, entretanto, a situação da equipe é muito delicada. Com três pontos (três empates e seis derrotas), o Grêmio figura na vigésima – última – posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Está seis pontos abaixo do América-MG, décimo sexto colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Provável escalação do Grêmio
Grêmio na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Fluminense x Grêmio:
O Fluminense novamente não contará com seu principal atacante. Fred segue aos cuidados do departamento médico. Deverá enfrentar um Grêmio, ainda que necessitando da vitória, fechado na defesa e esperando chances para contra-ataques. O prognóstico na igualdade parece boa opção de palpite para o confronto deste sábado pela décima segunda rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Fluminense x Grêmio: