As informações e o palpite para Fortaleza x Sport
Líder do Brasileirão e impulsionado por ter atropelado o Ceará na Copa do Brasil, o Fortaleza tem o Sport em seu caminho neste domingo, 13 de junho. O confronto faz parte da agenda da terceira rodada da versão 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. Será disputado no estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza. A previsão é de que a bola comece a rolar às 20h30 (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Fortaleza
O Tricolor do Pici conseguiu uma vitória dupla na quinta-feira, 10 de junho. Ao bater o Ceará, por 3 a 0, não apenas garantiu sua passagem para as oitavas de final da Copa do Brasil como concedeu aos seus torcedores a oportunidade de ter motivo para ironizar os fãs de seu maior rival. Foi um atropelamento iniciado por Felipe, aos 21 minutos do primeiro tempo. David, aos 45 minutos, ainda na etapa inicial, ampliou, e fechou a conta aos 23 minutos da segunda fase. No jogo de ida, as equipes haviam ficado no 1 a 1.
O duelo estendeu a invencibilidade do Fortaleza para 18 confrontos. Foram 13 vitórias e cinco empates desde 27 de marços. Ainda que uma dessas igualdades, 0 a 0 contra o Bahia pelas semifinais da Copa do Nordeste tenha terminado em eliminação nas cobranças de pênalti, a lista conta com a conquista do tricampeonato estadual em cima do Ceará e um início empolgante de disputa do Brasileirão. O clube abriu sua participação no torneio fazendo 2 a 1, de virada, no Atlético-MG, em Belo Horizonte, com o segundo gol assinalado aos 50 minutos da fase final por Yago Pikachu, que também fizera o tento da igualdade.
Porém, a grande atuação aconteceu na segunda jornada. No domingo, 6 de junho, o Tricolor enfiou 5 a 1 no Internacional. No encontro, contou com a posse de bola por 51% do tempo, disparou 14 arremates, sendo que oito deles foram no alvo. Abriu o placar com Titi aos 19 minutos do primeiro tempo e teve sua vida facilitada com a expulsão de Pedro Henrique aos 46 minutos. Diante de um rival em desvantagem numérica, construiu a goleada com Robson, aos 47 minutos, ainda antes do intervalo. Na fase final, Yago Pikachu fez logo aos dois minutos, Ze Gabriel, aos dez minutos, marcou contra, e Wellington Paulista, aos 41 minutos, fechou a conta. Tomou a liderança do torneio ao lado de Athletico Paranaense e Atlético-GO, que também alcançaram seis pontos, embora o Fortaleza ficasse na ponta por levar vantagem no saldo de gols.
Provável escalação do Fortaleza
Fortaleza na temporada atual
A forma atual do Sport
O momento do Sport é bem inferior ao do rival. Já são quatro jogos sem vitória. O clube colheu três empates e uma derrota nas últimas partidas. A série sem sucessos começou com duas igualdades nas finais do Campeonato Pernambucano. Acabou vendo o Náutico ficar com o troféu ao levar a melhor na decisão por pênaltis. No Brasileirão, também abriu sua participação com o empate. Nesse caso, foi com jeito de vitória.
Contra o Internacional, em Porto Alegre, o Leão viu os gaúchos abrirem vantagem de dois tentos. Edenílson, aos 19 minutos da primeira fase, abriu o marcador em cobrança de pênalti. Rodrigo, aos 44 minutos, ampliou. O time pernambucano descontou aos 17 minutos da etapa derradeira também em cobrança de pênalti. Ela foi executada por Thiago Neves. A igualdade foi arrancada por André aos 45 minutos.
Na segunda jornada, contudo, o Sport ficou de mãos abanando. Em casa, levou 1 a 0 do Atlético-MG. Tento de Hulk aos 14 minutos do primeiro tempo. Apesar de ter sua defesa vazada cedo, não mostrou capacidade de reação. Ao longo do duelo, criou somente oito oportunidades para finalização. Acertou apenas uma delas. Ainda perdeu o meia Thiago Neves. Lesionado, deixou o campo ainda no primeiro tempo. Não estará disponível para encontro deste domingo. O time também perdeu, devido à confusão na decisão do Campeonato Pernambucano, Neilton e Sabino, suspensos por seis partidas, e Ronaldo, punido com sete jogos de ganho. Em princípio, as penas devem começar a valer contra o Fortaleza. Os cartolas, no entanto, tentam suspender sua aplicação até que o recurso apresentado contra a punição seja julgado.
Provável escalação do Sport
Sport na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Sport:
Atravessando um excelente momento, o Fortaleza tem o prognóstico em sua vitória contra o Sport o palpite indicado para o confronto deste domingo pela terceira rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Sport: