As informações e o palpite para Galatasaray x PSV
Com o confronto praticamente definido, Galatasaray, da Turquia, e PSV, da Holanda, cumprem nesta quarta-feira, 28 de julho, a tabela estabelecida para rodada de volta da segunda fase do processo seletivo que vai decidir os últimos classificados para o estágio de grupos da temporada 2021/2022 da Champions League. O ponto de encontro será o estádio Basaksehir Fatih Terim, em Istambul. O início está agendado para 15h (horário de Brasília). A equipe holandesa goleou por 5 a 1 na primeira partida. Assim, avançará para o estádio seguinte em caso de novo sucesso, empate e até mesmo derrota por três tentos de diferença. Aos turcos, para reverter a situação, resta superar os rivais por ao menos cinco gols de frente. Caso ganhem por margem de quatro tentos, forçarão a realização de disputa de prorrogação de 30 minutos que, se terminar em igualdade, levará a definição para as cobranças de pênalti.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Galatasaray
O Campeonato Turco 2021/2022 só começa em meados de agosto. A estreia do Galatasaray está agendada para o dia 15 diante do Giresunspor. O time está ainda nos primeiros passos de sua temporada. Não apenas iniciou a preparação da equipe como ainda está em processo de contratações e dispensas. Antes de entrar em campo para encarar o PSV, realizou somente dois jogos amistosos. Superou o Dinamo Bucaresti, da Romênia, por 2 a 1, e bateu o Kasimpasa, da Turquia, por 4 a 2.
O curto período de treinamentos parece ter cobrado seu preço no confronto com o PSV. Logo aos dois minutos o time holandês abriu o marcador através de Zahavi. O atleta israelense ampliou a vantagem aos 35 minutos. O Galatasaray conseguiu descontar antes do intervalo. Kilinc marcou aos 42 minutos. No entanto, virou presa fácil na etapa final. Gotze assinalou o terceiro aos seis minutos. Zahavi completou o ‘hat-trick’ aos 39 minutos e Gotze fechou a conta aos 43 minutos.
O time de Eindhoven teve absoluto controle do confronto. Com a posse de bola por 61% do tempo, desenvolveu mais que o triplo de oportunidades para finalização (14 a 4). A diferença foi ainda maior no quesito tiro certo (7 a 1). A equipe comandada pelo veterano treinador Fatih Terim teve uma estratégia montada com linha de quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes que mostrou frouxidão na hora da marcação deixando grandes espaços abertos para que o rival pudesse dominar o meio e criar jogadas ofensivas.
Provável escalação do Galatasaray
Galatasaray na temporada atual
A forma atual do PSV
O calendário do futebol holandês é semelhante ao da Turquia. Porém, terá seu início um pouco mais cedo. A bola vai começar a rolar no país em 7 de agosto com a realização da Supercopa da Holanda. O PSV acabou sendo inserido na disputa por ter ficado com o vice-campeonato da Eredivisie, uma vez que o Ajax não pode atuar em dois papéis, pois faturou tanto o título do Campeonato Holandês quanto da Copa da Holanda.
Assim, o time de Eidhoven acabou começando seus treinamentos mais cedo do que o Galatasaray. Já está em ação há cerca de um mês. Nesse perído, realizou quatro amistosos. Os dois primeiros jogos foram contra equipes muito inferiores tecnicamente. Serviram menos para testes e mais para recuperar fisicamente os atletas. Goleou o RWDM, da Bélgica, por 6 a 2, e o Dellbrucker, da Alemanha, por 10 a 1.
A estratégia do técnico Roger Smidt foi de aumentar o nível dos rivais ao pouco. Na sequência dos jogos amistosos, o PSV ficou no empate com o Osnabruck, que não teve movimentação do marcador, e fechou a preparação com o sucesso, por 1 a 0, ante o PAOK, da Grécia. Ele montou seu time com uma linha defensiva de quatro zagueiros protegida por dois meias de contenção. Três meias de ligação povoavam o setor e faziam a ligação com Zahavi, o único atacante.
Provável escalação do PSV
PSV na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Galatasaray x PSV:
Diante de um PSV que pode até mesmo administrar a derrota, o Galatasaray tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela rodada de volta da segunda fase das eliminatórias que vão definir os últimos classificados para o estágio de grupos da edição 2021/2022 da Champions League.
Prognóstico e palpite final para Galatasaray x PSV: