As informações e o palpite para Grã-Bretanha x Austrália
A seleção da Grã-Bretanha tem a Austrália em seu caminho nesta sexta-feira, 30 de julho, na luta pela sobrevivência no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O confronto faz parte da programação das quartas de final. Terá como sede o Kashima Stadium, em Kashima. O início está marcado para 6h (horário de Brasília). Quem vencer proseguirá na luta por medalha. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, o último critério para indicar o sobrevivente é a decisão por pênaltis. O vencedor irá enfrentar nas semifinais quem levar a melhor no embate envolvendo as equipes de Suécia e Japão.
Como funciona o torneio de futebol feminino em Tóquio 2020
O torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 teve em sua primeira fase 12 seleções. Foram divididas em três chaves com quatro equipes cada. As duas primeiras avançaram, assim como as duas melhores terceiras colocadas. A partir das quartas de final, as definições acontecem em jogo único até que se apure a equipe campeã.
O desempenho recente da Grã-Bretanha
Tendo como base a seleção inglesa que terminou na quarta colocação da Copa do Mundo da França de 2019, a equipe da Grã-Bretanha, que conta também com atletas da Escócia e do País de Gales, avançou para as quartas de final com uma campanha discreta. Fez sua estreia na fase de grupos com a vitória, por 2 a 0, em cima do Chile. Ellen White, atacante do Manchester City, fez a rede balançar as duas vezes. A primeira aos 17 minutos da etapa inicial A segunda aos 27 minutos da fase derradeira.
Foi a melhor atuação da equipe no torneio. Contando com a posse de bola por 61% do tempo, a equipe britânica criou 20 oportunidades para finalização, sendo sete delas certa. Praticamente não correu riscos. As chilenas fizeram dois disparos, sendo um deles no alvo. Na segunda rodada, a Grã-Bretanha fez 1 a 0 no Japão. O tento que definiu o duelo novamente foi assinalado por White, aos 29 minutos da fase final. Dessa vez, o desempenho foi bem mais modesto. Contando com a pelota por 58% do tempo, o time britânico disparou 11 arremates, sendo dois deles no alvo.
Na terça-feira, 27 de julho, a campanha foi fechada com o 1 a 1 diante do Canadá. As canadenses abriram o placar aos dez minutos da fase final com tento de Adriana Leon. A igualdade foi obtida apenas aos 40 minutos em gol contra de Nichelle Prince. Resultado suficiente para levar a Grã-Bretanha aos sete pontos e garantir o primeiro lugar do grupo F, que teve Canadá (cinco pontos) classificado como segundo colocado, e Japão (quatro) avançando como um dos melhores terceiros colocados.
Provável escalação da Grã-Bretanha
Grã-Bretanha na temporada atual
A forma atual da Austrália
A seleção australiana também esteve longe de brilhar na primeira fase do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Avançou na disputa com somente uma vitória. Ela foi conquistada logo na jornada inaugural no clássico da Oceania contra a Nova Zelândia. Marcou 2 a 1. Tameka Butt, aos 20 minutos, e Samantha Kerr, aos 33 minutos, ainda na etapa inicial, fizeram os gols da Austrália.
Na segunda rodada, a equipe até foi valente diante da favorita Suécia. Porém, acabou derrotada por 4 a 2. Depois de sair em desvantagem, conseguiu a virada, viu as suecas reagirem e chegarem aos 3 a 2. Tiverem a chance de igualar, mas Kerr perdeu a oportunidade de igualar o marcador ao desperdiçar cobrança de pênalti. No final, teve sua defesa novamente vazada vendo sua janela para reação sendo fechada.
Na terça-feira, 27 de julho, fez diante dos Estados Unidos um jogo de baixo risco. As duas equipes sabiam que o empate sem gols servia para que ambas avançassem para as quartas de final. Assim, pouco fizeram para que o placar fosse modificado. A partida teve apenas seis arremates certos, sendo quatro para as norte-americanas. Com quatro pontos, as australianas ficaram na terceira posição do grupo G, que teve Suécia (nove pontos) e Estados Unidos (quatro) avançando com as vagas diretas. Garantiu seu lugar como uma das melhores da repescagem.
Provável escalação da Austrália
Austrália na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Grã-Bretanha x Austrália:
Ainda que sem empolgar, a Grã-Bretanha mostrou contar com uma equipe sólida. Assim, o prognóstico em seu sucesso diante da Austrália é o palpite indicado para o duelo desta sexta-feira pelas quartas de final do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Grã-Bretanha x Austrália: