As informações e o palpite para Grêmio x Chapecoense
Os dois piores times do Brasileirão 2021 estarão frente a frente nesta segunda-feira, 9 de agosto, no confronto que encerra a programação da décima quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Grêmio, penúltimo colocado no torneio, vai receber a Chapecoense, lanterna. O ponto de encontro será a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O pontapé inicial está marcado para 20h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Grêmio
O Tricolor Gaúcho conseguiu dar sinais de melhora, mas não no Brasileirão. Na terça-feira, 3 da agosto, também atuando em seu estádio, voltou a superar o Vitória no duelo de retorno da Copa do Brasil. Marcou 1 a 0. Tento de Jean Pierre, em cobrança de pênalti, aos 47 minutos do primeiro tempo. Fez o suficiente para controlar a situação depois de abrir larga vantagem ao marcar 3 a 0 no duelo de ida em Salvador.
Na Série A, todavia, segue em situação agonizante. Na jornada anterior, foi derrotado pelo RB Bragantino, por 1 a 0, em Bragança Paulista tendo acertado somente uma finalização ao longo do confronto. Ficou, dessa maneira, estacionado nos sete pontos (uma vitória, quatro empates e sete derrotas). É o décimo nono colocado na tabela de classificação. Iniciou a disputa da décima quinta rodada com desvantagem de seis pontos na comparação com o Cuiabá, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola.
Com dinheiro para investir, resolveu atender os pedidos de reforços feitos pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Anunciou a contratação do atacante colombiano Borja, que foi emprestado pelo Palmeiras. O atleta já iniciou os treinamentos em Porto Alegre e depende apenas da regularização de sua documentação para que possa ser relacionado para o duelo com a Chapecoense. O treinador, no entanto, pode ganhar mais opções para a partida. Depois de receber a liberação de Thiago Santos, que já enfrentou o Vitória, do departamento médico, a expectativa é de que Kannemann, Maicon e Douglas Costa, em fase final do processo de recuperação de lesões, estejam disponíveis para o encontro desta segunda-feira. Assim, seguem de fora, por problemas físicos, Rafinha, Diego Churín e Diego Souza.
Provável escalação do Grêmio
Grêmio na temporada atual
A forma atual da Chapecoense
A Chapecoense terá uma novidade para a partida, mas não dentro de campo. O time conta com seu quarto técnico na temporada 2021. Depois de Umberto Louzer, que já alertava para a falta de reforços, e deixou o clube para aceitar proposta do Sport, Mozar e Jair Ventura, dispensado após a derrota, em casa, por 1 a 0, para o Santos no domingo, 1 de janeiro, Pintado recebeu a missão de evitar o rebaixamento.
O treinador está em seu terceiro emprego na temporada. Começou na Ferroviária, que abandonou para aceitar proposta econômica e esportiva melhor do Goiás, no qual foi demitido mesmo apresentando resultados aceitáveis. Entrou em rota de colisão com os cartolas. Chega em cenário de terra arrasada. Única equipe que ainda não venceu na Série A do Campeonato Brasileirão, a Chape está afundada na vigésima posição com quatro pontos (quatro empates e dez derrotas).
Não é muito difícil indicar qual é o maior problema da equipe, que perdeu seus sete jogos mais recentes. A Chapecoense tem a defesa mais vazada do Brasileirão. Foram 25 gols sofridos. Embora nesse quesito o time viesse apresentando melhoras. Nas duas partidas mais recentes, sofreu somente um tento por confronto. O ataque não é o pior do torneio, mas está longe de ser eficiente. Balançou a rede dos rivais somente em 11 oportunidades.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Grêmio x Chapecoense:
O Grêmio muito provavelmente enfrentará uma Chapecoense fechada na defesa. Embora tenha mostrado alguma evolução, ainda não tem sido um time confiável. Assim, o prognóstico na igualdade acaba sendo uma boa opção de palpite para o confronto desta segunda-feira pela décima quinta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Grêmio x Chapecoense: