As informações e o palpite para Guabirá x Bahia
Com a faixa de campeão da Copa do Nordeste no peito, o Bahia encara o Guabirá, da Bolívia, nesta quinta-feira, 13 de maio, em busca de alcançar a liderança da chave B da Copa Sul-Americana edição 2021. O encontro faz parte da programação da quarta rodada da segunda fase do torneio. É a primeira jornada do segundo turno. A sede do duelo será o estádio Gilberto Parada, em Montero (região metropolitana de Santa Cruz de La Sierra), onde a altitude não é problema. O início está marcado para 19h15 (horário de Brasília). A chave conta também com o Independiente, da Argentina, e o Montevideo City, do Uruguai.
Adotando um novo formato nesta temporada, a segunda fase da Sula teve os 32 clubes participantes classificados divididos em oito grupos com quatro equipes cada. Vão se enfrentar em confrontos de ida e volta. Só o campeão de cada chave prosseguirá para as oitavas de final, onde se reunirão com os oito terceiros colocados da Copa Libertadores da América na luta pelo título da competição.
O desempenho recente do Guabirá
O Guabirá é mero figurante na disputa. Superou o Nacional Potosi na primeira fase, mas claramente não tem condições de competir por um lugar nas oitavas de final. Perdeu todas as três partidas no primeiro turno sem indicar qualquer chance de pontuar. Com 12 gols sofridos, apresentou a defesa mais vazada da primeira metade do estágio de grupos da Copa Sul-Americana.
No domingo, 9 de maio, reencontrou o Nacional Potosi em duelo pelo sétima rodada do Campeonato Boliviano versão 2021. Mostrou que deu passos para trás desde que o tirou da disputa do torneio continental. Atuando no estádio do rival, acabou batido por 2 a 1. Cabrera, aos 24 minutos, colocou os mandantes em vantagem. Na segunda fase, Gularte, aos 27 minutos, ampliou. O Guabirá descontou cinco minutos depois com Sosa, mas não passou disso.
Com 12 pontos (quatro vitórias e três derrotas), ocupa a quinta posição na tabela de classificação do Campeonato Boliviano, quando já considerados os critérios de desempate. Está quatro pontos abaixo do The Strongest, líder. Com oito gols assinalados, tem o pior ataque entre os 13 primeiros colocados. Só os times que estão na batalha contra o rebaixamento apresentam produção ofensiva inferior.
Provável escalação do Guabirá
Guabirá na temporada atual
A forma atual do Bahia
O Bahia teve um sábado, 8 de maio, de gala. Enfrentou o Ceará, que estava invicto há 23 partidas na Copa do Nordeste, na partida de volta das finais da edição 2021 do torneio em desvantagem. Havia perdido por 1 a 0 o jogo em Salvador. Na Arena Castelão, em Fortaleza, marcou 2 a 1 no Vozão e faturou o troféu ao levar a melhor na decisão por pênaltis.
Ainda comemorou outro resultado favorável na terça-feira, 11 de maio. Em Montevidéu, Montevideo City e Independiente ficaram no empate por 1 a 1 em jogo que abriu a quarta rodada da chave B. Isso abriu a chance para que o Tricolor Baiano assuma nesta quinta-feira a liderança do grupo. O Independiente, com oito pontos (duas vitórias e dois empates) está na ponta. O Bahia, no entanto, tem cinco (uma vitória e dois empates). Se vencer, igualará a pontuação e superará os argentinos no saldo de gols.
O atacante Rossi, que não pode participar do primeiro turno da Copa Sul-Americana por ter que cumprir suspensão aplicada ainda por sua expulsão na edição 2020 do torneio na partida contra o Defensa y Justicia, volta a ter condições de jogar. Provavelmente será relacionado entre os titulares para o duelo desta quinta-feira ao lado de Rodriguinho e Gilberto. O paraguaio Óscar Ruiz deve perder a vaga no time.
Provável escalação do Bahia
Bahia na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Guabirá x Bahia:
Dono de um sistema ofensivo agressivo, o Bahia tem o prognóstico em seu sucesso diante do Guabirá, que tem a pior defesa do torneio, o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela quarta rodada da segunda fase da Copa Sul-Americana versão 2021.
Prognóstico e palpite final para Guabirá x Bahia: