[toc]
Guatemala e Bolívia queimam a largada da primeira data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para confrontos entre seleções depois da Copa do Mundo do Catar e farão neste sábado, 18 de março, um amistoso preparatório. Ele abre, de forma extra oficial, o ciclo de preparação para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá e teve nesta semana sua fórmula de disputa e distribuição de vagas determinada. O jogo teste será realizado no estádio Audi Field, em Washington, nos Estados Unidos. O pontapé inicial está previsto para 18h (horário de Brasília).
O desempenho recente da Guatemala
A Concacaf, entidade que reúne as federações das Américas do Norte e Central, viu o número de vagas para o Mundial duplicadas. Ela contava com três lugares até a Copa do Mundo do Catar. Agora, passará a ter, no mínimo, seis representantes. Três dos lugares serão reservados aos países que serão sede da competição (Estados Unidos, México e Canadá). Porém, seriam países que, de qualquer maneira, estariam entre os candidatos a ficar com os lugares nas eliminatórias.
Dessa maneira, isso aumenta as esperanças da Guatemala de alcançar um lugar no Mundial de 2026, que passará a ter 48 participantes em vez dos 32 da Copa de 2022. Porém, essa não é a preocupação imediata dos guatemaltecos, que estão em meio à disputa da Liga das Nações da Concacaf. Participam da Liga B, a Segunda Divisão da competição. Com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota), estão na segunda colocação do Grupo D.
A chave, que leva o campeão para a Liga A, a divisão de elite, é liderada pela Guiana Francesa, que tem três pontos a mais. Tem ainda Republica Dominicana (quatro pontos) e Belize (um). Restam duas jornadas para o final. A Guatemala vai enfrentar Belize, fora, em 25 de março, e a Guiana Francesa, dois dias depois, em casa, em jogo que provavelmente determinará o campeão. Indiretamente, esses jogos têm influência nas eliminatórias para o Mundial de 2026, uma vez que afeta o ranking da Concacaf, que é fundamental para a formação dos grupos da seletiva para a próxima Copa do Mundo e para indicar o momento em que os times entram na competição.
Por isso, a Guatemala desenvolveu uma estratégia especial de preparação, que envolveu a realização de dois amistosos antes mesmo da data reservada pela Fifa para amistosos internacionais, que começa apenas na próxima segunda-feira, 20 de março. No primeiro deles, em 12 de março, ficou no 1 a 1 com Panamá. Saiu em desvantagem com o gol de Harvey aos 30 minutos do primeiro tempo, e evitou a derrota com o pênalti convertido por Lom aos 40 minutos da fase final.
Os convocados para o amistoso pelo técnico Luis Fernando Tena foram:
Goleiros: Fredy Pérez (Comunicaciones) e Nicholas Hagen (Hamarkameratene/Noruega);
Defensores: José Ardon (Antigua), Cristian Jiménez (Antigua), José Carlos Pinto (Comunicaciones), Jonathan Franco (Municipal), Nicolás Samayoa (Comunicaciones), José Morales (Municipal) e Kevin Ruiz ((Xelajú);
Meias: Oscar Castellanos (Antigua), Alejandro Galindo (Cobán Imperial), Jorge Aparicio (Comunicaciones), Rodrigo Saravia (Comunicaciones) e Marlon Sequén (Municipal);
Atacantes: Carlos Mejía (Antigua), Oscar Santis (Antigua), Dewinder Bradley (Antigua), Rafael Lezcano (Comunicaciones), Robin Betancourt (Cobán Imperial) e Darwin Lom (Xelajú).
Guatemala na temporada atual
A forma atual da Bolívia
Para a Bolívia, o jogo vale mesmo para o ciclo da Copa do Mundo de 2026. A América do Sul, que tinha quatro vagas diretas e a possibilidade de mandar uma quinta equipe para o Mundial, agora terá seis representantes entre as dez seleções que participam de suas eliminatórias. O que também permite aos bolivianos ter o sonho de alcançar um lugar na competição que será sediada por Estados Unidos, México e Canadá.
O time chegou mesmo a ter esperanças de conseguiu um lugar no Catar. Porém, acabou caindo de produção na reta final. Entretanto, mostrou um problema histórico. Consegue um bom aproveitamento em casa, quando tem a possibilidade de atuar na altitude de 3,640 metros de La Paz. Contudo, quando sai de seus domínios, pontua muito pouco. É nesse aspecto que o técnico Gustavo Costa precisa apresentar melhora.
A seleção boliviana perdeu suas seis últimas partidas. Quatro pelas eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2022 e dois amistosos. Na bateria de testes em março, agendou três partidas. Além do encontro com a Guatemala, vai medir forças com Uzbequistão (24) e Arábia Saudita (28), que se classificou para a Copa do Mundo do Catar.
Os jogadores convocados pelo técnico Gustavos Costas foram:
Goleiros: Carlos Lampe (Bolívar), Ruben Cordano (Bolívar) e Guillermo Viscarra (The Strongest);
Defensores: Yomar Rocha (Bolívar), Daniel Medina (Always Ready), Adrian Justino (The Strongest), Jairo Quinteros (Real Zaragoza/Espanha), Roberto Fernandez (Bolívar), Carlos Roca (The Strongest), José Sagredo (Bolívar), Marcelo Suarez (Jorge Wilstermann) e Leonardo Zabala (Santos);
Meias: Ramiro Vaca (Bolívar), Gabriel Villamil (Bolívar), Alvaro Quiroga (The Strongest), Jaime Arrascaita (The Strongest), Miguel Terceros (Santos), Danny Bejarano (Lamia), David Ribera (Royal Pari), Boris Cespedes (Servette/Suíça) e Luciano Ursino (The Strongest);
Atacantes: Jeyson Chura (The Strongest), Jaume Cuellar (Lugo/Espanha), Carmelo Algarañaz (Bolívar), Marcelo Moreno (Cerro Porteño/Paraguai) e Lucas Chavez (Bolívar).
Bolívia na temporada atual
Tudo que sabemos sobre os times
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
Escalação para Guatemala x Bolívia
Suspensos e lesionados para Guatemala x Bolívia
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades no 1×2 para Guatemala x Bolívia
Palpite final para Guatemala x Bolívia
Treinando há mais tempo uma vez que se prepara para jogos decisivos da Liga das Nações da Concacaf, a Guatemala tem o prognóstico na vitória diante da Bolívia como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro amistoso deste sábado nos Estados Unidos.
Prognóstico para Guatemala x Bolívia