As informações e o palpite para Holanda x EUA
Repetindo a final da Copa do Mundo da França de 2019, as seleções de Holanda e Estados Unidos têm seus caminhos cruzados nesta sexta-feira, 30 de julho, no duelo que fecha a programação das quartas de final do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O duelo define a última equipe que terá o direito de avançar na luta por medalhas. O confronto terá como palco o Yokohama Stadium, em Yokohama. O pontapé inicial está agendado para 8h (horário de Brasília). Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti são o último recurso para indicar o sobrevivente na disputa. Quem levar a melhor terá pela frente o ganhador de Canadá e Brasil nas semifinais.
Como funciona o torneio de futebol feminino em Tóquio 2020
O torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 teve em sua primeira fase 12 seleções. Foram divididas em três chaves com quatro equipes cada. As duas primeiras avançaram, assim como as duas melhores terceiras colocadas. A partir das quartas de final, as definições acontecem em jogo único até que se apure a equipe campeã.
O desempenho recente da Holanda
Para as holandesas, que pela primeira vez na história alcançaram o direito de disputar uma Olimpíada, é uma oportunidade de revanche. Em 7 de julho de 2019, no Stade de France, a equipe chegou chegou invicta à decisão no Mundial. Porém, diante das norte-americanas, fizeram sua pior partida na competição. Acertaram apenas uma finalização ao longo do confronto e deixaram o gramado derrotadas por 2 a 0. Tentos de Megan Rapinoe, em cobrança de pênalti, aos 16 minutos da etapa final, e Rose Lavelle, oito minutos depois. Ambas seguem na equipe norte-americana que está na disputa em Tóquio.
A equipe da Holanda fez sua estreia nos Jogos de 2020, que tiveram sua realização atrasada em um ano, quebrando um recorde. A goleada que aplicaram em Zâmbia (10 a 3), na transformou-se na partida com maior número de gols em um torneio de futebol feminino em olimpíadas. Quatro dos tentos foram assinalados por sua maior atacante, Vivianne Miedema, de 25 anos, que atua no Arsenal, da Inglaterra.
Ela voltou a balançar a rede duas vezes no empate, por 3 a 3, contra a seleção brasileira, no duelo pela segunda rodada. Na terça-feira, 27 de julho, a Holanda fechou sua campanha na primeira etapa com novo festival de gols. Não quebrou o recorde, mas chegou perto. Foram dez tentos na vitória, por 8 a 2, contra a China. Miedema balançou a rede mais duas vezes. Com oito gols, é a artilheira da competição. Os sete pontos, deixaram as holandesas na primeira colocação do grupo F. A seleção brasileira acumulou o mesmo número de pontos, mas ficou no segundo posto por levar desvantagem no saldo de gols.
Provável escalação da Holanda
Holanda na temporada atual
A forma atual dos Estados Unidos
A equipe norte-americana pisou em solo japonês como a grande favorita a levar a medalha de ouro. Em seu currículo, carrega quatro títulos mundiais, incluindo as duas mais recentes, e quatro vezes em que subiu no mais alto degrau do pódio olímpico. Assim, acabou sendo a protagonista do resultado mais surpreendente da jornada inaugural a ser derrotada pela Suécia, por 3 a 0.
O resultado interrompeu uma sequência invicta dos Estados Unidos que durou mais de dois anos. A seleção enfileirou 44 partidas sem perder. Foram 40 vitórias e quatro empates nesse período. O time, no entanto, mostrou capacidade de reação. Na segunda jornada do torneio de futebol olímpico dos Jogos Olímpicos de Tóquio enfiou uma goleada de 6 a 1 na Nova Zelândia mostrando sua força.
Sem depender apenas de seu resultado para obter o primeiro lugar da chave G, a equipe norte-americana fez uma partida conservadora na terça-feira, 27 de julho, diante da Austrália. Precisava apenas do empate para garantir seu lugar nas quartas de final e foi exatamente o que conquistou. Ficou no 0 a 0 sem fazer força para conquistar mais do que isso. Com a posse de bola por apenas 39% do tempo, viu as australianas criarem mais oportunidades para finalização (8 a 7). Porém, no quesito tiro certo, o time dos Estados Unidos foi superior (4 a 2).
Provável escalação dos EUA
EUA na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Holanda x EUA:
Embora a Holanda tenha feito uma campanha muito superior na fase de grupos, o potencial técnico dos Estados Unidos faz com que o prognóstico no sucesso das norte-americanas seja o palpite indicado para o confronto desta sexta-feira pelas quartas de final do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Holanda x EUA: