As informações e o palpite para Hungria x França
O sábado, 19 de junho, de Euro 2020 começa com o enfrentamento das seleções de Hungria e França. O duelo terá como cenário a Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria. Faz parte da programação da segunda rodada do grupo F. O início está marcado para 10h (horário de Brasília). A chave conta ainda com Alemanha e Portugal.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Hungria
O húngaros deixaram de lado uma série de regras de isolamento social para abrir as portas da Puskás Arena e contar com lotação quase esgotada no confronto de terça-feira, 15 de junho, contra Portugal pela jornada inaugural da fase de grupos da Euro 2020. Porém, nem mesmo o apoio do público foi capaz de impedir que a equipe lusitana confirmasse seu favoritismo. Os portugueses marcaram 3 a 0.
O placar, no entanto, acabou sendo um pouco exagerado diante do que aconteceu nas quatro linhas. Não que tenha sido injusto. Vencedora da edição 2016 da Eurocopa, a equipe de Portugal foi melhor na partida. Contou com a posse da pelota por 65% do tempo, criou mais chances de finalização (11 a 5) e também foi superior no índice de arremates certos (7 a 3). No entanto, só conseguiu abrir o placar aos 39 minutos da etapa derradeira através de tento de Raphael Guerreiro. O gol desequilibrou a seleção da Hungria. Abriu caminho para que Cristiano Ronaldo marcasse aos 42 minutos, em cobrança de pênalti, e aos 47 minutos, alargando a vantagem.
A derrota quebrou uma sequência invicta da Hungria que atingiu 11 partidas. Foram sete vitórias e quatro empates entre jogos oficiais e amistosos. Para a Euro 2020, foram convocados os seguintes atletas para servir a seleção húngara:
- Goleiros: Ádám Bogdán (Ferencváros), Dénes Dibusz (Ferencváros), Péter Gulácsi (RB Leipzig);
- Defensores: Gergő Lovrencsics (Ferencváros), Endre Botka (Ferencváros), Ádám Lang (Omonia Nicosia-GRE), Ákos Kecskés (Lugano-SUI), Attila Fiola (Fehérvár), Willi Orbán (Leipzig), Attila Szalai (Fenerbahçe), Bendegúz Bolla (Fehérvár);
- Meio-campistas: Loïc Négo (Fehérvár), Ádám Nagy (Bristol City), László Kleinheisler (Osijek-CRO), Dávid Sigér (Ferencváros), Dániel Gazdag (Philadelphia Union), András Schäfer (Dunajská Streda-ESQ) Tamás Cseri (Mezőkövesd), Filip Holender (Partizan);
- Atacantes: Adám Szalai (Mainz), Roland Sallai (Freiburg), Nemanja Nikolić (Fehérvár), Kevin Varga (Kasımpaşa), Roland Varga (MTK Budapest), Szabolcs Schön (FC Dallas), János Hahn (Paks).
Provável escalação da Hungria
Hungria na temporada atual
A forma atual da França
Se a Hungria não merecia perder por margem tão ampla contra Portugal, a França talvez não tenha feito o suficiente para sair vencedora do duelo contra a Alemanha. Porém, na terça-feira, 15 de junho, marcou 1 a 0 nos germânicos, em plena Allianz Arena, em Munique. Nem precisou fazer gol. O tento foi obra do defensor Hummels, que mandou a pelota contra a sua própria rede aos 18 minutos da etapa inicial.
Dificilmente os franceses conseguiriam fazer isso pelo que produziram no confronto. Foram apenas quatro chances para finalização criadas. Uma delas na direção certa. Os alemães bem que tentaram ser mais agressivos. Contando com a posse de bola por 59% do tempo, criaram dez oportunidades para arremate. No entanto, não foram capazes de deixar a França acuada. Somente um dos tiros chegou à meta defendida por Lloris. Seis arremates foram bloqueados e três tiveram a direção errada.
O atacante Karim Benzema, recuperado de lesão, foi escalado entre os titulares. Mostrou estar bem fisicamente, Ficou quase até o final. Foi sacado apenas aos 43 minutos da fase final para entrada de Tolisso. Substituição apenas para segurar o resultado. A França convocou para Euro 2020 os seguintes atletas:
- Goleiros: Hugo Lloris (Tottenham), Steve Mandanda (Olympique de Marselha) e Mike Meignan (Lille);
- Defensores: Lucas Digne (Everton), Léo Dubois (Lyon), Lucas Hernández (Bayern de Munique), Presnel Kimpembe (PSG), Jules Koundé (Sevilla), Clément Lenglet (Barcelona), Benjamin Pavard (Bayern de Munique), Raphaël Varane (Real Madrid) e Kurt Zouma (Chelsea);
- Meio-campistas: N’Golo Kanté (Chelsea), Thomas Lemar (Atlético de Madrid), Paul Pogba (Manchester United), Adrien Rabiot (Juventus), Moussa Sissoko (Tottenham) e Corentin Tolisso (Bayern de Munique);
- Atacantes: Wissam Ben Yedder (Monaco), Karim Benzema (Real Madrid), Kingsley Coman (Bayern de Munique), Ousmane Dembélé (Barcelona), Olivier Giroud (Chelsea), Antoine Griezmann (Barcelona), Kylian Mbappé (PSG) e Marcus Thuram (Borussia Mönchengladbach).
Provável escalação da França
França na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Hungria x França:
Apesar de uma estreia muito abaixo de seu potencial, a França, dona de uma equipe muito superior tecnicamente aos húngaros, tem o prognóstico na vitória o palpite indicado para o duelo deste sábado pela segunda rodada da fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Hungria x França: