As informações e o palpite para Inglaterra x Escócia
Com a possibilidade de alcançar a classificação antecipada para as quartas de final da Euro 2020, a Inglaterra tem a Escócia em seu caminho nesta sexta-feira, 18 de junho. O encontro é parte da segunda rodada do grupo D. Será realizado no estádio de Wembley, em Londres. O pontapé inicial está agendado para 16h (horário de Brasília). A chave conta ainda com as seleções de Croácia e República Checa.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Inglaterra
Em busca de um inédito título da Eurocopa, os ingleses fizeram uma estreia sem qualquer brilhantismo diante da Croácia. Porém, conseguiram colocar os primeiros três pontos na conta com a vitória por 1 a 0 diante da equipe que ficou com o vice-campeonato do mundo na Copa da Rússia de 2018. O encontro foi realizado também no estádio de Wembley no domingo, 13 de junho. Acabou sendo decidido pelo tento assinalado por Sterling aos 12 minutos do segundo tempo.
Diante dos croatas, que gostam de trocar passes e esperar por chances para finalizar sem ter pressa, os ingleses utilizaram a mesma estratégia. Conseguiram, inclusive, ficar com a bola por mais tempo do que os adversários (52%). Foram 457 passes, sendo 389 certos. Criaram pouco. Foram oito oportunidades para arremate ao longo do confronto. Apenas duas delas certas. Porém, praticamente não correram risco. A Croácia, que também teve oito chances de arremate, só mandou uma bola no alvo.
Assim, uma nova vitória muito provavelmente colocará a Inglaterra nas quartas de final com uma jornada de antecipação. Se houver empate no encontro entre Croácia e República Checa, como uma das duas primeiras colocadas da chave. Porém, se isso não ocorrer, no pior dos cenários como uma das seleções com melhor campanha entre as terceiras colocadas. Os atletas convocados pelo técnico Gary Southgate para a Euro 2020 foram:
- Goleiros: Dean Henderson (Man Utd), Sam Johnstone (West Brom), Jordon Pickford (Everton)
- Defensores: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Ben Chilwell (Chelsea), Conor Coady (Wolves), Reece James (Chelsea), Harry Maguire (Manchester United), Tyrone Mings (Aston Villa), Luke Shaw (Manchester United), John Stones (Manchester City), Kieran Trippier (Atlético Madrid), Kyle Walker (Manchester City)
- Meio-campistas: Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Jordan Henderson (Liverpool), Mason Mount (Chelsea), Kalvin Phillips (Leeds), Declan Rice (West Ham)
- Atacantes: Dominic Calvert-Lewin (Everton), Phil Foden (Manchester City), Jack Grealish (Aston Villa), Harry Kane (Tottenham), Marcus Rashford (Manchester United), Bukayo Saka (Arsenal), Jadon Sancho (Borussia Dortmund), Raheem Sterling (Manchester City).
Provável escalação da Inglaterra
Inglaterra na temporada atual
A forma atual da Escócia
A Escócia teve a chance de fazer sua estreia na Euro 2020 em casa. Recebeu a República Checa no estádio Hampden Park, em Glasgow, na segunda-feira, 14 de junho. No entanto, acabou decepcionando os quase dez mil expectadores que tiveram o direito de assistir ao encontro. Foi batida por 2 a 0. Os tentos checos foram assinalados por Patrick Schick. O atacante abriu o marcador aos 42 minutos do primeiro tempo e fechou a conta aos sete minutos da etapa final.
Os escoceses bem que buscaram um resultado melhor. Contando com a posse da pelota por 56% do tempo, criaram quase o dobro de oportunidades para finalização (19 a 10) do que os checos. Porém, esbarraram na falta de qualidade de seus atacantes e também das chances criadas. Somente cinco delas tiveram a direção da meta adversária enquanto a República Checa conseguiu disparar sete tiros no alvo. Dos 14 arremates que não chegaram ao seu objetivo, 11 foram cortados pelo sistema defensivo rival.
O defensor Kieran Tierney, do Arsenal, com uma lesão na perna, deve ficar de fora da partida desta sexta-feira. Os atletas convocados pela Escócia para competição foram:
- Goleiros: Craig Gordon (Hearts-ESC), David Marshall (Derby Count) e Jon McLaughlin (Rangers);
- Defensores: Liam Cooper (Leeds), Declan Gallagher (Motherwell-ESC), Grant Hanley (Norwich), Jack Hendry (Celtic), Scott McKenna (Nottingham Forest), Stephen O’Donnell (Motherwell-ESC), Nathan Patterson (Rangers), Andy Robertson (Liverpool), Greg Taylor (Celtic) e Kieran Tierney (Arsenal);
- Meio-campistas: Stuart Armstrong (Southampton), Ryan Christie (Celtic), John Fleck (Sheffield United), Billy Gilmour (Chelsea), John McGinn (Aston Villa), Callum McGregor (Celtic), Scott McTominay (Manchester United) e David Turnbull (Celtic);
- Atacantes: Ché Adams (Southampton), Lyndon Dykes (QPR), James Forrest (Celtic), Ryan Fraser (Newcastle) e Kevin Nisbet (Hibernian-ESC).
Provável escalação da Escócia
Escócia na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Inglaterra x Escócia:
Mostrando grande segurança defensiva e atletas com capacidade de decisão, a Inglaterra tem o prognóstico em seu sucesso diante da Escócia o palpite indicado para o encontro desta sexta-feira pela segunda rodada da fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Inglaterra x Escócia: