[toc]
As informações e o palpite para Irã x Uruguai
Promovendo a estreia de um novo treinador pouco mais de dois meses antes da Copa do Mundo do Qatar de 2022, a seleção do Irã encara o Uruguai nesta sexta-feira, 23 de setembro. O amistoso preparatório para o Mundial será realizado na NV Arena, em St. Pölten, na Áustria. A previsão é de que a bola comece a rolar às 13h (horário de Brasília).
O desempenho recente do Irã
O novo técnico, entretanto, é um velho conhecido dos iranianos. Trata-se do português Carlos Queiroz, que levou a seleção para aos Mundiais de 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia). Seguiu no cargo até a Copa da Ásia de 2019. Alcançou até as semifinais no torneio que também teve como sede o Qatar. A eliminação diante dos japoneses acabou colocando o ponto final em sua primeira passagem pela equipe.
Desde então, Queiroz colecionou fracassos. Acertou com a Colômbia para o ciclo visando a Copa do Mundo do Qatar de 2022. Foi demitido logo no início das Eliminatórias Sul-Americanas. Surrado pelo Equador, por 6 a 1, em solo adversário, acabou demitido em novembro de 2020 após 18 partidas (nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas). Tentou, então, levar o Egito para o Mundial. Falhou novamente. Começou o trabalho em setembro de 2021 e caiu em abriu deste ano. Disputou 20 jogos. Ganhou 13, empatou dois e perdeu cinco.
Foi a oportunidade para os iranianos, que não estavam contentes com o técnico Dragan Skovic. O croata havia sido demitido e fez um acordo para retomar o posto. Porém, com Queiróz livre no mercado, acabou sendo dispensado novamente. O antecessor foi o responsável pela campanha que levou o Irã ao primeiro lugar do grupo A das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo do Qatar. O time acumulou 25 pontos (oito vitórias, um empate e uma derrota).
Os desentendimentos do treinador com a federação acabaram atrapalhando a preparação para o Mundial. Na data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou em junho para amistosos, o Irã fez somente um jogo. Foi derrotado, por 2 a 1, pela Argélia. Na Copa do Mundo do Qatar, está no grupo B. Vai enfrentar Inglaterra (21 de novembro), País de Gales (25 de novembro) e Estados Unidos (29 de novembro).
Provável escalação do Irã
A fim de saber a escalação da equipe para essa partida? Na tabela abaixo confira a escalação para o jogo assim que ela estiver disponível:
Irã na temporada atual
A forma atual do Uruguai
O Uruguai também trocou de técnico em sua caminhada para a Copa do Mundo do Qatar de 2022. Ameaçada de ficar fora do Mundial, a Celeste dispensou o legendário Oscar Tabárez para colocar Diego Alonso na vaga. A alteração surtiu efeito. O novo treinador alcançou quatro vitórias nas últimas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas colocando o time no torneio.
Os uruguaios alcançaram 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e seis derrotas). O suficiente para ficar na terceira posição do torneio. Atrás apenas de Brasil (45) e Argentina (39). Abriram cinco pontos da Colômbia (23), quinta colocada, que mesmo depois de dispensar Queiróz não conseguiu um lugar no Mundial. Em junho, Alonso contou com três amistosos preparatórios já pensando na Copa do Mundo.
Mostrou a preocupação com o sistema defensivo. Não sofreu um gol sequer. O Uruguai bateu o México, por 3 a 0, ficou no empate por 0 a 0 com os Estados Unidos, e marcou 5 a 0 no Panamá. O Uruguai está no grupo H do Mundial. Vai enfrentar Coreia do Sul (24 de novembro), Portugal (28 de novembro) e Gana (2 de dezembro). Os atletas chamados para o encontro com o Irã e o duelo de 27 de setembro contra o Canadá foram:
Goleiros: Sergio Rochet (Nacional), Fernando Muslera (Galatasaray) e Sebastián Sosa (Independiente);
Defensores: Ronald Araújo (Barcelona), Sebastián Coates (Sporting), Martín Cáceres (Los Angeles Galaxy), Sebastián Cáceres (América), Agustín Rogel (Herta Berlin), Damián Suárez (Getafe), Guillermo Varela (Flamengo), Matías Viña (Roma) e Mathías Olivera (Napoli);
Meias: Lucas Torreira (Galatasaray), Matías Vecino (Lazio), Rodrigo Bentancur (Tottenham), Federico Valverde (Real Madrid), Nicolás De la Cruz (River Plate), Manuel Ugarte (Sporting), Giorgian De Arrascaeta (Flamengo), Facundo Pellistri (Manchester United), Agustín Canobbio (Athletico-PR) e Brian Ocampo (Cádiz);
Atacantes: Luis Suárez (Nacional), Darwin Núñez (Liverpool), Diego Rossi (Fenerbahce) e Martín Satriano (Empoli).
Provável escalação do Uruguai
A fim de saber a escalação da equipe para essa partida? Na tabela abaixo confira a escalação para o jogo assim que ela estiver disponível:
Uruguai na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Irã x Uruguai:
Queiroz tem como fundamental em seu trabalho a preocupação com o setor defensivo. Assim, o prognóstico na igualade entre Irã e Uruguai é o palpite para o encontro desta sexta-feira na preparação das equipes para a Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Palpite para Irã x Uruguai: