[toc]
As informações e o palpite para Itália x Argentina
O estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, será o palco nesta quarta-feira, 1º de junho, do confronto envolvendo Itália e Argentina. Amistoso caça-níqueis que recebeu o apelido de Finalíssima. Uma oportunidade encontrada pela Uefa, organizadora da Eurocopa, e da Conmebol, organizadora da Copa América, para faturar mais alguns trocados colocando frente a frente os acampeões da edição 2020 de seus torneios, que acabou sendo realizada no ano passado devido ao adiamento provocado pela pandemia. O duelo concederá um troféu vencedor. Em caso de igualdade, a definição do ganhador da taça será feita através de cobrança de pênaltis. O início do duelo está marcacado para 15h45 (horário de Brasília).
O desempenho recente da Itália
Quase um ano depois de faturar o título da Euro, a Itália atravessa um clima muito diferente da glória da conquista. Vive a depressão de ficar de fora de um Mundial pela segunda vez seguida. A Azzurra ficou de fora da disputa por um lugar no Qatar 2022. Sua trajetória de queda começou justamente no primeiro encontro oficial após a disputa do torneio continental. O tropeço, em casa, por 1 a 1, diante da frágil Bulgária.
Não conseguiu se recuperar. Ao ficar com 16 pontos (quatro vitórias e quatro empates), mesmo invicta a seleção italiana ficou na segunda posição do grupo C, o que permitiu apenas que disputasse a repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo. A Suíça, com dois pontos a mais, ficou com o primeiro lugar e a vaga direta no Mundial. Nas semifinais da repescagem, em casa, veio o novo vexame. Perdeu, por 1 a 0, para Macedônia do Norte. O tento de Trajjkovski aos 47 minutos do segundo tempo causou uma nova decepção aos italianos, que ficaram de fora da Copa do Mundo da Rússia, em 2014, ao terem sido tirados da disputa também na repescagem pela Suécia.
Logo após a queda frente à Macedônia, a Itália vez um amistoso contra a Turquia. Atuando fora de seus domínios, venceu por 3 a 2, de virada. Porém, naturalmente, não foi o bastante para acalmar os ânimos dos críticos. Ainda assim, o técnico Roberto Mancini foi mantido no cargo. Ele convocou para o amistoso desta quarta-feira os seguintes jogadores:
Goleiros: Alessio Cragno (Cagliari), Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain), Alex Meret (Napoli), Salvatore Sirigu (Genoa);
Defensores: Francesco Acerbi (Lazio), Alessandro Bastoni (Inter de Milão), Cristiano Biraghi (Fiorentina), Leonardo Bonucci (Juventus), Davide Calabria (Milan), Giorgio Chiellini (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Federico Dimarco (Inter de Milão), Emerson Palmieri (Lyon), Alessandro Florenzi (Milan), Manuel Lazzari (Lazio), Luiz Felipe (Lazio), Gianluca Mancini (Roma), Leonardo Spinazzola (Roma);
Meias: Nicolo Barella (Inter de Milão), Bryan Cristante (Roma), Davide Frattesi (Sassuolo), Jorginho (Chelsea), Manuel Locatelli (Juventus), Lorenzo Pellegrini (Roma), Matteo Pessina (Atalanta), Sandro Tonali (Milan), Marco Verratti (Paris Saint-Germain);
Atacantes: Andrea Belotti (Torino), Domenico Berardi (Sassuolo), Federico Bernardeschi (Juventus), Gianluca Caprari (Verona), Lorenzo Insigne (Napoli), Moise Kean (Juventus), Andrea Pinamonti (Empoli), Matteo Politano (Napoli), Giacomo Raspadori (Sassuolo), Gianluca Scamacca (Sassuolo), Mattia Zaccagni (Lazio), Nicolo Zaniolo (Roma).
Provável escalação da Itália
A fim de saber a escalação da equipe para essa partida? Na tabela abaixo confira a escalação para o jogo assim que ela estiver disponível:
Itália na temporada atual
A forma atual da Argentina
Após faturar a Copa América disputada no Brasil em 2021, a Argentina não perdeu um centímetro de prestígio. Muito pelo contrário. Apenas melhorou sua reputação. Trata-se da seleção que apresenta a mais longa invencibilidade no mundo. A série de jogos sem derrota foi iniciada em 6 de julho de 2019 também em uma Copa América. Atingiu 31 partidas em 29 de março passado com o empate, por 1 a 1, nas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Foram 20 vitórias e 11 empates. A equipe assegurou sem qualquer problema sua classificação para o próximo mundial. Acumulou 39 pontos (11 vitórias e seis empates). Foram seis a menos que a seleção brasileira. O torneio, no entanto, ainda não foi encerrado. A partida envolvendo Brasil e Argentina, em solo brasileiro, que foi cancelada após ser interrompida pelas autoridades sanitárias nacionais por não terem os visitantes cumprido as normas de combate à pandemia de Covid-19 foi remarcada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para 22 de setembro.
Os jogadores chamados pelo técnico Lionel Scaloni para enfrentar a Itália foram:
Goleiros: Emiliano Martínez (Aston Villa); Juan Musso (Atalanta), Gerónimo Rulli (Villarreal) e Franco Armani (River Plate);
Defensores: Gonzalo Montiel (Sevilha), Nahuel Molina (Udinese), Juan Foyth (Villarreal), Lucas Martínez Quarta (Fiorentina), Cristian Romero (Tottenham Hotspur), Germán Pezzella (Betis), Marcos Senesi (Feyenoord), Nicolás Otamendi (Benfica), Lisandro Martínez (Ajax), Nehuén Pérez (Udinese), Nicolás Tagliafico (Ajax) e Marcos Acuña (Sevilha);
Meias: Guido Rodríguez (Betis), Leandro Paredes (PSG), Nicolás Domínguez (Bolonha), Alexis Mac Allister (Brighton), Rodrigo De Paul (Atlético de Madrid), Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen) e Giovani Lo Celso (Villarreal);
Atacantes: Lionel Messi (PSG), Alejandro Gómez (Sevilha), Nicolás González (Fiorentina), Lucas Ocampos (Sevilla), Ángel Di María (PSG), Emiliano Buendía (Aston Villa), Ángel Correa (Atlético de Madrid), Paulo Dybala (Juventus), Joaquín Correa (Inter de Milão), Julián Álvarez (River Plate), Lucas Alario (Bayer Leverkusen) e Lautaro Martínez (Inter de Milão).
Provável escalação da Argentina
A fim de saber a escalação da equipe para essa partida? Na tabela abaixo confira a escalação para o jogo assim que ela estiver disponível:
Argentina na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Itália x Argentina:
Mostrando um futebol de mais consistência, a Argentina tem o prognóstico na vitória diante da Itália o palpite indicado para o amistoso desta quarta-feira em Wembley, na Inglaterra.
Palpite para Itália x Argentina: