Valendo a tradicional Copa Kirin, Japão e El Salvador realizam nesta quinta-feira, 15 de junho, amistoso que terá como palco o estádio Toyota, na cidade de Toyota. A previsão é de que a bola comece a rolar às 7h10 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Japão
Embora esteja em jogo um troféu, a partida, na verdade, nada mais é que um jogo amistoso. Embora faça parte do ciclo de preparação para a Copa do Mundo de 2026, os japoneses têm uma competição mais próxima. Vão disputar em janeiro de 2024 a Copa Asiática. Foram inseridos, em por meio de sorteio, no grupo D. Terão como adversários as equipes de Vietnã, Indonésia e Iraque.
O bom desempenho na Copa do Mundo do Catar de 2002, no qual o time avançou até as oitavas de final sendo eliminada pela Croácia na disputa por pênaltis, permitiu ao técnico Hajime Moriyasu manter seu trabalho. Ele tem mantido como base de sua convocação o time que levou ao Mundial. Tem utilizado moderação no processo de renovação. Na lista para o duelo contra El Salvador e, depois, dia 20 de junho, contra o Peru, há três estreantes apenas.
Em março, o Japão teve dois times sul-americanos como adversários em seus primeiros jogos depois do Mundial. Jogando em casa, ficou no empate, por 1 a 1, com o Uruguai. Depois, foi superado, por 2 a 1, pela Colômbia. Os jogadores chamados para a bateria de amistosos de junho foram:
Goleiros: Daniel Schmidt (Sint-Truidense, Bélgica), Kosuke Nakamura (Portimonense, Portugal), Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima);
Defensores: Shogo Taniguchi (Al-Rayyan, Catar), Kou Itakura (Borussia Monchengladbach, Alemanha), Ryoya Morishita (Nagoya Grampus), Hiroki Ito (Stuttgart, Alemanha), Ayum Seko (Grasshopper, Suíça), Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar, Holanda);
Meias e atacantes: Wataru Endo (Stuttgart, Alemanha), Junya Ito (Reims, França), Takuma Asano (Bochum, Alemanha), Kyogo Furuhashi (Celtic, Escócia), Hidemasa Morita (Sporting, Portugal), Hayao Watanabe (Grasshopper, Suíça), Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt, Alemanha), Yuki Soma (Casa Pia, Portugal), Kaoru Mitoma (Brighton, Inglaterra), Daizen Maeda (Celtic, Escócia), Ritsu Doan (Freiburg, Alemanha), Ayase Ueda (Brugge, Bélgica), Takumu Kawamura (Sanfrece Hiroshima), Keito Nakamura (Lask Linz, Áustria), Takefusa Kugo (Real Sociedad, Espanha), Sota Kawasaki (Kyoto Sanga).
Japão na temporada atual
A forma atual de El Salvador
El Salvador tem uma competição para disputar ainda em junho. No final do mês e começo de julho vai participar da Copa Ouro, nos Estados Unidos. Optou por duas partidas na Ásia como encerramento de sua preparação. Além do Japão, vai enfrentar a Coreia do Sul no próximo dia 20. Na Golden Cup, está no grupo C ao lado de Costa Rica, Panamá e um adversário que ainda será determinado a partir das eliminatórias.
Em março, a equipe fez um amistoso contra Honduras. Perdeu por 1 a 0. Depois, foi superada, pelo mesmo marcador, no encontro com os Estados Unidos que fechou sua participação na Liga A, a divisão de elite da Liga das Nações da Concacaf, que reúne as equipes das Américas do Norte e Central. Em solo adversário, teve sua defesa vazada pelo tento de Pepi aos 17 minutos do segundo tempo.
Com cinco pontos (uma vitória, duas derrotas e uma derrota), ficou na segunda posição do grupo D, que teve os norte-americanos com dez como campeões. Porém, ao superar Granada, que somou apenas um ponto, ao menos os salvadorenhos asseguraram a manutenção na elite do torneio. Os atletas convocados para os amistosos na Ásia foram:
Goleiros: Mario González (Alianza), Tomas Romero (Toronto, Canadá), Óscar Pleitez (Metapán);
Defensores: Roberto Domínguez (FAS), Eriq Zavaleta (LA Galaxy, Estados Unidos), Erick Cabalceta (LDA), Ronald Rodríguez (Águila), Alexander Roldán (Seattle Sounders, Estados Unidos), Walter Pineda (Águila), Bryan Tamacas (Oakland Roots, Estados Unidos), William Canales (Alianza);
Meias: Narciso Orellana (Alianza), Christian Martínez (San Carlos), Brayan Landaverde (FAS), Harold Osorio (Chicago Fire, Estados Unidos), Melvin Cartagena (Águila), Leonardo Menjívar (Chalatenango), Jairo Henríquez (Switchbacks);
Atacantes: Joshua Pérez (Montevarchi), Mayer Gil (Alianza Petrolera), Kevin Reyes (FAS), Brayan Gil (Tolima, Colômbia), Cristian Gil (FAS).
El Salvador na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Japão x El Salvador
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Japão x El Salvador
O amistoso não tem transmissão prevista para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Japão x El Salvador
Suspensos e lesionados para Japão x El Salvador
Takuma Asano Lesão na coxa Dúvida |
Takehiro Tomiyasu Lesão no joelho Início de dezembro de 2024 |
Shogo Taniguchi Lesão do tendão de Aquiles Fora da temporada |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Japão x El Salvador
O palpite Japão x El Salvador do SDA
O Japão, com uma seleção muito bem organizada tecnicamente e alguns jogadores de boa qualidade, tem o prognóstico na vitória diante de El Salvador como palpite indicado para o amistoso valendo a Copa Kirin desta quinta-feira.
Palpite Japão x El Salvador