No último dia de partidas pela segunda data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para jogos envolvendo seleções depois da Copa do Mundo do Catar, a bola rola primeiro no estádio Panasonic Suita, em Suita, no Japão. O duelo envolvendo Japão e Peru abre a agenda desta terça-feira, 20 de junho, de confrontos amistosos visando o ciclo de preparação para o Mundial de 2026, que terá como sedes Estados Unidos, México e Canadá. O jogo tem início marcado para 6h55 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Japão
Depois de alcançarem as oitavas de final da Copa do Catar, os japoneses se preparam para começar a caminhada nas eliminatórias asiáticas para 2026, que terão sua largada em setembro. Dessa vez, a missão tem tudo para ser mais fácil. Em vez de quatro vagas destinadas ao continente, com a ampliação do número de participantes da próxima Copa do Mundo de 32 para 48, a Ásia passará a ter oito vagas diretas, além da possibilidade de levar um nono time através da repescagem.
Não é só isso que aumenta o otimismo dos japoneses de alcançar novamente o direito de disputar uma fase final do Mundial. O time, que já tem uma base consolidada, demonstra estar em processo de evolução sob o comando de Hajime Moriyasu, que foi mantido no cargo para mais um ciclo. Na quinta-feira, 15 de junho, também atuando em casa, a seleção nipônica enfiou goleada de 6 a 0 em El Salvador no primeiro duelo da jornada dupla de testes previstos para junho.
O resultado dilatado, contudo, teve como forte fator facilitador a expulsão de Rodriguez logo aos três minutos do primeiro tempo, que permitiu aos japoneses atuar em vantagem numérica em praticamente todo o jogo. Naquele momento, contudo, os donos da casa já estavam em vantagem no placar. Antes mesmo que o primeiro minuto fosse completado Taniguchi abriu o marcador. Ueda, de pênalti, aos quatro minutos, Kubo, aos 25 minutos, e Doan, aos 44 minutos, ampliaram o placar na etapa inicial. No segundo tempo, Nakamura, aos 15 minutos, e Furuhashi, aos 20 minutos, completaram o serviço. Moriyasu montou o time com quatro defensores, três meias e três atacantes.
Goleiros: Daniel Schmidt (Sint-Truidense, Bélgica), Kosuke Nakamura (Portimonense, Portugal), Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima);
Defensores: Shogo Taniguchi (Al-Rayyan, Catar), Kou Itakura (Borussia Monchengladbach, Alemanha), Ryoya Morishita (Nagoya Grampus), Hiroki Ito (Stuttgart, Alemanha), Ayum Seko (Grasshopper, Suíça), Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar, Holanda);
Meias e atacantes: Wataru Endo (Stuttgart, Alemanha), Junya Ito (Reims, França), Takuma Asano (Bochum, Alemanha), Kyogo Furuhashi (Celtic, Escócia), Hidemasa Morita (Sporting, Portugal), Hayao Watanabe (Grasshopper, Suíça), Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt, Alemanha), Yuki Soma (Casa Pia, Portugal), Kaoru Mitoma (Brighton, Inglaterra), Daizen Maeda (Celtic, Escócia), Ritsu Doan (Freiburg, Alemanha), Ayase Ueda (Brugge, Bélgica), Takumu Kawamura (Sanfrece Hiroshima), Keito Nakamura (Lask Linz, Áustria), Takefusa Kugo (Real Sociedad, Espanha), Sota Kawasaki (Kyoto Sanga).
Japão na temporada atual
A forma atual do Peru
O Peru, que conquistou a vaga no Mundial da Rússia de 2018, não repetiu a dose no Catar. Porém, também viu as chances de ir para a Copa de 2026 aumentarem bastante. A América do Sul viu o número de seleções classificadas diretamente saltar de quatro para seis. Além da possibilidade de ter um sétimo time, entre dez que participam das eliminatórias, na competição por meio da repescagem.
A batalha começa também em setembro. Na sexta-feira, 16 de junho, na partida que marcou o retorno do veterano atacante Paolo Guerrero ao time, o Peru superou a Coreia do Sul, em solo adversário, por 1 a 0, em amistoso preparatório. Guerrero, do Racing, da Argentina, deu a assistência que gerou o gol de Reyna aos 11 minutos do primeiro tempo.
Os sul-coreanos, contudo, foram melhores na maior parte do confronto. Tiveram a redonda por 44% do tempo, construíram maior número de oportunidades para finalização (13 a 10) e lideraram a estatística de arremates certos (4 a 3). Depois de dois ciclos para mundiais sob liderança do argentino Ricardo Careca, agora sob direção de Juan Reynoso Guzman, o Peru atuou com quatro defensores, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante.
Goleiros: Pedro Gallese (Orlando City, Estados Unidos), Carlos Cáceda (Melgar), José Carvallo (Universitario);
Defensores: Marcos López (Feyenoord, Holanda), Carlos Zambrano (Alianza Lima), Luis Abram (Atlanta United, Estados Unidos), Luis Advíncula (Boca Juniors, Argentina), Anderson Santamaria (Atlas, México), Miguel Trauco (San Jose Earthquakes, Estados Unidos), Jhilmar Lora (Sporting Cristal), Alexander Callens (Girona, Espanha), Miguel Araujo (Emmen, Holanda);
Meias: Sergio Pena (Malmo, Suécia), Christian Cueva (Alianza Lima), Jesús Castillo (Sporting Cristal), Edison Flores (Atlas, México), Andy Polo (Universitario), Pedro Aquino (Club América), Wilder Cartagena (Orlando City, Estados Unidos), Yoshimar Yotún (Sporting Cristal), Christofer Gonzalez (Al Adalh, Arábia Saudita);
Atacantes: Alex Valera (Universitario), Gianluca Lapadula (Cagliari, Itália), Bryan Reyna (Alianza Lima), Paolo Guerrero (Racing Club, Argentino).
Peru na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Japão x Peru
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Japão x Peru
XXXXX. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Japão x Peru
Suspensos e lesionados para Japão x Peru
Takuma Asano Lesão na coxa Dúvida |
Takehiro Tomiyasu Lesão no joelho Início de dezembro de 2024 |
Shogo Taniguchi Lesão do tendão de Aquiles Fora da temporada |
Renato Solís Lesão do ligamento cruzado Fora da temporada |
Bryan Reyna Febre Algumas semanas |
Probabilidades de resultado para Japão x Peru
O palpite Japão x Peru do SDA
Embora tendo vencida, a seleção peruana não dá sinais de ter margem para evoluir. Envelhecida e sem conseguir revelar jogadores que permitam imaginar novas possibilidades táticas, faz com que o prognóstico no sucesso do Japão, que apesar de oscilar bastante conta com um elenco bem mais promissor, seja o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro amistoso desta terça-feira.
Palpite Japão x Peru