As informações e o palpite para Juventude x Chapecoense
Em queda livre no Brasileirão, o Juventude tem pela frente nesta segunda-feira, 26 de julho, a Chapecoense, que está no fundo do poço da edição 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O encontro faz parte da programação da décima terceira jornada do torneio. O palco do confronto será o estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O pontapé inicial está marcado para 18h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Juventude
Nos últimos 12 pontos que disputou na Série A do Campeonato Brasileiro, o Juventude conseguiu colocar somente um na conta. Foi no empate, por 1 a 1, em casa, contra o Atlético-GO. Assim mesmo, escapou da derrota com um gol de pênalti convertido por Matheus Peixoto aos 51 minutos do segunto tempo. Nas outras três partidas, deixou o campo de mãos abanando. Foi batido por Ceará (2 a 0), Bahia (1 a 0) e Internacional (1 a 0). Todos eles fora de seus domínios.
Ao ficar nos 13 pontos (três vitórias, quatro empates e cinco derrotas), despencou para décima quarta posição na tabela de classificação do Brasileirão. Conseguiu se manter fora da zona de rebaixamento. Inicou a disputa da décima terceira rodada com frente de três pontos na comparação com o Sport, décimo sétimo colocado e primeiro time na região da degola. Como mandante, o desempenho da equipe de Caxias do Sul é significativamente melhor. O clube é o nono colocado no ranking dos donos da casa da competição. Dos 18 pontos que disputou no Alfredo Jaconi, ganhou dez (três vitórias, um empate e duas derrotas). Fez cinco gols e sofreu sete.
O volante Dawan, contratato junto à Ponte Preta, foi apresentado pelo clube. Depende apenas da regularização de sua documentação para ficar à disposição do técnico Marquinhos Santos para o confronto desta segunda-feira. Será opção para ocupar o espaço aberto pela contusão de Elton, que sofreu uma grave lesão no joelho direito e deverá ficar afastado dos gramados por aproximadamente seis meses. Para encarar a Chapecoense, o volante Guilherme Castilho e o atacantePaulinho Bóia, suspensos, ficam de fora. O provável time para a partida é Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jadson, Matheus Jesus, Wesley e Chico; Marcos Vinícios e Matheus Peixoto.
Provável escalação do Juventude
Juventude na temporada atual
A forma atual da Chapecoense
A Chapecoense estabeleceu no domingo, 18 de julho, um recorde negativo na divisão de elite do futebol nacional. Ao ser batida, na Arena Condá, por 3 a 2, pelo Cuibá Esporte, pela primeira vez estabeleceu uma sequência de cinco fracassos na Série A. Em 2019, havia perdido quatro jogos seguidos no Brasileirão. Não conseguiu escapar do rebaixamento. Passou a temporada 2020 na Série B.
Neste domingo, pode repetir outra marca negativa do ano do rebaixamento. Em 2019, ficou 13 jogos sem vencer (cinco empates e oito derrotas). Com quatro pontos (quatro empates e oito derrotas), a Chape está afundada na vigésima – última – posição na tabela de classificaçaõ da edição 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. Iniciou a disputa da décima terceira jornada com desvantagem de sete pontos na comparação com o São Paulo, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola.
O zagueiro Felipe Santana, que sofreu ruptura do Tendão de Aquiles do tornozelo direito no jogo contra o Cuiabá, passou por cirurgia, e não voltará a atuar neste ano. A última vitória da Chapecoense aconteceu em 2 de junho. Em casa, marcou 3 a 1 no ABC em jogo pela Copa do Brasil. No entanto, o time acabou sendo eliminado do torneio ao ser batido por 3 a 0 na partida de retorno. Assim, tem dedicação exclusiva à disputa do Brasileirão.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Juventude x Chapecoense:
Mostrando mais força quando atua em casa, o Juventude tem o prognóstico no sucesso contra a Chapecoense, que com 23 gols sofridos apresenta a defesa mais vazada da Série A do Campeonato Brasileiro, o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira pela décima terceira rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Juventude x Chapecoense: