As informações e o palpite para Juventus x Milan
Em pé de igualdade na pontuação, Juventus e Milan travam uma batalha neste domingo, 9 de maio, valendo não apenas uma simples posição na tabela de classificação do Campeonato Italiano, mas uma vaga na região que permite disputar a Champions League na próxima temporada. A participação no torneio significa, de forma conservadora, acrescentar de 50 a 70 milhões de euros na conta. O encontro fecha a programação da trigésima quinta das 38 jornadas estabelecidas para edição 2020/2021 da Série A. Terá como sede o Allianz Stadium, em Turim. O pontapé inicial está marcado para 15h45 (horário de Brasília).
A Série A envia sete clubes para competições internacionais. Os quatro primeiros colocados garantem o direito de disputar a próxima edição da Champions League. Quem fica no quinto ou sexto posto ganha vaga direta na Europa League. O sétimo colocado irá disputar a Liga Conferência, torneio que terá sua primeira edição na próxima temporada. Os três piores são rebaixados para Série B, a Segunda Divisão.
O desempenho recente da Juventus
A Juventus tem colecionado fracassos na temporada. Na Champions League, caiu nas oitavas de final diante do modesto Porto, clube que tem capacidade de investimento muito inferior ao da Velha Senhora. Pior, foi eliminada em Turim tendo atuado com um jogador a mais durante boa parte do tempo. No Campeonato Italiano, que conquistou nas últimas nove temporadas, viu a Internazionale colocar fim ao seu período de hegemonia.
Fora das quatro linhas, sua direção foi envergonhada depois de capitanear a fundação da Superliga, uma competição que seria criada para substituir a Champions League, e ver sua empreitada fracassar em questão de dias. O clube pretendia faturar alto com o novo torneio. Era a chance de recuperar suas finanças, abaladas com gastos exagerados em contratações em temporadas passadas e receitas enxugadas com a pandemia.
Ficar fora da próxima edição da Champions League seria um desastre. No domingo, 2 de maio, a situação da Juve, que está longe de ser confortável, por muito pouco não tornou-se ainda mais delicada. Em Udine, a Velha Senhora promoveu uma virada em cima da Udinese nos últimos minutos. Ganhou por 2 a 1 com gols de Cristiano Ronaldo aos 38 e 44 minutos da fase final. O português tem sido um dos mais criticados pelo fracasso na temporada e tem sua saída especulada ao final da temporada devido aos seu alto salário.
Com 69 pontos (20 vitórias, nove empates e cinco derrotas), a Juve iniciou a disputa da trigésima quinta rodada empatada na pontuação tanto com Milan quanto com Atalanta, que compunham a Inter o G4. Quando levados em consideração os critérios de desempate, figurava na terceira posição da tabela de classificação. Além do trio, Lazio e Napoli estão na briga pelas três vagas ainda em aberto para Champions League. Como mandante, a Juventus tem a segunda melhor campanha da Série A. Dos 51 pontos que disputou no Allianz Stadium, conquistou 41 (13 vitórias, dois empates e duas derrotas). Fez 37 gols e sofreu 13. Estão aos cuidados do departamento médico e não deverão ficar à disposição para o clássico deste domingo o defensor Merih Demiral (14 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Italiano, sem gol) e o atacante Federico Chiesa (26 jogos, sete gols).
Provável escalação da Juventus
Juventus na temporada atual
A forma atual do Milan
O Milan se agarra na tentativa de alcançar o lugar na Champions a esperança de evitar que uma temporada que parecia ser dos sonhos termine em pesadelo. O rubro-negro, que liderou o Campeonato Italiano na maior parte da primeira metade, perdeu folego na segunda parte da temporada. Foi ultrapassado pela Internazionale e mostrou não ter elenco robusto o suficiente para reagir.
Em momentos de acúmulo de jogos, quando tinha aberta três frentes de batalha, incluindo a Copa da Itália e Europa League, viu seu departamento médico ficar lotado. No sábado, 1 de maio, iniciou uma tentativa de reação. Com muita dificuldade, superou o Benevento, envolvido na luta contra o rebaixamento, por 2 a 0, em San Siro.
Mostrou uma evolução na produção ofensiva indicando que tempos melhores podem vir na reta final do torneio. Seus 69 pontos (21 vitórias, seis empates e sete derrotas), quando considerados os critérios de desempate, o deixaram na quarta colocação, a última que rende vaga na Champions League 2021/2022. Como visitante, no entanto, tem o melhor desempenho da Série A. Dos 48 pontos que disputou na condição de coluna dois, colheu 40 (13 vitórias, um empate e duas derrotas). Fez 31 gols e teve sua rede balançada em 17 ocasiões.
Com o departamento médico quase esvaziado, o técnico Stefano Pioli deverá ter apenas uma limitação para definir o time para o clássico. Apenas o atacante croata Mario Mandzukic (sete jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Italiano, sem gol) é considerado dúvida para o duelo em Turim.
Provável escalação do Milan
Milan na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Juventus x Milan:
Embora tenha um elenco superior, a Juventus é limitada pelo pobre trabalho de seu técnico, Andrea Pirlo. O Milan tem melhor desempenho coletivo. Assim, o prognóstico na igualdade acaba sendo boa opção de palpite para o clássico deste domingo pela trigésima quinta rodada do Campeonato Italiano em sua temporada 2020/2021.
Prognóstico e palpite final para Juventus x Milan: