As informações e o palpite para Lincoln x Cluj
Depois de suar para sobreviver na primeira fase das eliminatórias, o Cluj, da Romenia, tem o Lincoln, de Gibraltar, em seu caminho nesta terça-feira, 20 de julho, em sua busca por um lugar na fase de grupos da versão 2021/2022 da Champions League. O encontro terá como palco o Victoria Stadium, em Gibraltar. O início está agendado para 13h (horário de Brasília). A partida de volta, em solo romeno, está agendada para a próxima quarta-feira, 28 de julho.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Lincoln
O Lincoln até encontrou alguma dificuldade em seu duelo na primeira etapa das eliminatórias para Liga dos Campeões. Porém, apenas na partida de ida diante do Fola, de Luxemburgo. O encontro, no estádio do rival, ficou no empate por 2 a 2. Porém, o resultado pareceu ser mais fruto de um relaxamento do que do equilíbrio. A equipe de Gibraltar abriu frente de dois tentos. Marcou aos 26 minutos da fase inicial com Carralero e aos cinco da fase final com Brito. Porém, cedeu a igualdade. Bensi descontou aos 20 minutos. No minuto seguinte, Ahmetxhekaj empatou.
Os donos da casa criaram muito mais chances de finalização. Foram 16, sendo oito no alvo, enquanto os visitantes dispararam cinco arremates, sendo três certos. No duelo de volta, o cenário foi bem diferente. O Lincoln assumiu o controle do jogo e goleou por 5 a 0. Abriu o placar aos 19 minutos com De Barr. Aos 39 minutos, em cobrança de pênalti, Walker ampliou. Na segunda etapa, Ronal fez o terceiro aos 13 minutos. Novamente em cobrança de pênalti, Walker marcou o quarto aos 23 minutos. De Barr, cinco minutos depois, completou o serviço.
Dessa vez, a produção ofensiva do Fola praticamente inexistiu. Mesmo contando com a posse de bola por 54% do tempo, foram somente seis chances de arremate, sendo uma no alvo. Os donos da casa ficaram em situação ainda mais confortável a partir dos 20 minutos da fase final quando a equipe de Luxemburgo ficou com um atleta a menos. Hym foi expulso. Se já não produziam muito, em desvantagem numérica, o Lincoln pode se dar ao luxo até mesmo de poupar seus atletas. Fez as cinco alterações a partir do momento em que contou com o cenário mais tranquilo.
Provável escalação do Lincoln
Lincoln na temporada atual
A forma atual do Cluj
O Cluj fez uma pré-temporada bem mais intensa do que o rival. Ela contou com cinco partidas amistosas. Foram duas vitórias em cima de Wels (4 a 0), da Áustria, e Dínamo Moscou (1 a 0), da Rússia; dois empates com Ludogorets (1 a 1), da Bulgária, e Ujpest (1 a 1), da Hungria; e uma derrota ante Puskas Academy (1 a 0), da Hungria. No entanto, a preparação acabou não valendo muito no primeiro jogo valendo.
No disputa da Supercopa da Romênia, em 10 de julho, contra o Universitatea Craiova, o Cluj viu o adversário levar a taça para casa. Depois de empate sem gols no período regulamentar, foi batido na decisão por pênaltis (4 a 2). No duelo, viu o rival ter a posse de bola por mais tempo (57%), embora tenha criado mais chances para finalização (9 a 6). Esbarrou, contudo, na qualidade dos arremates. Acertou menor número de tiros no alvo (3 a 4) que os campeões da Supercopa da Romênia.
Também teve vida mais difícil do que se poderia esperar na primeira etapa das eliminatórias valendo um lugar na fase de grupos da Champions League. Em 6 de julho, no jogo de ida, até parecia ter encaminhado sua classificação ao marcar 3 a 1 no Borac Banja Luka, da Bósnia e Hezergovina. Porém, na partida de retorno, levou 2 a 0. Isso fez com que fosse disputada a prorrogação, vencida pelo time romeno por 1 a 0. No domingo, o Cluj fez sua estreia na edição 2021/2022 da Liga 1, a divisão de elite do futebol da Romênia. Marcou 3 a 2 no Universitatea Craiova 1948.
Provável escalação do Cluj
Cluj na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Lincoln x Cluj:
Dono de larga vantagem técnica, o Cluj tem o prognóstico em seu sucesso diante do Lincoln o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela rodada de ida da segunda fase das eliminatórias que vão definir os últimos classificados para fase de grupos da versão 2021/2022 da Champions League.
Prognóstico e palpite final para Lincoln x Cluj: