[eloqua_form]
As informações e o palpite para Lyon x Brest
Com um novo comandante, o Lyon tem o Brest em seu caminho neste sábado, 7 de agosto, em partida pela primeira rodada do Campeonato Francês temporada 2021/2022. O encontro será realizado no estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon. A previsão é de que a bola comece a rolar às 12h (horário de Brasília).
Como funciona o Campeonato Francês em sua edição 2021/2022
A Ligue 1 tem 20 participantes. Eles se enfrentam em turno e returno. Ao final de 38 rodadas, quem somar mais pontos fica com título. Em princípio, de acordo com o ranking atual da Uefa, entidade que organiza os torneios continentais, os três primeiros colocados garantem vaga na Champions League. Campeão e vice diretamente na fase de grupos. O terceiro pode chegar lá, no entanto, antes precisa passar pelas eliminatórias.
Quem fica em quarto lugar no Campeonato Francês tem lugar assegurado na fase de grupos da Europa League. O quinto colocado garante vaga na Liga da Conferência Europeia. A zona de rebaixamento é composta pelos três últimos classificados. Os dois piores são mandados diretamente para Segunda Divisão. O antepenúltimo ainda tem uma chance de escapar disputando a repescagem com o terceiro classificado da Ligue 2.
O desempenho recente do Lyon
Carregando em seu currículo fracassos no futebol alemão tanto no Borussia Dortmund quanto no Bayer Leverkusen, o holandês Peter Bosz, que tem como ponto alto em sua carreira o vice-campeonato da Europa League com o Ajax na temporada 2016/2017, foi o escolhido pelo brasileiro Juninho Pernambucano para substituir a Rudi Garcia no comando técnico do Lyon. O francês deixou o cargo atirando. Afirmou que o cartola o pressionava na hora das escalações e tentava força a colocação de seus compatriotas no time.
Juninho Pernambucano tem feito uma gestão desastrosa no Lyon. Sua primeira contratação de treinador foi Sylvinho, atualmente técnico do Corinthians. Acabou demitido após 11 jogos. Rudi Garcia até colocou ordem na casa. Ficou por quase dois anos, mas na edição 2021/2022, quando o clube não tinha competição internacional para disputar, viu o rendimento cair na reta final e teve seu trabalho reprovado ao terminar na quarta colocação com 76 pontos (22 vitórias, dez empates e seis derrotas). Não foi o suficiente para levar o time para Champions League, mas bastou para ter uma vaga na Europa League.
Não foi o único a ter a porta de saída aberta, mas envolvendo principalmente atletas que estavam emprestados para outros clubes que que não foram aproveitados em seu retorno, mesmo com o novo treinador. Entre eles o meia Jean Lucas, ex-Flamengo e Santos, que depois de duas temporadas no Lyon havia sido cedido para o Brest. Acabou sendo negociado com o Monaco. Na pré-temporada, o clube fez seis amistosos. Venceu metade deles. Superou a Bourg en Bresse (França), por 5 a 1, Villefrance (França), por 2 a 0, e Wolfsburg (Alemanha), por 4 a 1. Empatou com o Villarreal (Espanha), por 2 a 2. Perdeu para o Sporting (Portugal), por 3 a 2, e Porto (Portugal), por 5 a 2. Na estreia, Bosz ainda não poderá contar com o meia brasileiro Bruno Guimarães, que serve a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Provável escalação do Lyon
Lyon na temporada atual
A forma atual do Brest
O Brest escapou por muito pouco da queda para Segunda Divisão na temporada passada. Apresentou uma queda de rendimento na reta final da Ligue 1 2020/2021. Nas últimas quatro rodadas, sofreu três derrotas e empatou uma vez. Esse pontinho acabou sendo decisivo. Fechou sua campanha com 41 pontos (11 vitórias, oito empates e 19 derrotas) ficando na décima sétima posição da tabela de classificação. O primeiro posto fora da região da degola. Um ponto acima do Nantes, primeiro time do Z3, que só escapou da queda na repescagem.
O time se mostrou especialmente mais frágil quando atuou fora de seus domínios. Nesse quesito, apresentou a terceira pior campanha da edição passada do Campeonato Francês. Dos 57 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 13 (três vitórias, quatro empates e 12 derrotas). Ou seja, se dependesse somente desses resultados teria ficado na zona de rebaixamento. Isso fez com que o clube investisse na tentativa de melhorar seu elenco para nova temporada.
Entre as aquisições estão o goleiro Marc Bizot, ex-AZ Alkmaar (Holanda) e o defensor Jere Uronen, ex-Genk (Bélgica). Na pré-temporada, o time teve seis amistosos preparatórios. Todos contra equipes francesas. Venceu apenas um deles contra o Plabennec (4 a 2). Empatou com o Guingamp (2 a 2). Foi derrotado por Lorient (3 a 2), Stade Briochin (2 a 1), Nantes (3 a 1) e Mallorca (2 a 1).
Provável escalação do Brest
Brest na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Lyon x Brest:
Peter Bosz geralmente começa bem seus trabalhos, ainda que não consiga mantê-los em alto nível por muito tempo. Assim, o prognóstico na vitória do Lyon diante do Brest é o palpite indicado para o confronto deste sábado pela primeira rodada da temporada 2021/2022 do Campeonato Francês.
Prognóstico e palpite final para Lyon x Brest: