As informações e o palpite para Malmo x HJK
Malmo, da Suécia, e HJK, da Finlândia, abrem nesta quarta-feira, 21 de julho, a disputa da segunda etapa da batalha por um lugar na fase de grupos da versão 2021/2022 da Champins League. O encontro, que faz parte da programaçao da rodada de ida, terá como sede o estádio Eleda, em Malmö. O pontapé inicial está marcado para 14h (horário de Brasília). A partida de retorno foi agendada para terça-feira, 27 de julho, em solo finlandês.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Malmo
O Malmo garantiu o direito a participar desse briga ao conquistar a edição 2020 da Allsvenskan, a divisão de elite do Campeonato Sueco, que segue na contramão do calendário padrão da Europa. Acumulou 60 pontos (17 vitórias, nove empates e quatro derrotas). Foram nove pontos a mais do que o Elfsborg. Ficou com a única vaga que o país tem direito na Champions League.
Porém, devido ao posicionamento ruim da Suécia no ranking da Uefa, precisou lutar desde a primeira fase das eliminatórias. Fez sua estreia na seletiva contra o Riga, da Letônia. No primeiro jogo, fez valer o mando de campo. Marcou 1 a 0. Aproveitou-se da expulsão de Muritala aos 41 minutos do primeiro tempo para alcançar a vitória. Com um jogador a mais, marcou aos cinco minutos do segundo tempo com Colak. Na partida de retorno, garantiu a vaga ao ficar no 1 a 1.
O time está em pleno ritmo de competição. No sábado, 17 de julho, encarou o Degerfors em confronto pela décima primeira rodada da versão 2021 do Campeoanto Sueco. mesmo atuando fora de seus domínios, não encontrou qualquer dificuldade para golear, por 5 a 0, a equipe que conquistou o acesso a partir da Segunda Divisão na temporada passada. Alcançou, dessa maneira, os 26 pontos (oito vitórias, dois empates e duas derrotas) conservando a liderança da disputa.
Provável escalação do Malmo
Malmo na temporada atual
A forma atual do HJK
Com condições climáticas bastante similares à Suécia, a Finlândia também adota o calendário no padrão anual. O HJK assegurou seu direito a disputar a Champions League ao faturar a versão 2020 da Veikkausliiga, a divisão de elite do Campeoanto Finlandês. Foi seu terceiro título nos últimos quatro anos. Conquistou 48 pontos (14 vitórias, seis empates e duas derrotas). Foram sete a mais do que o Inter Turku, segundo colocado.
O país também só tem um lugar no principal torneio de clubes do Velho Continente e também obriga o vencedor a buscar um lugar na fase de grupos partindo da primeira fase das eliminatórias. O HJK superou esse estágio deixando o Buducnost, da Macedônia do Norte, pelo caminho. Fez isso com bem mais tranquilidade do que o Malmo. Venceu as duas partidas. Em casa, marcou 3 a 1. No duelo de retorno, obteve uma vitória ainda mais fácil. Goleou por 4 a 0.
No sábado, 17 de julho, no entanto, viu uma sequência invicta de 14 partidas ser quebrada. Após 12 vitórias e dois empates, o HJK foi derrotado pelo pelo Oulu em duelo que fez parte da décima segunda rodada da versão 2021 do Campeonato Finlandês. Levou 2 a 1. Apesar do tropeço, segue tranquilo na liderança do torneio. Tem 31 pontos (dez vitórias, um empate e uma derrota). São seis a mais do que o KuPS, vice-líder.
Provável escalação do HJK
HJK na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Malmo x HJK:
Ainda que o HJK venha apresentando resultados expressivos recentes, o Malmo está alguns degraus acima em qualidade técnica. Por isso, o prognóstico no sucesso do time sueco é o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira no duelo pela rodada de ida da segunda fase das eliminatórias que vão definir os últimos classificados para fase de grupos da versão 2021/2022 da Champions League.
Prognóstico e palpite final para Malmo x HJK: