As informações e o palpite para Manaus x Vila Nova
Originário da Série D, o Manaus faz neste sábado, 8 de agosto, sua estreia na Série C do Campeonato Brasileiro. Fechando a programação do dia, encara o Vila Nova, que foi rebaixado da Série B, em confronto pela jornada inaugural da edição 2020 do grupo A da Terceira Divisão do Brasileirão. O encontro terá como palco a Arena da Amazônia, em Manaus. O pontapé inicial está agendado para 19h (horário de Brasília).
Apesar de contar com o mesmo número de participantes das séries A e B, a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro tem fórmula completamente diferente dos níveis superiores. Os clubes são divididos em dois grupos com dez times cada. Disputam 18 rodadas no sistema de ida e volta na primeira fase, de classificação. Ao final desse estágio, os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas finais. Os dois últimos são rebaixados para Série D.
A segunda etapa é a mais importante da competição. Nela, com cruzamento entre os grupos, são definidos os times que sobem para Segunda Divisão do Brasileirão. Depois, nas semifinais e finais, é conhecido o campeão, que no caso de uma divisão de acesso não tem tanta relevância.
O desempenho recente do Manaus
O Manaus fez uma campanha capaz de deixar seus torcedores empolgados no ano passado. Alcançou a decisão da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro. Fez dois jogos equilibrados com Brusque. Empatou por 2 a 2 fora de seus domínios. O resultado foi repetido na capital amazonense. Os catarinenses levaram o troféu para casa por levar a melhor na decisão por pênaltis.
Apesar da frustração na final, o objetivo do Manaus estava cumprido, o que lhe permitiu fazer o planejamento para a disputa da Série C. O problema é que tudo o que havia sido traçado foi por água abaixo. Depois da paralisação do futebol nacional em março, o time ficou sem jogar. O duelo deste sábado será seu primeiro jogo oficial desde 15 de março quando ficou no empate por 1 a 1 com o Nacional pelo Campeonato Amazonense.
O torneio estadual foi cancelado. Assim, os clubes não tiveram a oportunidade de utilizar os jogos que restavam sequer como forma de preparação para os torneios nacionais. Até porque, seriam poucos os que teriam essa chance. A maioria das equipes só conta com a disputa local em sua agenda e, dessa maneira, optou por não remontar os elencos após desmontar o plantel após a longa parada. O técnico Wellington Fajardo teve 28 dias para preparar seu elenco para a disputa.
Provável escalação do Manaus
Manaus na temporada atual
A forma atual do Vila Nova
As condições sanitárias permitiram ao Vila Nova voltar mais cedo aos treinamentos. O time foi reunido há aproximadamente 50 dias. Porém, também não pode colocar a equipe comandada pelo técnico Bolívar, que recebeu 11 reforços para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, em ação.
O torneio também foi interrompido em 15 de março. O Vila fez seu último jogo na véspera. Derrotou, por 2 a 0, o Anapólis. Não será cancelado, mas os jogos que vão concluir a disputa foram adiados para janeiro do ano que vem. Assim, o time goiano também entrará em campo neste sábado retomando as disputas oficiais depois de praticamente cinco meses.
Ao contrário do treinador do Manaus, que se queixa da necessidade de reforços e falta de tempo para treinos, Bolívar se mostra mais otimista. Disse que seu plantel está fechado, garante que o tempo de treinamento foi suficiente e coloca o Vila Nova como um dos candidatos ao acesso para Série B do Campeonato Brasileiro.
Provável escalação do Vila Nova
Vila Nova na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Manaus x Vila Nova:
A falta de testes em jogos oficiais e mesmo amistosos aumenta o grau de incerteza no prognóstico, porém a diferença na preparação faz com que o palpite na vitória do Vila Nova seja a indicação mais adequada para o encontro deste sábado pela primeira rodada da temporada 2020 da Série C do Campeonato Brasileiro.
Prognóstico e palpite final para Manaus x Vila Nova: