As informações e o palpite para Manchester City x Chelsea
Manchester City e Chelsea tiveram no meio da semana agendado um grande confronto. Vão se encontrar em 29 de maio, em Istambul, na Turquia, na final da Champions League 2020/2021. Enquanto a decisão da mais importante competições de clube da Europa e muito provavelmente do planeta não chega, fazem uma prévia neste sábado, 8 de maio. O encontro, que terá como palco o Ethirad Stadium, em Manchester, faz parte da programação da trigésima quinta rodada do Campeonato Inglês e pode render aos donos da casa o título da versão 2020/2021 da Premier League com três jornadas de antecipação. O início está marcado para 13h30 (horário de Brasília). Será o reencontro das equipes depois da semifinal da Copa da Inglaterra, disputada em 17 de abril, que terminou com vitória dos Blues.
A Premier League concede sete vagas em torneios internacionais. Os quatro primeiros são contemplados com vagas na Champions League. Quem termina no quinto ou no sexto lugar vai para a Europa League. Quem ficar no sétimo posto terá a chance de participar da primeira edição da Liga da Conferência Europeia. Os três piores caem para o Championship, a Segunda Divisão.
O desempenho recente do Manchester City
O Manchester City alcançou o direito de disputar pela primeira vez o título da Champions League na terça-feira, 4 de maio. Atuando no Ethirad Stadium, completou o serviço iniciado na capital francesa onde marcou 2 a 1 no Paris Saint-Germain, de virada. Dessa vez, não deu qualquer margem para que os rivais tivessem esperança. Dominou totalmente o confronto e marcou 2 a 0.
O sistema defensivo, que sempre foi considerado o ponto fraco das equipes montadas pelo técnico Pep Guardiola, não permitiu que o goleiro Ederson fizesse uma defesa sequer no confronto. Os visitantes criaram 14 situações para arremate. Nove foram bloqueados e cinco tiveram a direção errada.
No Campeonato Inglês, o City venceu o Crystal Palace, em Londres, por 2 a 0, no sábado, 1 de maio. Chegou aos 80 pontos (25 vitórias, cinco empates e quatro derrotas). Abriu frente de 13 pontos na comparação com o Manchester United. Teria a chance de ser campeão caso o United perdesse o jogo que faria contra o Liverpool. A partida, agendada para domingo, 2 de maio, acabou adiada devido ao protesto de torcedores do vice-líder. Agora, já não depende mais de qualquer outro resultado. Se vencer neste sábado, levará para sua galeria o terceiro troféu de campeão da Premier League dos últimos quatro anos.
Como mandante, o City disputou 51 pontos. Ganhou 38 (12 vitórias, dois empates e três derrotas). Fez 37 gols e sofreu 15. A única dúvida de Guardiola para o confronto deste sábado é o defensor espanhol Eric Garcia (quatro jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, sem gol). Está aos cuidados do departamento médico.
Provável escalação do Manchester City
Manchester City na temporada atual
A forma atual do Chelsea
O Chelsea é um veterano em decisões da Champions League. Alcançou o direito de participar da terceira final na quarta-feira, 5 de maio, com uma atuação de gala diante do Real Madrid. Após empatar com os merengues, por 1 a 1, na capital espanhola, marcou 2 a 0 em Stamford Bridge. Timo Werner, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Mason Mount, aos 40 minutos da etapa final, fizeram os Blues darem um passo adiante na disputa.
O time terá outra final para disputar antes do torneio continental. O Leicester será seu rival no próximo dia 15, em Wembley, na decisão da Copa da Inglaterra. Até lá, terá apenas mais um jogo após o duelo deste sábado. Fará o derby londrino contra o Arsenal no dia 12 pelo Campeonato Inglês. No torneio, sua missão ficou mais fácil. Precisa, agora, ficar entre os cinco primeiros e, dessa maneira, ter um ‘plano B’ para garantir seu lugar na próxima edição da Champions League caso não seja o campeão da temporada atual.
Com 61 pontos (17 vitórias, dez empates e sete derrotas), ocupa a quarta posição na tabela de classificação da Premier League. A frente na comparação com o West Ham, quinto colocado, é de três pontos. Como visitante, o desempenho do Chelsea é um pouco inferior. É o quinto colocado no ranking desse quesito do Campeonato Inglês. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou 31 (nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas) tendo feito 24 gols e sofrido 15.
A única limitação que o técnico Thomas Tuchel deve enfrentar para definir o time que colocará em campo neste sábado é em relação ao meia croata Mateo Kovacic (25 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, sem gol), que está em processo de recuperação de lesão muscular.
Provável escalação do Chelsea
Chelsea na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Manchester City x Chelsea:
Nem Manchester City nem Chelsea deverão encarar o jogo deste sábado como importante. Não vão expor suas armas nem atletas ao risco de contusão. É bem provável que os técnicos promovam o revezamento do elenco. Porém, com a possibilidade de faturar o título, o time da casa provavelmente terá uma dedicação maior ao confronto. Por isso, o prognóstico em seu sucesso é o palpite indicado para o encontro pela trigésima quinta rodada do Campeonato Inglês versão 2020/2021.
Prognóstico e palpite final para Manchester City x Chelsea: