As informações e o palpite para Manchester City x Everton
Um Manchester City com as atenções voltadas para a final da Champions League entra no caminho do Everton e sua busca pela classificação para a inédita Liga da Conferência Europeia neste domingo, 23 de maio. O encontro é parte da programação da trigésima oitava – última – rodada do Campeonato Inglês em sua edição 2020/2021. O início está agendado para 12h (horário de Brasília), assim como todos os demais nove confrontos da jornada derradeira da Premier League.
A Premier League concede sete vagas em torneios internacionais. Os quatro primeiros são contemplados com vagas na Champions League. Quem termina no quinto ou no sexto lugar vai para a Europa League. Quem ficar no sétimo posto terá a chance de participar da primeira edição da Liga da Conferência Europeia. Os três piores caem para o Championship, a Segunda Divisão.
O desempenho recente do Manchester City
O sábado, 29 de maio, tem tudo para ser o dia mais importante da história do Manchester City. Na cidade do Porto, em Portugal, o time vai enfrentar o Chelsea na decisão da edição 2020/2021 da Champions League. É a chance de o clube mudar seu patamar. Foi para isso que há aproximadamente cinco anos escancarou seus cofres para contratar o técnico espanhol Pep Guardiola e, na sequência, fazer dezenas de contratações para dar ao treinador pé de obra suficiente para dezenas de conquistas. Entre elas, três títulos do Campeonato Inglês nas últimas quatro temporadas, incluindo a atual.
Porém, colocar o troféu do mais importante torneio de clubes do Velho Continente sempre foi um grande objetivo. Depois de esbarrar várias vezes no muro das quartas de final, o Manchester City pela primeira vez conseguiu alcançar o direito de ir à final. Assim, não deve dar margem para acidentes de percursos. É bastante provável que Guardiola coloque em campo neste domingo um time recheado de reservas para evitar o desgaste de seus atletas e reduzir o risco de contusões de seus recursos mais importantes.
Na quarta-feira, 19 de maio, diante de um Burnley apenas cumprindo tabela, aproveitou o jogo sem grande competitividade para colocar os titulares em ação. Os próprios atletas mostraram pouco interesse em competir. Depois de abrirem vantagem de dois tentos, levaram a virada e perderam por 3 a 2. Houve um obstáculo extra. João Cancelo foi expulso logo aos dez minutos do primeiro tempo, quando o City já vencia por 1 a 0. Mas, em condições normais, o time poderia ter oferecido mais resistência. Com 83 pontos (26 vitórias, cinco empates e seis derrotas), título assegurado e frente de 12 pontos na comparação com o Manchester United, segundo colocado, não tinha motivos para fazê-lo.
Embora a decisão de poupar ou não atletas seja de Guardiola, certo é que Cancelo (28 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, dois gols), suspenso, não pode atuar. Em processo de recuperação de lesão, o defensor Kyle Walker (23 jogos, um gol); o meia Ilkay Gundogan (28 jogos, 13 gols) e os atacantes Sérgio Aguero (11 jogos, dois gols) e Raheem Sterling (30 jogos, dez gols) devem ficar de fora.
Provável escalação do Manchester City
Manchester City na temporada atual
A forma atual do Everton
O Everton voltou a fazer uma atuação apagada, mas ao menos conseguiu vencer o Wolves, apenas cumprindo tabela, na quarta-feira, 19 de maio. No estádio de Goodinson Park, em Liverpool, marcou 1 a 0. Gol do brasileiro Richarlinson aos três minutos da fase final. O resultado foi suficiente para manter até a jornada final sua esperança de conquistar um lugar em torneio internacional.
Com 59 pontos (17 vitórias, oito empates e 12 derrotas), ocupa a oitava posição na tabela de classificação do Campeonato Inglês. É o primeiro posto fora da região que concede vagas em competições continentais. Tem a mesma pontuação do Tottenham, sétimo colocado, que garantiria um lugar na inédita Liga da Conferência Europeia. Fica para trás, no entanto, por levar larga desvantagem no saldo de gols, que é o primeiro critério de desempate. Assim, para reverter a situação, precisa superar a pontuação do rival. O Arsenal, com 58 pontos, também está na briga pela vaga.
Como visitante, o desempenho do Everton apresenta desempenho bastante superior. É o quarto colocado no ranking desse quesito da Premier League. Dos 54 pontos que disputou fora de seus domínios, ganhou 37 (11 vitórias, quatro empates e três derrotas). Assinalou 23 gols e sofreu 15. O meia colombiano James Rodriguez (23 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, seis gols), com lesão muscular, é dúvida para o confronto deste domingo.
Provável escalação do Everton
Everton na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Manchester City x Everton:
Com titulares ou reservas, difícil imaginar que o Manchester City imprima um ritmo competitivo na partida contra o Everton. Dessa maneira, o prognóstico no sucesso dos visitantes acaba sendo o palpite indicado para o confronto deste domingo pela última rodada do Campeonato Inglês em sua edição 2020/2021.
Prognóstico e palpite final para Manchester City x Everton: