As informações e o palpite para Marítimo x Braga
Derrotado em seu primeiro desafio na temporada, o Braga faz neste sábado, 7 de agosto, sua estreia no Campeonato Português versão 2021/2022. Terá pela frente o Marítimo. O duelo pela jornada inaugural da nova edição da Liga Portugal será realizado no estádio dos Barreiros, em Funchal. O início está agendado para 16h30 (horário de Brasília).
Como funciona o Campeonato Português em sua edição 2021/2022
Agora chamada de Liga Portugal, o torneio conta com 18 participantes. Eles se enfrentam em 34 rodadas (confrontos de ida e volta). Ao final, quem acumula o maior número de pontos fica com o título. Os cinco primeiros colocados também garantem o direito de participar de competições continentais.
Campeão e vice ganham vaga direta na fase de grupos da Champions League. O terceiro pode chegar lá, mas, antes, precisa superar as eliminatórias. Quarto e quinto colocados seguem para a Liga da Conferência Europeia. A competição não concede vaga para Europa League. Ela só é concedida ao campeão da Taça de Portugal.
A zona de rebaixamento é composta pelos três últimos colocados. Os dois piores são mandados diretamente para Segunda Divisão. Quem fica na antepenúltima posição ainda tem chance de escapar da queda. Porém, precisa disputar a repescagem com o terceiro classificado da Liga Portugal 2.
O desempenho recente do Marítimo
O Marítimo passou um grande sufoco na temporada passada. Por muito pouco escapou de ser rebaixado para Segunda Divisão. Depois de uma temporada irregular, sofreu uma queda de rendimento na reta final. Nas quatro jornadas derradeiras não foi capaz de alcançar uma vitória sequer (dois empates e duas derrotas). Porém, os 35 pontos (dez vitórias, cinco empates e 19 derrotas) acumulados acabaram sendo suficientes para render a décima quinta posição.
Primeiro posto acima da zona de rebaixamento. Ficou um ponto acima do Rio Ave, que abriu a lista dos rebaixados para Liga Portugal 2. A nova temporada começou com a concretização da saída daquele que vinha sendo seu principal jogador. O atacante brasileiro Rodrigo Pinho, que disputou 18 jogos na edição 2020/2021 do Campeonato Português e fez nove gols, sendo decisivo para que o Marítimo escapasse da degola, assinou com o Benfica. Estava no final de seu contrato de quatro anos. Assim, o clube sequer ganhou compensação financeira.
Para se refoçar visando evitar passar o mesmo drama na temporada atual, procurou também atletas livres no mercados. Acertou com o goleiro Vitor Eudes, ex-Cruzeiro; com o meia argentino Ivan Rossi, que estava no Sambenedettese, da Terceira Divisão italiana; e o meia Diogo Mendes, que estava no time B do Benfica, entre outros. Fez três amistosos na pré-temporada. Superou ao time B do Braga (3 a 0) e ao Vizela (1 a 0) e perdeu para o Paços de Ferreira (2 a 1). Porém, caiu em seu primeiro compromisso oficial. Em 25 de março, mesmo atuando em casa, levou 1 a 0 do Boavista nas semifinais da primeira fase da Taça da Liga de Portugal.
Provável escalação do Marítimo
Marítimo na temporada atual
A forma atual do Braga
Vencedor da edição passada da Taça de Portugal, o Braga teve sua temporada 2021/2022 aberta de forma oficial com a disputa da Supercopa de Portugal edição 2021. Viu o Sporting, atual campeão nacional, ficar com a taça. No sábado, 31 de julho, em Aveiro, foi batido, de virada, por 2 a 1. Fransérgio, aos 20 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Porém, a reação aconteceu antes do intervalo. Jovane Cabral igualou aos 29 minutos e Pedro Gonçalves fez o segundo aos 43 minutos.
Mesmo tendo ficado em desvantagem durante todo o segundo tempo, o Braga mostrou grandes dificuldades na produção ofensiva. Contando com a posse de bola por 53% do tempo na etapa derradeira, criou somente três oportunidades para arremate. Nenhuma delas na direção certa. Uma atuação decepcionante diante da intensa pré-temporada que realizou, com oito amistosos. Foram quatro vitórias contra Vizela (4 a 3), Trofense (1 a 0), Moreirense (4 a 0) e Paços de Ferreira (2 a 1) e quatro empates ante Estrela Amadora (0 a 0), Farense (0 a 0), Portimonense (1 a 1) e Olympique de Marselha (1 a 1).
Com vaga assegurada para a disputa da Europa League, o Braga tem no Campeonato Português o desafio de encurtar a distância que o separa do trio de gigantes (Sporting, Benfica e Porto). Na temporada passada, acumulou 64 pontos (19 vitórias, sete empates e oito derrotas). Ficou na quarta posição. Doze pontos abaixo do Benfica, terceiro colocado, 16 abaixo do Porto, vice-campeão, e 21 atrás do Sporting, que ficou com a taça.
Provável escalação do Braga
Braga na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Marítimo x Braga:
Apesar da decepcionante partida contra o Sporting, o Braga tem potencial para realizar bem mais. Assim, o prognóstico em seu sucesso contra o Marítimo é o palpite indicado para o confronto deste sábado pela primeira rodada da temporada 2021/2022 do Campeonato Português.
Prognóstico e palpite final para Marítimo x Braga: