As informações e o palpite para Montpellier x Olympique de Marselha
O encontro envolvendo Olympique de Marselha, do técnico argentino Jorge Sampaoli, e Montpellier foi o escolhido para colocar neste domingo, 8 de agosto, o ponto final da programação da primeira rodada do Campeonato Francês em sua temporada 2021/2022. Terá como palco o estádio de la Mosson, em Montpellier. A previsão é de que a bola comece a rolar às 15h45 (horário de Brasília).
Como funciona o Campeonato Francês em sua edição 2021/2022
A Ligue 1 tem 20 participantes. Eles se enfrentam em turno e returno. Ao final de 38 rodadas, quem somar mais pontos fica com título. Em princípio, de acordo com o ranking atual da Uefa, entidade que organiza os torneios continentais, os três primeiros colocados garantem vaga na Champions League. Campeão e vice diretamente na fase de grupos. O terceiro pode chegar lá, no entanto, antes precisa passar pelas eliminatórias.
Quem fica em quarto lugar no Campeonato Francês tem lugar assegurado na fase de grupos da Europa League. O quinto colocado garante vaga na Liga da Conferência Europeia. A zona de rebaixamento é composta pelos três últimos classificados. Os dois piores são mandados diretamente para Segunda Divisão. O antepenúltimo ainda tem uma chance de escapar disputando a repescagem com o terceiro classificado da Ligue 2.
O desempenho recente do Montpellier
O Montpellier terá uma novidade no banco de reservas. Depois de quatro temporadas sob a direção do armênio Michel Der Zakarian, agora será dirigido pelo francês Olivier Dall’Oglio, que estava no Brest, clube que passou a ser treinado por Zakarian. O antecessor conseguiu fazer boas campanhas colocando o clube no pelotão intermediário, mas falhou em dar o passo seguinte, que era levá-lo para uma competição internacional.
Na temporada passada, com 54 pontos (14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas), fechou a participação na oitava posição na tabela de classificação da Ligue 1. Quatro pontos abaixo do Rennes, sexto colocado e último time na região que rendeu vagas para a disputa de competições internacionais. O fator que mais pesou para a queda do armênio foi a incapacidade de ajustar o sistema defensivo. A equipe sofreu 62 gols. Teve a defesa mais vazada entre os 15 primeiros colocados.
Não foi à toa que o setor foi o alvo principal das contratações para nova temporada. Chegaram por empréstimo junto ao Flamengo o zagueiro Thuler, de 22 anos, que já atuou como titular no último amistoso preparatório da temporada. O veterano Mamadou Sakho, de 31 anos, que teve seu contrato com o Crystal Palace, da Inglaterra, encerrado, acertou com o Montpellier. Porém, chegou ainda em fase de recuperação de uma lesão na coxa que o afastou dos gramados desde o início de janeiro. Ainda não tem data prevista para estrear. No meio, o time aposta no jovem Leonardo Leroy. O atleta de 20 anos estava no Chateauroux, da Segunda Divisão. Na pré-temporada, o Montpellier fez cinco amistosos. Venceu a Rodez (França), por 1 a 0, e Leipzig (Alemanha), por 2 a 1. Foi derrotado por Sete (França), por 4 a 2, Clermont (França), por 3 a 2, e Metz (França), por 1 a 0.
Provável escalação do Montpellier
Montpellier na temporada atual
A forma atual do Olympique de Marselha
Com passagens por Santos e Atlético-MG, Jorge Sampaoli chegou ao Olympique de Marselha já na reta final da temporada 2020/2021. Conseguiu melhorar um pouco o desempenho do clube depois da saída do português André Villas Boas e alcançar a classificação para Europa League. Ao chegar aos 60 pontos (16 vitórias, 12 empates e dez derrotas), deixou a equipe na quinta posição da tabela de classificação da Ligue 1.
Teve, agora, a chance de fazer a pré-temporada completa no comando da equipe e, como faz em todos os lugares onde passa, exigiu a contratação de reforços. Muitos. O principal deles o meia Gerson, ex-Flamengo e Fluminense. Porém, a lista de atletas recém-chegados conta ainda com o defensor William Saliba, ex-Nice (França); o zagueiro Luan, ex-Santos; o goleiro Pau Lopez, ex-Roma; o meia Matteo Guendouzi, ex-Hertha Berlin e Arsenal; o meia Cengiz Under, ex-Roma e Leicester; o atacante Salim Seghir, ex-Nice e o atacante Konrad De La Fuente, ex-Barcelona. Provavelmente não deve parar por aí. Afinal, o apetite de Sampaoli não tem limites.
A preparação para a temporada contou com sete amistosos. Foram cinco vitórias e dois empates. O Olympique de Marselha superou a Martigues (França), por 3 a 0, Sete (França), por 2 a 1, Servette (Suíça), por 3 a 1, St. Etienne (França), por 2 a 1, e Villarreal (Espanha), por 2 a 1. As igualdades aconteceram diante de Braga (Portugal), por 1 a 1, e Benfica (Portugal), por 1 a 1.
Provável escalação do Olympique de Marselha
Olympique de Marselha na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Montpellier x Olympique de Marselha:
Diante das muitas contratações do Olympique de Marselha é de se esperar que exista alguma dificuldade até que se desenvolva um padrão de jogo. Assim, o prognóstico na igualdade no duelo com o Montpellier acaba sendo a opção de palpite indicada para o confronto deste domingo pela primeira rodada do Campeonato Francês 2021/2022.
Prognóstico e palpite final para Montpellier x Olympique de Marselha: