Nigéria e Canadá fecham na noite desta quinta-feira, 20 de julho, o primeiro dia de bola rolando na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 que conta com sede compartilhada entre Nova Zelândia e Austrália. O confronto, que faz parte da jornada inaugural da grupo B terá como palco o estádio Melbourne Rectangular, em solo australiano. A pontapé inicial está marcado para 23h30 (horário de Brasília). A chave conta também com australianas e irlandesas.
O desempenho recente da Nigéria
Só a Europa, onde o futebol feminino está em um estágio bem mais avançado que todos os demais continentes, contou com um processo seletivo dedicado especialmente a indicar os países com direito a participar da Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia. Todas as demais confederações vinculadas à Fifa (Federação Internacional de Futebol) utilizaram suas competições de maior expressão como eliminatórias. A Nigéria carimbou seu passaporte para o Mundial de 2022 ao atingir as semifinais da versão 2022 do Campeonato Africano, que teve Marrocos como sede.
Na primeira fase, ficou na segunda posição do grupo C ao atingir seis pontos (duas vitórias e uma derrota). O bastante para seguir na disputa. Ao marcar 1 a 0 em Camarões, nas quartas de final, garantiu sua vaga no Mundial. Assim, a eliminação pelas marroquinas na briga por um lugar na decisão e a queda diante de Zâmbia na briga pela medalha de bronze acabaram sendo minimizadas.
A preparação para a Copa do Mundo contou com apenas oito amistosos. Os cinco primeiros terminaram em derrotas diante de Estados Unidos (duas vezes), Japão, México e Colômbia. No entanto, as nigerianas parecem tem encontrado um melhor caminho na reta final de preparação. Ganharam da Costa Rica, Haiti e da Nova Zelândia, por 3 a 0, no último teste, em 11 de abril. Na reta final de treinamentos, a opção foi por não realizar jogos. A agenda da fase de grupos conta ainda com duelos contra Austrália (27 de julho) e Irlanda (31). A Nigéria participou de todas as edições do Mundial. Em 1999, terminou na sétima posição. Foi sua melhor campanha.
Nigéria na temporada atual
A forma atual do Canadá
A seleção canadense chega ao Mundial de 2023 ainda com o peito estufado pela inédita conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Competição que acabou sendo disputada em 2021 devido à pandemia. Superaram as norte-americanas, grandes favoritas ao topo do ranking, nas semifinais. Na decisão, bateram a Suécia. Isso as coloca como possíveis candidatas ao título da Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia, ainda que não estejam entre as grandes favoritas.
A classificação para o torneio foi obtida sem qualquer problema. As boas campanha em competições internacionais de Estados Unidos e Canadá oferece à Concacaf, entidade que reúne as federações das Américas do Norte e Central, quatro vagas diretas e a possibilidade de alcançar uma quinta por meio da repescagem no Mundial. Com o Campeonato da Concacaf, que serve como qualificatório, disputado por oito equipes, basta apenas chegar às semifinais para carimbar o passaporte. Missão longe de ser considerada difícil.
Na versão de 2022, disputada no México, as canadenses alcançaram a primeira posição do grupo B conseguindo as três vitórias possíveis. Já era o suficiente. Porém, seguiram até a decisão, que perderam para os Estados Unidos. Fizeram dez partidas amistosas na preparação para a Copa do Mundo de 2023. Ganharam seis e perderam quatro. Na fase de grupos, ainda terão pela frente Irlanda (26 de julho) e Austrália (31).
Canadá na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Nigéria x Canadá
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Nigéria x Canadá
Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Nigéria x Canadá
1Tochukwu Oluehi |
4Glory Ogbonna |
5Onome Ebi |
11Gift Monday |
12Uchenna Kanu |
19Jennifer Echegini |
20Rofiat Imuran |
21Esther Okoronkwo |
23Yewande Balogun |
Suspensos e lesionados para Nigéria x Canadá
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Nigéria x Canadá
O palpite Nigéria x Canadá do SDA
As duas equipes têm bastante experiência internacional, contudo, estão em degraus diferentes. A seleção do Canadá conta em seu currículo com resultados bem mais expressivos e, por isso, tem o prognóstico no sucesso diante da Nigéria como palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o confronto que completa a programação da primeira rodada do grupo B da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023.
Palpite Nigéria x Canadá