As informações e o palpite para Nova Zelândia x Coreia do Sul
O encontro envolvendo as seleções de Nova Zelândia e Coreia do Sul abre nesta quinta-feira, 22 de julho, a disputa do grupo B do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A partida terá como sede o Kashima Stadium, em Kashima. O início está marcado para 5h (horário de Brasília). A chave conta também com as equipes de Honduras e Romênia.
Como funciona o torneio de futebol masculino em Tóquio 2020
O torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 16 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em quatro chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. A partir das quartas de final, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente da Nova Zelândia
Em um país onde o rúgbi é o esporte mais tradicional, a Nova Zelândia tem muito pouco pé de obra. Porém, teve seu caminho facilitado para os torneios internacionais muito facilitado com a decisão da Austrália de se transferir para a Confederação Asiática. Dessa maneira, com a grande força da Oceania em outro continente, passou a reinar localmente. Isso acabou lhe rendendo duas participações olímpicas.
No entanto, o choque de realidade acontece na hora de enfrentar equipes em outro estágio técnico. Em nenhuma delas conseguiu superar a primeira fase. Sequer foi capaz de vencer. Em 2008, em Pequim, o máximo que conseguiu foi o empate, por 1 a 1, com os donos da casa. Depois, perdeu para Brasil (5 a 0) e Bélgica (1 a 0). em 2012, em Londres, os neozelandeses colheram uma igualdade contra o Egito (1 a 1) e foram batidos por Belarus (1 a 0) e novamente a seleção brasileira (3 a 0).
Para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o técnico Danny Hay conseguiu uma pequena façanha na preparação. A liberação do atacante Chris Wood. O jogador de 29 anos atua no Burnley, time da Premier League. É o maior astro do futebol local. Foi o autor de um dos gols na vitória, por 2 a 0, no amistoso contra o time sub23 da Austrália no último dia 12. Na temporada 2020/2021, marcou 12 gols em 33 partidas realizadas pelo Campeonato Inglês. Para o jogo de estreia, o treinador provavelmente não poderá contar com o defensor Michael Boxall, que atua no Minnesota, da MLS, liga dos Estados Unidos, que está lesionado.
Provável escalação da Nova Zelândia
Nova Zelândia na temporada atual
A forma atual da Coreia do Sul
É bem mais longa e com resultados superiores a participação olímpica da Coreia do Sul no torneio de futebol masculino. Começou em 1948 e teve repetição em 1964, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. O melhor desempenho registrado pelos sul-coreanos foi em 2012. Em Londres, conquistaram a medalha de bronze. Nas semifinais, tiveram seu caminho para decisão interrompido pela seleção brasileira (3 a 0), mas garantiram o lugar no pódio ao superar o Japão (2 a 0).
A classificação para Tóquio 2020 foi conseguida com o título do Campeonato da AFC (entidade que reúne principalmente as federações asiáticas) para equipes com atletas de até 23 anos realizado na Tailândia em 2019. Os sul-coreanos ficaram em primeiro lugar no grupo C alcançando os nove pontos possíveis (três vitórias). Nas quartas, passaram pela Jordânia (2 a 1). Deixaram a Austrália (2 a 0) pelo caminho nas semifinais. A decisão fio contra a Arábia Saudita. Após empate sem gols no tempo regulamentar, venceram por 1 a 0 na prorrogação.
O técnico Hak-Bum Kim chamou entre os atletas acima da idade limite para o torneio o meia Chang-Hoon Kwon. Atleta, de 27 anos, atua no Freiburg, da Alemanha. Ele fez o gol dos sul-coreanos no último amistoso preparatório para os Jogos de Tóquio. A derrota, por 2 a 1, para a França em 16 e julho. Três dias antes, a equipe da Coreia do Sul havia empatado, por 2 a 2, com a equipe da Argentina que também vai disputar a Olimpíada.
Provável escalação da Coreia do Sul
Coreia do Sul na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Nova Zelândia x Coreia do Sul:
Diante de uma Nova Zelândia sem grandes recursos técnicos, a Coreia do Sul tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela jornada inaugural do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Nova Zelândia x Coreia do Sul: