As informações e o palpite para Nova Zelândia x EUA
Grande decepção da jornada de abertura do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a seleção dos Estados Unidos tenta a reação neste sábado, 24 de julho, diante da Nova Zelândia. O confronto fecha a programação da segunda rodada da fase de grupos da competição. Terá como sede o Saitama Stadium, em Saitama. O início está previsto para 8h30 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo G, que conta também com Suécia e Austrália.
Como funciona o torneio de futebol feminino em Tóquio 2020
O torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 12 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em três chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. Também avançam as duas melhores terceiras colocadas completando, assim, o emparelhamento das quartas de final. Assim, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente da Nova Zelândia
A Nova Zelândia também começou a disputa do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com derrota. Na quarta-feira, 21 de julho, levou 2 a 1 da Austrália. Porém, no caso das neozelandesas, não como falar em decepção ou frustração. Afinal, a classificação para a competição parece ter sido o máximo a ser alcançado. Qualquer coisa além disso para um time considerado o mais fraco, ao menos em teoria, do grupo G, um pontinho que seja, já será considerado lucro.
Diante das australianas, a Nova Zelândia passou todo o primeiro tempo sem ter construído uma oportunidade sequer de finalização. As rivais, que tiveram a posse da pelota por 61% do tempo na primeira metade da partida, criaram sete chances de arremate, acertaram o alvo quatro vezes, marcando aos 20 minutos com Tameka Butt e aos 33 minutos através de Samantha Kerr praticamente definindo o duelo.
No segundo tempo, as neozelandesas adotaram uma postura mais ofensiva. Criaram cinco chances para arremate, sendo três delas no alvo. Porém, ainda assim as autralianas foram melhores. Dispararam nove tiros, quatro certos. Estiveram perto de fazer o terceiro tento. Não conseguiram. A Nova Zelândia diminuiu a desvantagem aos 46 minutos em tento assinalado por Gabi Rennie, que havia entrado em campo dois minutos antes. No entanto, era tarde de mais para perseguir o empate. Taticamente, a equipe adotou uma formação com três zagueiras, quatro meias e três atacantes, que, no entanto, se preocupavam mais em reforçar a marcação no meio-campo do que pressionar a saída de bola adversária.
Provável escalação da Nova Zelândia
Nova Zelândia na temporada atual
A forma atual dos EUA
Depois de ficar mais de dois anos sem perder, a seleção norte-americana, que tem em sua galeria de conquistas quatro troféus de campeão do mundo e quatro medalhas de ouro olímpica, viu sua sequência invicta de 44 partidas (40 vitórias e quatro empates) ser quebrada pela Suécia na primeira rodada do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na quarta-feira, 21 de julho, levou 3 a 0.
As suecas abriram o placar aos 25 minutos do primeiro tempo com tento de Stina Blackstenius. Foi também ela a responsável pelo segundo gol, assinalado aos nove minutos da etapa derradeira. O serviço foi completado por Lina Hurtig aos 27 minutos. As norte-americanas fizeram uma exibição muito abaixo de seus padrões. Tiveram a posse de bola por 48% do tempo, foram inferiores no número de chances criadas para arremate (13 a 16) e também no quesito tiro certo (6 a 9).
A diferença talvez tenha sido um pouco exagerada, ainda que a Suécia tenha sido merecedora a vitória. Porém, com a possibilidade de até mesmo o terceiro colocado avançar, ainda não vive uma situação de risco em relação à classificação para próxima fase. No encontro de estreia, o time utilizou uma formação contando com linha de defesa com quatro atletas, três meio-campistas e três atacantes.
Provável escalação dos EUA
EUA na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Nova Zelândia x EUA:
Ainda que a primeira impressão não tenha sido das melhores, o potencial técnico dos Estados Unidos faz com que o prognóstico em seu sucesso diante da Nova Zelândia seja o palpite indicado para o confronto deste sábado pela segunda rodada da fase de grupos do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Nova Zelândia x EUA: