O confronto envolvendo Nova Zelândia e Noruega dá a largada na madrugada desta quinta-feira, 20 de julho, para a nona edição da Copa do Mundo de Futebol Feminina promovida pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). Pela primeira vez a competição terá sede compartilhada. As 32 seleções, repartidas em oito grupos com quatro equipes cada, foram espalhadas em sedes na Nova Zelândia e Austrália. Farão três partidas cada nessa etapa inicial com dois times avançando em cada chave. A partir de então, jogos eliminatórias serão realizados até que seja conhecido o campeão. O confronto entre neozelandesas e norueguesas terá como palco o estádio Eden Park, em Auckland, capital da Nova Zelândia. O pontapé inicial está marcado para 4h (horário de Brasília). As equipes estão no grupo A, que conta também com Filipinas e Suíça.
O desempenho recente da Nova Zelândia
O público neozelandês não tem se empolgado muito com o Mundial de 2023. Em parte, isso é debitado na conta de o futebol não ser o principal esporte do país, que prefere o rúgbi e o críquete. No entanto, o baixo desempenho da seleção local tem isso indicado como fator mais importante da baixa venda dos ingressos para os 29 jogos que serão realizados no país.
Não há muito otimismo no progresso da Nova Zelândia, embora o sorteio tenha sido considerado generoso para as donos da casa, que foram colocadas como cabeças de chave. Além da Noruega, vão enfrentar o time das Filipinas (25 de julho) e da Suíça (30), o que dá esperança de avançar para a segunda fase. A preparação para a competição, no entanto, mostrou resultados pouco animadores.
A última competição oficial disputada pela Nova Zelândia foram os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021, um ano após a data prevista devido à pandemia. A equipe foi eliminada ainda na fase de grupo após sofrer três derrotas. Então, começou, de forma oficial, a preparação para a Copa do Mundo. No total, foram 25 jogos. Colheu apenas quatro vitórias. No mais, foram quatro empates e 17 derrotas.
Na reta final de testes, atravessou um jejum de dez jogos sem ganhar. Sequência quebrada apenas diante da frágil equipe do Vietnã, batida por 2 a 0, em 10 de julho. Porém, se houve um ganho de autoestima, ele durou pouco. Quatro dias depois, fez o último jogo na preparação contra a Itália, adversária de nível mais alta. Foi derrotada por 1 a 0. Apesar do clima frio em relação aos fãs, o fator casa pode permitir que a equipe faça sua melhor campanha em um Mundial. Com cinco participações na competição, a Nova Zelândia nunca passou da primeira fase e a melhor colocação obtida foi o décimo primeiro lugar. Dessa vez há uma chance real se superar o estágio de grupos.
Nova Zelândia na temporada atual
A forma atual da Noruega
A Noruega já teve seus dias de glória no futebol feminino. Foi campeã do mundo em 1995, quando a Suécia recebeu o Mundial, vice em 1991, e avançou até as semifinais nas edições 1999 e 2007. Faturou a medalha dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, na Austrália, e levou Eurocopa em 1987 e 1993. Porém, não tem alcançado o mesmo sucesso nos últimos anos.
Mesmo em queda, alcançou sem maiores problemas a classificação para a Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia. Contabilizou 28 pontos (nove vitórias e um empate) ficando na primeira posição do grupo F das eliminatórias europeias. Seis pontos acima da Bélgica, segunda colocada da chave. Isso lhe rendeu a vaga direta no Mundial e permitiu abrir a preparação para disputa.
Ela contou com nove partidas amistosas. Os resultados, entretanto, não foram animadores. Colheu duas vitórias (Holanda e Uruguai), três empates (Suécia, França e Inglaterra) e quatro derrotas (Brasil, França, Dinamarca e Espanha). Ainda assim, entra na fase de grupos como favorita a terminar na primeira colocação da chave A. Tem ainda em sua agenda nesse estágio confrontos com Suíça (25 de julho) e Filipinas (30).
Noruega na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Nova Zelândia x Noruega
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Nova Zelândia x Noruega
Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Nova Zelândia x Noruega
1Erin Nayler |
3Claudia Bunge |
5Michaela Foster |
8Daisy Cleverley |
9Gabrielle Rennie |
10Annalie Longo |
11Olivia Chance |
15Paige Satchell |
18Grace Jale |
19Elizabeth Anton |
22Milly Clegg |
23Anna Leat |
Suspensos e lesionados para Nova Zelândia x Noruega
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Nova Zelândia x Noruega
O palpite Nova Zelândia x Noruega do SDA
Ainda que enfrente uma das anfitriãs da Copa do Mundo de 2023 e não tenha apresentado grandes resultados nos amistosos preparatórios, a Noruega conta com um elenco que lhe permite ser considerada favorita para o encontro com a Nova Zelândia. Assim, o prognóstico no sucesso das norueguesas é o palpite indicado pelo SDA para o confronto de abertura do Mundial na madrugada desta quinta-feira pela jornada inaugural do grupo A.
Palpite Nova Zelândia x Noruega