As informações e o palpite para Palmas x Avaí
Buscando o casamento entre locais onde governo do estado e a prefeitura aceitam receber jogos de futebol em meio à onda de vetos à realização de eventos esportivos devido aos crescentes números da pandemia de Covid-19, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) encontrou no estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel, no interior do Paraná, a sede para o encontro envolvendo Palmas e Avaí pela primeira fase da Copa do Brasil em sua temporada 2021. O confronto será realizado nesta quinta-feira, 25 de março, a partir das 15h30 (horário de Brasília).
Com mando de campo da equipe de Tocantins, que não pode exercê-lo integralmente uma vez que o governo de seu estado proibiu a realização de partidas de futebol em todo o território, o duelo, inicialmente agendado para 18 de março, foi transferido para Belo Horizonte. Porém, o governo mineiro também adotou a mesma medida como forma de restringir a circulação de pessoas e tentar conter a disseminação do vírus. Assim, a entidade resolveu procurar outro lugar para o encontro, que, apesar de ser em campo neutro, mantém a vantagem concedida pelo regulamento ao time catarinense, que na teoria é visitante. Quem levar a melhor vai pegar o FC Cascavel no próximo estágio.
A versão 2021 do torneio teve uma mudança de formato. O número de participantes subiu de 91 para 92. Porém, isso envolveu o corte de privilégios. A Copa do Brasil, que dava o benefício da estreia tardia a uma série de equipes com o começo a partir das oitavas de final, manteve a vantagem, mas cortou sua extensão. Agora, os times vão estrear na terceira etapa.
Os clubes que terão o direito a jogar mais tarde são Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020).
Até lá serão realizadas duas fases. A primeira com 80 clubes. Ela é definida em jogo único. O clube visitante joga com vantagem do empate. A segunda etapa envolverá os 40 sobreviventes. Também será em jogo único. Porém, não haverá vantagem do empate. Em caso de igualdade, a definição será feita através de cobranças de pênaltis.
O desempenho recente do Palmas
A suspensão de jogos em todo o estado do Tocantins provocou a suspensão do Campeonato Tocantinense e, naturalmente, à queda das arrecadações. Como a medida foi anunciada com antecedência, o Palmas tomou medida preventiva para evitar um problema financeiro maior. Cortou os custos com a demissão da comissão técnica comandada por Wilson Gottardo. Além do treinador, três de seus auxiliares foram dispensados para que a folha de pagamento fosse enxugada logo no começo do mês.
A solução para vaga foi caseira. O técnico português Paulo Caroço, da equipe sub 20, assumiu o posto pouco antes do último jogo antes da paralisação do estadual. Porém, se o antecessor tinha no currículo a conquista da versão 2020 do Campeonato Catarinense, a passagem anterior de Caroço pelo cargo foi desastrosa. Ele assumiu em circunstâncias similares, com o clube desejando investir pouco na disputa da edição 2020 da Série D do Brasileirão. Colocou em campo um time formado por atletas da categoria sub-20. Perdeu todos os 14 jogos. Ficou na última posição do grupo seis com quatro gols marcados e 29 sofridos.
O time teve apenas um jogo com a nova direção. Em dez de março, empatou, por 2 a 2, com o Nova Conquista pelo Campeonato Tocantinense. Desde então, tem focado apenas nos treinamentos intercalado com períodos de folga. Com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota), ocupa a quinta posição da tabela da fase inicial do Campeonato Tocantinense. É o primeiro posto fora da região que conduz para segunda fase. Está cinco pontos abaixo do Interporto, líder, e dois pontos atrás do Nova Conquista, quarto colocado e último no pelotão de elite.
Provável escalação do Palmas
Palmas na temporada atual
A forma atual do Avaí
O Avaí também ficou um período sem jogos no Campeonato Catarinense, que sofreu uma suspensão também devido às ações do Governo do Estado no combate à pandemia. O torneio, no entanto, já foi retomado. O calendário do clube, no entanto, precisou sofrer modificações devido ao reagendamento da partida da Copa do Brasil.
De acordo com a programação da Federação Catarinense, o Avaí deveria enfrentar o Joinville, na Ressacada, na quarta-feira, 24 de março. O jogo foi adiado para 7 de abril. No sábado, 27 de março, enfrentaria o Próspera no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, jogo que foi postergado para o domingo, 28 de março, para que ganhe mais 24 horas para se recuperar do embate com o Palmas e da viagem para o Paraná.
O clube retomou suas atividades depois de dez dias sem jogos no domingo, 21 de março. Perdeu, por 2 a 0, para o Brusque, na condição de visitante. Foi a segunda derrota seguida. Antes da parada, havia sido superado pela Chapecoense, em campo neutro, por 2 a 1. Com seis pontos (duas vitórias e dois empates), o Avai fechou a quarta rodada do estadual na quinta posição da tabela de classificação.
Para o encontro desta quinta-feira, o técnico Claudinei Oliveira poderá contar com a volta do lateral-direito Edílson e o atacante Matheus Lucas. Eles foram liberados pelo departamento médico após recuperarem-se de lesão.
Provável escalação do Avaí
Avaí na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Palmas x Avaí:
Dono de um elenco superior tecnicamente, o Avaí tem o prognóstico em sua vitória o palpite indicado para o duelo desta quinta-feira pela primeira fase da Copa do Brasil versão 2021.
Prognóstico e palpite final para Palmas x Avaí: