Em seu primeiro jogo oficial na temporada, o Olympique de Marseille enfrenta o Panathinaikos nesta quarta-feira, 9 de agosto. A partida, que será realizada no estádio Apostolos Nikolaidis, em Atenas, na Grécia, faz parte da rodada de ida das semifinais das eliminatórias que têm como objetivo determinar os últimos clubes com direito de participar do estágio de grupos da Champions League edição 2023/2924. O pontapé inicial está marcado para 15h (horário de Brasília). O confronto de retorno, no estádio Velódrome, está agendado para a próxima terça-feira, 15 de agosto.

A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. Três já foram concluídas. A primeira, chamada de fase preliminar, tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. As eliminatórias propriamente ditas tiveram seu dois estágios completados com jogos de ida e volta. Agora, estão na penúltimo degrau. São 20 clubes em busca de dez vagas no estágio decisivo, que é chamado de Play-offs, no qual terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.

Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).

Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.

O desempenho recente do Panathinaikos

O Panathinaikos começou a trabalhar um pouco mais cedo no processo seletivo para a fase de grupos da Champions League. Entrou na disputa nas quartas de final. Porém, fez do confronto com o Dnipro-1, da Ucrânia, praticamente uma extensão de sua pré-temporada. Alcançou o direito de dar um passo adiante na briga por um lugar no mais importante torneio de clubes do Velho Continente sem grandes dificuldades, tampouco sem fazer atuações convincentes.

Vice-campeão grego em 2022/2023, o Panathinaikos teve uma longa agenda de amistosos em sua preparação. Foram sete partidas. Ganhou cinco, empatou uma e perdeu outra. No jogo de ida frente ao Dnipro-1, em campo neutro, uma vez que os ucranianos, com o território invadido pela Rússia, não podem atuar em casa, marcou 3 a 1. Teve a bola por 45% do tempo, construiu sete oportunidades para disparo, mandou três no alvo. Todas tiveram como endereço final o fundo da rede. Se o jovem goleiro Yakiv Kinareikin, de 19 anos, tivesse faltado ao encontro, não teria feito a menor diferença.

Na partida de retorno, realizada em 1º de agosto, em Atenas, houve empate por 2 a 2. Dessa vez o Panathinaikos fez uma atuação melhor. Teve o controle da redonda por 49% do tempo, criou o dobro de oportunidades para arremate (12 a 6) e liderou o índice de tiros no alvo (6 a 5), apesar de não ter replicado a proporção do item anterior. Decepcionou ao não aproveitar a superioridade numérica que contou a partir dos 30 minutos da fase final. Tanchyk foi expulso quando os quatro gols haviam sido marcados. Os gregos não fizeram questão de pressionar em busca da vitória.

Panathinaikos na temporada atual

A forma atual do Olympique de Marseille

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Campeonato Francês conta com três vagas na Champions League. Duas delas diretas para a fase de grupos. Em um torneio que teve o Paris Saint-Germain como vencedor em nove das últimas 11 edições, a batalha aberta é mesmo pela segunda delas, a concedida ao vice-campeão. Na temporada 2022/2023, o Olympique de Marseille travou uma acirrada disputa com o Lens.

Levou a pior ao cair de rendimento na reta final. Nas últimas cinco rodadas da Ligue 1, sofreu quatro derrotas. Fechou, dessa maneira, sua participação com 73 pontos (22 vitórias, sete empates e nove derrotas). Suficiente para ficar no terceiro posto, 11 pontos abaixo do Lens, tendo, assim, que suar nas eliminatórias para tentar um lugar na fase de grupos.

A queda de rendimento no momento decisivo custou o emprego do técnico Igor Tudor. Ele engrossou a fila do seguro desemprego enquanto Marcelino Garcia Toral, ex-Valencia e Athletic Bilbao, assumiu o comando do Olympique de Marseille com contrato até o final da temporada 2024/2025, embora tenha sido raro nos últimos anos um treinador ficar dois anos no cargo.

Os cartolas se mostraram ativos na janela de transferências. Chegaram, entre outros, o lateral-esquerdo brasileiro Renan Lodi, ex-Atlético de Madrid, o atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, ex-Chelsea e Arsenal, e o também atacante ucraniano Rusian Malinovsky, ex-Atalanta. Saíram o meia Dimitri Payet e o atacante chileno Alexis Sanchez, que não tiveram seus contratos renovados. Na período de preparação, o time realizou quatro amistosos. Ganhou do Nimes (2 a 0), um adversário local, e do Waalwijk (1 a 0), da Holanda. Perdeu para Eupen (1 a 0), da Bélgica, e Bayer Leverkusen (2 a 1), da Alemanha, no mais recente deles, em 2 de agosto.

Olympique de Marseille na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Panathinaikos x Olympique de Marseille

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Panathinaikos x Olympique de Marseille

A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Panathinaikos x Olympique de Marseille

Suspensos e lesionados para Panathinaikos x Olympique de Marseille

Probabilidades de resultado para Panathinaikos x Olympique de Marseille

Estatísticas de Panathinaikos x Olympique de Marseille

O palpite Panathinaikos x Olympique de Marseille do SDA

O Olympique de Marseille conta com um elenco bem mais rico tecnicamente. Contudo, passou por grande reformulação no plantel e troca de técnico. Isso deve exigir alguns jogos para apresentar bons resultados. O Panathinaikos já fez duas partidas oficiais e conta com a vantagem de atuar em casa. O prognóstico na igualdade parece ser a melhor opção de palpite no mercado “vencedor 1×2” para o encontro desta quarta-feira pela rodada de ida das semifinais das eliminatórias que vão definir os últimos participantes da fase de grupos da versão 2023/2024 da Champions League.

Palpite Panathinaikos x Olympique de Marseille

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial