Ainda perseguindo a primeira vitória nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026, as seleções de Paraguai e Bolívia terão seus caminhos cruzados nesta terça-feira, 17 de outubro. O jogo, que será disputado no estádio Antonio Aranda, em Ciudad del Este, no Paraguai, faz parte da agenda da quarta rodada do processo seletivo da América do Sul para o Mundial que contará com Estados Unidos, México e Canadá. O pontapé inicial está marcado para 19h30 (horário de Brasília).
Palpite Paraguai x Bolívia do SDA
Mercado – Paraguai (resultado final)
Em um torneio seletivo no qual 70% dos times participantes ficam na zona de classificação para o mundial, tanto paraguaios quanto bolivianos estão no bloco que não teria direito sequer de disputar a repescagem para a Copa do Mundo de 2026. Os primeiros até já mudaram de treinador. Sinal não apenas da baixa qualidade técnica das equipes, mas da falta de organização das federações locais. O palpite na vitória do Paraguai é a indicação do SDA no mercado resultado final para o jogo desta terça-feira pelas eliminatórias sul-americanas para o Mundial de Estados Unidos, México e Canadá.
Mercado – Paraguai vence sem sofrer gol: Sim
Se existe algo que funciona razoavelmente bem no Paraguai é seu sistema defensivo. O país produz levas de bons zagueiros e vai os espalhando pelo mundo afora. Quando retornam, produzem o que há de melhor em sua seleção. Assim, utilizando o mercado ‘vencedor sem sofrer gol’ em seu palpite extra para o jogo desta terça-feira pela quarta jornada do processo seletivo da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022, o SDA indica que os paraguaios alcançarão os três pontos sem ter sua defesa vazada.
O retrospecto do Paraguai
O gol de Rondon, em cobrança de pênalti, aos 48 minutos de pênalti que deu a Venezuela a vitória, por 1 a 0, em cima do Paraguai, na segunda rodada da eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 foi definitivo para determinar a demissão de Guilermo Barros Schelotto. Saiu um argentino, entrou outro, como tem sido rotina no comando da seleção.
Daniel Garnero, que teve uma bem-sucedida passagem à frente do Libertad, fez sua estreia no cargo na quinta-feira, 12 de outubro, justamente diante da Argentina. Atuando em solo adversário e diante das grandes limitações técnicas de sua seleção, a derrota, por 1 a 0, nem pode ser considerada um resultado ruim. Esperava-se uma queda por desvantagem superior.
O time foi montado por Garnero com linha de três zagueiros, quatro meias e três atacantes que, na prática, funcionou como um 3-6-1, com dois de seus homens de frente exercendo a maior parte do tempo funções defensivas. Mesmo com o gol argentino tendo sido assinalado por Otamendi logo aos três minutos de jogo, a postura defensiva não foi modificada. O Paraguai fez apenas uma finalização certa na partida. Diante dos bolivianos é de de esperar que realmente atue no 3-4-3 desenhado no papel também nas quatro linhas. Com um ponto (um empate e duas derrotas), está na oitava – antepenúltima – posição na tabela de classificação das eliminatórias sul-americanas. Dois pontos abaixo do Equador, que na sétima posição fecha a zona de classificação para o Mundial.
Paraguai (resultados dos últimos confrontos)
O retrospecto da Bolívia
A ampliação do número de vagas diretas para a Copa do Mundo de 2026 de quatro para seis e ainda a possibilidade de levar um sétimo representante através da repescagem abriu aos bolivianos a possibilidade de alcançar a classificação apenas com os resultados caseiro. Contaria, dessa maneira, com sua maior arma, a altitude de 3,640 metros de La Paz.
No entanto, nem em casa a Bolívia tem sido capaz de pontuar. Depois de ser surrada, por 5 a 1, pelo Brasil, em território adversário, na jornada inaugural das eliminatórias sul-americanas para o Mundial de Estados Unidos, México e Canadá, ficou de mãos abanando nos dois duelos seguidos que teve em La Paz. Contra a Argentina, que se deu ao luxo de dar folga a Lionel Messi, seu maior craque, apanhou por 3 a 0 tendo feito somente dois arremates certos na partida.
Na quinta-feira, 12 de outubro, teve o Equador como algoz. A derrota foi por 2 a 1. Paez, aos 45 minutos do primeiro tempo, colocou os visitante sem vantagem. Na fase final, alcançou o empate aos 38 minutos por meio de Ramallo, que contou com assistência de Henry Vaca. No entanto, aos 51 minutos, Rodriguez fez o segundo tento dos equatorianos fazendo com que a Bolívia permanecesse como única equipe a não pontuar nas três primeiras jornadas do torneio e mantivesse a décima – última – posição na tabela de classificação.
Bolívia (resultados dos últimos confrontos)
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Paraguai x Bolívia
Leve em consideração as informações que temos para o confronto, serão atualizados e vão aparecer logo abaixo:
Onde assistir? A transmissão das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de Estados Unidos, México e Canadá em 2026
- TV Aberta: TV Globo.
- TV por assinatura: SporTV e Premier FC.
- Internet/streaming: GloboPlay.
Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.