As informações e o palpite para Paraguai x Brasil
Mergulhada em uma gigantesca crise fora das quatro linhas, a seleção brasileira conclui nesta terça-feira, 8 de junho, sua agenda na rodada dupla da retomada da disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. A competição ficou parada por mais de um ano devido aos adiamentos forçados pela pandemia do Covid-19. Terá em seu caminho a equipe do Paraguai. O encontro é parte da agenda da oitava rodada do torneio. Será realizado no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. A previsão é de que a bola comece a rolar às 21h30 (horário de Brasília).
Como funcionam as Eliminatórias Sul-Americanas
Com dez seleções participantes, as eliminatórias sul-americanas são disputadas em sistema de pontos corridos com turno e returno. Ao final de 18 rodadas, os quatro primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O quinto colocado ainda terá chance de chegar lá. Porém, para isso, terá que disputar a repescagem contra o campeão das eliminatórias da Oceania. Serão duas partidas (ida e volta).
O desempenho recente do Paraguai
A seleção paraguaia voltou a ativa com um polêmico empate sem gols diante do Uruguai, em Montevidéu, na quinta-feira, 3 de junho. Os donos da casa tiveram um gol anulado de forma equivocada com o auxílio da arbitragem de vídeo. Isso acabou resultando na suspensão de parte da equipe de árbitros envolvida no confronto. O equívoco acabou sendo determinante no encontro, porém, a equipe uruguaia não fez por merecer placar melhor.
Ainda que os uruguaios tenham tido um pouco mais de posse de bola (57%) no duelo e conseguido criar mais chances para finalização (12 a 7), esbarraram na pouca inspiração de seus atletas. Somente dois desses arremates tiveram a direção certa. Os paraguaios foram capazes de acertar o alvo mais vezes. Forçaram o goleiro Muslera a trabalhar em quatro ocasiões. A seleção do Paraguai segue invicta nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Com sete pontos (uma vitória e quatro empates), ocupa a quarta posição na tabela de classificação. É o último posto que rende vaga direta no Mundial. Tem, contudo, a mesma pontuação de Uruguai (quinto) e Colômbia (sexta colocada). As posições são definidas apenas com o uso dos critérios de desempate. Como mandante, o Paraguai fez dois jogos e empatou ambos diante de Peru (2 a 2) e Bolívia (2 a 2). Os jogadores convocados para rodada dupla de partidas de junho pelo torneio foram:
- Goleiros: Antony Silva (Puebla-MEX), Gerardo Ortiz (Once Caldas), Juan Espínola (Godoy Cruz);
- Defesa: Robert Rojas (River Plate), Fabián Balbuena (West Ham), Gustavo Gómez (Palmeiras), Júnior Alonso (Atlético-MG), David Martínez (River Plate), Omar Alderete (Hertha Berlin), Juan Escobar (Cruz Azul);
- Meio-campistas: Andrés Cubas (Nimes), Robert Piris Da Motta (Gençlerbirligi-TUR) , Richard Sánchez (América do México), Gastón Giménez (Chicago Fire), Óscar Romero (San Lorenzo), Miguel Almirón (Newcastle);
- Atacantes: Ángel Romero (San Lorenzo), Carlos González (Tigres-MEX), Alejandro Romero Gamarra (Al Taawon-ARA), Braian Samudio, (Rizespor-TUR), Gabriel Ávalos (Argentinos Juniors).
Provável escalação do Paraguai
Paraguai na temporada atual
A forma atual do Brasil
As quatro linhas parecem ser o que menos tem importado nos últimos dias na seleção brasileira. No domingo, 6 de junho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, foi afastado. Ele é acusado de assédio moral e sexual por uma funcionária da entidade. O cartola estava em rumo de colisão com os atletas e a comissão técnica da equipe canarinho e, de acordo com o que a imprensa vinha reportando, estaria disposto a demitir o técnico Tite após o encontro desta terça-feira para colocar Renato Gaúcho na vaga.
Sem respaldo em resultados para fazer isso, a decisão seria meramente política. Caboclo, com seu posto ameaçado pelas denúncias, decidiu fazer no Brasil a Copa América 2021, depois que Colômbia e Argentina desistiram do torneio. Essa manobra não agradou aos jogadores nem aos membros da comissão técnica, que desejavam o cancelamento do torneio. Eles indicaram que tornariam isso público ao final do jogo contra o Paraguai. Porém, antes que fizessem isso, o então presidente da CBF iria demitir o treinador. Agora, já não se sabe o que vai acontecer.
Dentro do gramado, o time segue com desempenho impecável. Na sexta-feira, 4 de junho, em Porto Alegre, superou a seleção do Equador por 2 a 0. Richarlisson, após assistência de Neymar, abriu o marcador aos 20 minutos da segunda fase. Neymar, em cobrança de pênalti, completou o serviço aos 49 minutos. Com isso, alcançou os 15 pontos possíveis. A equipe está isolada na liderança da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas com quatro pontos de frente na comparação com a Argentina, segunda colocada. Tite tem à disposição os seguintes atletas:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Defensores: Emerson Royal (Bétis), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) Renan Lodi (Atlético de Madrid), Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG) e Rodrigo Caio (Flamengo); (substitui Thiago Silva, do Chelsea)
Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Everton), Lucas Paquetá (Lyon) e Fred (Manchester United);
Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Gabigol (Flamengo), Richarlison (Everton) e Vini Jr. (Real Madrid).
Provável escalação do Brasil
Brasil na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Paraguai x Brasil:
Mostrando estarem comprometidos com o técnico, os atletas da seleção brasileira têm conseguido evitar que o clima de instabilidade contamine as quatro linhas. Por isso, o prognóstico no sucesso do Brasil é o palpite indicado para o encontro desta terça-feira pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Prognóstico e palpite final para Paraguai x Brasil: