Com seu novo treinador já definido, mas ainda não no comando nesta quarta-feira, 12 de julho, o Botafogo enfrenta o Patronato, da Argentina, em partida pela rodada de ida da fase de 16 avos de final da Copa Sul-Americana em sua temporada 2023. O ponto de encontro será o estádio Presbítero Bartolomé Grella, em Paraná. O início está previsto para 19h (horário de Brasília). O confronto de retorno, no Rio de Janeiro, está marcado para 19 de julho. Quem avançar irá enfrentar o Guarani, do Paraguai, nas oitavas de final.
O desempenho recente do Patronato
Uma surpreendente vitória diante do Atlético Nacional, da Colômbia, em Medellín, deu ao Patronato, time da Segunda Divisão do Campeonato Argentino, a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana. Ao marcar 1 a 0 na equipe colombiana, que vivia uma crise de relacionamento após ter perdido o título da liga nacional, avançou para seis pontos (duas vitórias e quatro derrotas) superando o Melgar, do Peru, que ficou parado nos quatro pontos, ocupando a terceira posição do grupo H. Olimpia (14 pontos), do Paraguai, e Atlético Nacional (dez), já haviam assegurado as vagas nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Depois de uma breve passagem pela divisão de elite do Campeonato Argentino, o Patronato vem encontrando dificuldades em seu retorno para Primera B Nacional, a Segundona. No sábado, 8 de julho, atuando fora de seus domínios, foi derrotado, por 2 a 0, pelo Alvarado. O jogo valeu pela vigésima quarta rodada da temporada 2023. Parado nos 28 pontos (sete vitórias, sete empates e nove derrotas), caiu para décima segunda posição na tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate.
Está 11 pontos abaixo do Agropecuario, que lidera o grupo A, e cinco pontos abaixo do Nueva Chicago, que na oitava posição fecha a região que permite avançar para o próximo estágio do torneio e, dessa maneira, seguir na briga pelo acesso para a divisão de elite. O Patronato tem a décima quarta melhor campanha do torneio como mandante. Dos 33 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou 18 (cinco vitórias, três empates e três derrotas). Fez 17 gols e sofreu oito.
A forma atual do Botafogo
O Botafogo anunciou o português Bruno Lage como seu novo técnico. Ele assumiu a vaga aberta com o pedido de demissão do compatriota Luís Castro, que deixou o clube para aceitar proposta financeiramente superior do Al Nassr, da Arábia Saudita. Lage, que tem passagens pelo Benfica, de Portugal, e Wolverhampton, da Inglaterra, entretanto, ainda não estará no banco de reservas nesta quarta-feira. Sua estreia for marcada para sábado, 15 de julho, na partida contra o Red Bull Bragantino pela décima quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Assim, Gerson Caçapa seguirá como interino no duelo contra o Patronato. O auxiliar colheu duas vitórias nos jogos que teve o time sob suas ordens até agora no período de transição. Ambas em jogos pelo Brasileirão e pelo placar 2 a 0. A primeira, no Engenhão, contra o Vasco. No domingo, 9 de julho, a vítima foi o Grêmio. O alvinegro, depois de ter sido dominado, especialmente no primeiro tempo, alcançou a vitória com tentos de Carlos Eduardo, aos 30 minutos, e Carlos Alberto, aos 42 minutos, da etapa final.
Avançou, assim, para 36 pontos (12 vitórias e duas derrotas). Conservou a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro e ampliou para dez pontos a vantagem na comparação com Flamengo e Grêmio, seus perseguidores mais próximos. Na Copa Sul-Americana, o Botafogo liderou o grupo A até a jornada final. Porém, perdeu a primeira posição para a LDU, do Equador, que venceu a Universidad Cesar Vallejo chegando aos 12 pontos, ao ficar no empate, em casa, por 1 a 1, com o Magallanes, do Chile, atingindo apenas dez pontos. Foi o último jogo sob o comando de Luis Castro. Isso evitou que o time avançasse diretamente para as oitavas de final.
Botafogo na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Patronato x Botafogo
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Patronato x Botafogo
A Copa Sul-Americana volta a ter transmissão pela TV aberta para o Brasil pelo SBT. Através dos canais por assinatura, os jogos são exibidos pela da Disney (ESPN e Star+) e Paramount+. Já pela internet/streaming você confere também na Disney (ESPN e Star+) e Paramount+. Não há transmissão de streaming dos jogos da Copa Sul-Americana nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Patronato x Botafogo
Suspensos e lesionados para Patronato x Botafogo
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Rafael da Silva Lesão no joelho Meados de dezembro de 2024 |
Roberto Gatito Fernández Fora com a seleção Após 1 jogo |
Probabilidades de resultado para Patronato x Botafogo
O palpite Patronato x Botafogo do SDA
Atravessando um excelente momento e enfrentando um Patronato muito limitado tecnicamente, o Botafogo tem o prognóstico na vitória como o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o encontro desta quarta-feira pela rodada de ida da fase de 16 avos de final da Copa Sul-Americana em sua temporada 2023.
Palpite Patronato x Botafogo