As informações e o palpite para Peru x Colômbia
Uma seleção colombiana com nova direção entra no caminho da equipe do Peru nesta quinta-feira, 3 de junho. O encontro faz parte da agenda da sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. O torneio ficou interrompido por mais de um ano devido à pandemia de Covid-19 e teve quatro jornadas completadas. As rodadas cinco e seis foram adiadas. A sede da partida será o estádio Nacional, em Lima. O início está marcado para 23h (horário de Brasília).
Como funcionam as Eliminatórias Sul-Americanas
Com dez seleções participantes, as eliminatórias sul-americanas são disputadas em sistema de pontos corridos com turno e returno. Ao final de 18 rodadas, os quatro primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O quinto colocado ainda terá chance de chegar lá. Porém, para isso, terá que disputar a repescagem contra o campeão das eliminatórias da Oceania. Serão duas partidas (ida e volta).
O desempenho recente do Peru
Após ter conseguido quebrar um jejum de décadas e disputar a Copa do Mundo da Rússia de 2018, a seleção peruana largou muito mal na tentativa de repetir a façanha no Mundial do Qatar. Empatou sua primeira partida nas Eliminatórias Sul-Americanas, por 2 a 2, contra o Paraguai, em Assunção, e, na sequência, sofreu três derrotas. Apanhou, por 4 a 2, do Brasil, em Lima, no complemento da jornada dupla inicial.
Depois, em novembro de 2020, na segunda jornada dupla, pouco antes da interrupção do torneio, levou 2 a 0 do Chile, em Santiago, e viu o placar ser repetido na derrota, em Lima, para Argentina. O único ponto conquistado deixou a equipe na nona – penúltima – posição da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. São cinco pontos a menos do que o Uruguai, que fecha a região de equipes que teria a chance de conseguir um lugar no próximo mundial.
Para o duelo desta quinta-feira e a partida do próximo dia 8, fora de casa, contra o Equador, o técnico argentino Ricardo Gareca voltou a convocar o atacante Paolo Guerrero, recuperado de grave lesão no joelho. A relação de atletas chamados para o encontro conta com:
Goleiros: Pedro Gallese, José Carvallo e Carlos Cáceda.
Defensores: Luis Advíncula, Aldo Corzo, Jhilmar Lora, Luis Abram, Miguel Araujo, Renzo Garcés, Christian Ramos, Anderson Santamaría, Alexander Callens, Miguel Trauco e Marcos López.
Meio campistas: Renato Tapia, Martín Távara, Pedro Aquino, Yoshimar Yotún, Sergio Peña, Christian Cueva, André Carrillo, Luis Iberico, Edison Flores e Christofer Gonzales.
Atacantes: Paolo Guerrero, Gianluca Lapadula, Raúl Ruidíaz e Alex Valera.
Provável escalação do Peru
Peru na temporada atual
A forma atual da Colômbia
A derrota, por 6 a 1, diante do Equador na segunda partida da rodada dupla de novembro de 2021 das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2021 marcou o fim do período do técnico português Carlos Queiroz à frente da seleção colombiana. Na partida anterior, sua situação já havia ficado complicada com a derrota, em casa, por 3 a 0, contra o Uruguai. Dessa maneira, a equipe ficou estacionada nos quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas).
Suficiente apenas para ocupar a sétima posição na tabela de classificação. Para a vaga, foi contratado Reinaldo Rueda. O colombiano estava na direção da seleção chilena, a qual abandonou apesar de ter contrato até o final das eliminatórias. Nenhuma novidade. O treinador não é mesmo de cumprir seus compromissos. Largou o Flamengo com contrato em vigor para aceitar a proposta dos chilenos.
A primeira lista de Rueda, no entanto, criou polêmica mais por quem ficou de fora do quem por quem foi chamado. Inicialmente relacionado, James Rodriguez foi cortado. O treinador disse que ele não teria condições físicas de atuar. O atleta, no entanto, contestou a decisão.
- Goleiros: David Ospina (Napoli-ITA), Aldair Quintana (Atlético Nacional) e Camilo Vargas (Atlas FC-MEX);
- Defensores: Carlos Cuesta (KRC Genk-BEL), Daniel Muñoz (KRC Genk-BEL), Davinson Sánchez (Tottenham-ING), Óscar Murillo (Pachuca-MEX), Stefan Medina (Monterrey-MEX), William Tesillo (León-MEX), Yerry Mina (Everton-ING);
- Meias: Baldomero Perlaza ( Atlético Nacional), Gustavo Cuéllar (Al Hilal), Jéfferson Lerma (Bournemouth-ING), Juan Fernando Quintero (Shenzen-CHI), Matheus Uribe (Porto-POR), Sebastián Pérez (Boavista-POR), Wílmar Barrios (Zenit-RUS), Yairo Moreno (León-MEX) e Juan Guillermo Cuadrado (Juventus-ITA);
- Atacantes: Alfredo Morelos (Rangers-ESC), Duván Zapata (Atalanta-ITA), Luis Diaz (Porto-POR), Luis Muriel (Atalanta-ITA), Miguel Borja (Junior-COL) e Rafael Santos Borré (River Plate-ARG),
Provável escalação da Colômbia
Colômbia na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Peru x Colômbia:
Diante de uma Colômbia ainda se ajustando depois da mudança de comando, o Peru, com uma base formada, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Prognóstico e palpite final para Peru x Colômbia: