As informações e o palpite para Portugal x Croácia
Portugal abre neste sábado, 5 de setembro, sua defesa do título da Liga das Nações da Europa. Campeão da edição inaugural do torneio, recebe a seleção da Croácia na primeira jornada da versão 2020/2021 da competição. O duelo será realizado no estádio do Dragão, no Porto, a partir das 15h45 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo 3, que ainda tem a França, campeã mundial, e a Suécia.
A competição está em sua segunda edição, que sofreu modificações no formato. A Liga A, divisão de elite do torneio, em vez de 12 participantes, passou a ter 16. Dessa maneira, o rebaixamento que deveria ter acontecido na edição de estreia não foi feito. Isso evitou por exemplo, que a Alemanha fosse mandada para Liga B.
A Uefa dividiu as equipes em quatro grupos. Haverá confrontos no sistema de ida e volta. Ao final das seis rodadas previstas, o campeão de cada chave irá para as finais. Na primeira versão, Portugal ficou com o título. Quem ficar em último lugar será relegado para Segunda Divisão. Isso, naturalmente, se não for uma seleção de primeira linha. Nesse caso, pode haver nova virada de mesa.
O desempenho recente de Portugal
Campeã também da Euro 2016, Portugal não abriu mão de seus principais jogadores no início de sua campanha para manter a ‘dupla coroa’ continental. O técnico Fernando Santos trouxe como novidades na lista apenas O goleiro Rui Silva e o atacante Francisco Trincão. Depois da Croácia, a seleção vai enfrentar a Suécia, fora de casa, na terça-feira, 8 de setembro.
Na primeira edição da Nations League, a equipe lusitana fechou a primeira fase no topo da classificação do grupo 3. Acumulou oito pontos (duas vitórias e dois empates). Superou Itália (cinco pontos) e Polônia (dois). Na fase final, sediada em Portugal, bateu a Suíça, por 3 a 1, na semifinais e levantou a taça ao fazer 1 a 0 na Holanda na decisão.
Não conseguiu manter o mesmo rendimento nas eliminatórias para Euro 2020. Mesmo assim garantiu a vaga direta nas eliminatórias ao ficar na segunda posição do grupo B. Conquistou 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e uma derrota). Ficou atrás da Ucrânia, que acumulou 20 pontos. A seleção foi inserida no grupo F, que tem Alemanha e França. Ainda aguarda a definição do último classificado na repescagem. Os jogadores chamados para os duelos iniciais da Liga das Nações foram:
Goleiros: Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada FC)
Defensores: João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), Domingos Duarte (Granada FC), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)
Meias: Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), André Gomes (Everton FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), Renato Sanches (Lille), João Moutinho (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto).
Atacantes: Diogo Jota (Wolverhampton), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Trincão (Barcelona), Gonçalo Guedes (Valência) e João Félix (Atlético Madrid).
Provável escalação de Portugal
Portugal na temporada atual
A forma atual da Croácia
A Croácia fracassou na primeira participação na Liga das Nações. Com somente quatro pontos conquistados (uma vitória, um empate e duas derrotas), ficou na última posição do grupo 4, atrás de Inglaterra (sete pontos) e Espanha (seis). Deveria, dessa maneira, ter sido rebaixada para Liga B. Porém, acabou beneficiada pelo aumento do número de participantes na disputa, o que evitou sua queda para Segunda Divisão do torneio.
Isso não fez, contudo, que o técnico Zlatko Dalić passasse a dar mais valor à competição. Tanto que aceitou os pedidos para não chamar o meia Luka Modric, do Real Madrid, Ivan Rakitic, que estava no Barcelona e se transferiu para o Sevilha, dois dos mais importantes jogadores da seleção. Queriam descanso antes de começar a temporada 2020/2021.
Assim, para o encontro com Portugal e a partir diante da França, também fora de casa, na terça-feira, 8 de setembro, terá que se virar com:
Goleiros: Dominik Livakovic (Dínamo Zagreb), Simon Sluga (Luton Town, Ing) e Ivo Grbic (Atlético de Madrid).
Defensores: Domagoj Vida (Besiktas, Tur), Dejan Lovren (Zenit, Rus), Sime Vrsaljko (Atlético de Madrid, Esp), Tin Jedvaj (Bayer Leverkusen, Ale), Borna Barisic (Glasgow Rangers, Esc), Duje Caleta-Car (Marselha, Fra), Dario Melnjak (Rizespor, Tur) e Mile Skoric (Osijek).
Meias: Antonio Colak (Rijeka), Ante Budimir (Maiorca, Esp), Mateo Kovacic (Chelsea, Ing), Marcelo Brozovic (Inter Milão, Ita), Milan Badelj (Lazio, Ita), Mario Pasalic (Atalanta, Ita) e Nikola Vlasic (CSKA Moscou, Rus).
Atacantes: Ivan Perisic (Bayern Munique, Ale), Andrej Kramaric (Hoffenheim, Ale), Ante Rebic (AC Milan, Ita), Josip Brekalo (Wolfsburgo, Ale) e Bruno Petkovic (Dínamo Zagreb).
Provável escalação da Croácia
Croácia na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Portugal x Croácia:
Mostrando maior interesse na competição, Portugal tem o prognóstico em seu sucesso contra a Croácio o palpite indicado para o encontro deste sábado pela primeira rodada da versão 2020/2021 da Liga das Nações da Europa.
Prognóstico e palpite final para Portugal x Croácia: