As informações e o palpite para Rangers x Malmo
Em busca do caminho de volta para Champions League, o Rangers, da Escócia, tenta a virada nesta terça-feira, 10 de agosto, contra o Malmo, da Suécia. O encontro é parte da jornada de retorno da terceira etapa das eliminatórias que vão indicar os últimos classificados para o estágio de grupos da Liga dos Campeões em sua versão 2021/2022. Será realizado no estádio Ibrox, em Glasgow, a partir das 16h (horário de Brasília). Na partia de ida, os suecos venceram por 2 a 1. Assim, avançarão para os playoffs, a última etapa do processo seletivo, em caso de novo sucesso ou empate. Quem levar a melhor nesse duelo pegará o vencedor do embate envolvendo Olympiacos, da Grécia, e Ludogorets, da Bulgária. Os escoceses, para mudar o cenário, precisam vencer por diferença igual ou superior a dois tentos. Caso ganhem por margem mínima, provocarão a realização de prorrogação de 30 minutos. Se houve igualdade no período extra, a definição do sobrevivente será feita nas cobranças de pênaltis.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Rangers
O retorno para Champions League pode ser considerado o último passo no processo de reconstrução do Rangers. Que depois de ir à falência e ser rebaixado para Quarta – última – Divisão do Campeonato Escocês subiu degrau por degrau até retornar à Premiership, a divisão de elite do país, e teve que ver o Celtic, seu maior rival, erguer o troféu por nove anos seguidos até conseguiur quebrar na temporada 2020/2021 a hegomonia erguendo o troféu de campeão nacional.
Para manter as esperanças de chegar lá, o técnico Steven Gerrard optou por preservar boa parte de seus recursos do duelo com o Dundee United no sábado, 7 de agosto, pela segunda rodada da versão 2021/2022 do Campeonato Escocês. Da equipe que foi escalada como titular para enfrentar o Malmo no jogo de ida, cinco atletas foram deixado de fora da formação inicial do confronto com o Dundee. O Rangers acabou perdendo por 1 a 0. Gol de Robson aos 19 minutos do segundo tempo.
A ideia era preservar os atletas, prioritariamente do setor de criação e finalização, para o duelo desta terça-feira. No encontro de ida, o Rangers contou com a posse de bola pela maior parte do tempo (56%), criou mais do que o dobro de oportunidades para finalização (8 a 4), mas esbarrou na qualidade dos arremates. Os suecos mandaram três tiros no alvo contra apenas dois dos escoceses. Abriram o marcador aos dois minutos da fase final através de Rieks. Ampliaram dois minutos depois com Birmancevic. A vantagem só foi diminuída aos 50 minutos em tento de Davis.
Provável escalação do Rangers
Rangers na temporada atual
A forma atual do Malmo
O Malmo está em ritmo de competição mais intenso do que o Rangers. A Suécia adota o calendário anual. Assim, o Campeonato Sueco versão 2020 chegou à décima quarta rodada, a penúltima do primeiro turno, no último final de semana. O clube, atuando fora de seus domínios, ficou na igualdade com o Halmstad, resultado que o devolveu para liderança da Allsvenskan. Chegou aos 30 pontos (nove vitórias, três empates e duas derrotas), igualando-se ao Djurgarden, que perdeu para o AIK, por 4 a 1, e caiu para segunda posição por levar desvantagem nos critérios de desempate.
O time não perde desde 3 de julho, quando foi superado, fora de casa, pelo Norrkoping por 3 a 2. Desde então, colheu seis vitórias e três empates. Foi nesse período que começou a disputar as eliminatórias em busca de um lugar na fase de grupos da Champions League. Abriu a campanha contra o Riga, da Letônia. Venceu o primeiro jogo, em casa, por 1 a 0. Depois, administrou a vantagem garantindo o direito de seguir na batalha com o empate por 1 a 1 no duelo de retorno.
Na segunda etapa do processo seletivo, o Malmo teve como adversário o HJK, da Finlândia. Repetiu a fórmula do estágio anterior. Teve a chance de começar atuando em casa e fez valer o mando de campo marcando 2 a 1. Depois, em Hensinque, segurou o empate por 2 a 2 que foi suficiente para que conseguisse a classificação. O time sueco também preservou seu elenco no duelo de final de semana. Dos atletas que aturam como titulares no jogo de ida contra o Rangers, somente dois começaram a partida contra o Halmstad.
Provável escalação do Malmo
Malmo na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Rangers x Malmo:
Contra um Malmo que provavelmente se fechará na defesa na tentativa de segurar o empate, o Rangers, dono de recursos técnicos suficientes para furar o bloqueio, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela jornada de retorno da terceira fase das eliminatórias que vão indicar os últimos classificados para a fase de grupos da Champions League versão 2021/2022.
Prognóstico e palpite final para Rangers x Malmo: