As informações e o palpite para República Checa x Inglaterra
A liderança da chave D estará em jogo no encontro desta terça-feira, 22 de junho, envolvendo República Checa e Inglaterra. O confronto terá como sede o estádio Wembley, em Londres. Faz parte da programação da terceira rodada do estágio de grupos da Euro 2020. O pontapé inicial está marcado para 16h (horário de Brasília), assim como o outro encontro da chave entre Croácia e Escócia.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da República Checa
A seleção checa estreou na fase final da Euro 2020 superando a Escócia, em pleno Hamden Park, em Glasgow, por 2 a 0. Na jornada inaugural do grupo D, contou com gols do atacante Patrick Schick. O atleta do Bayer Leverkusen abriu o caminho para a vitória aos 42 minutos do primeiro tempo e completou o serviço aos sete minutos da fase final em duelo que sua equipe, com 44% do tempo com a posse da pelota mostrou grande precisão nas finalizações. Das dez oportunidades criadas, sete foram na direção certa.
Os escoceses pressionaram bem mais ao longo do confronto. Foram 19 arremates. Porém, 11 deles acabaram sendo cortados pelo sistema defensivo da República Checa. Com três tiros para fora, cinco terminaram nas mãos do arqueiro Vaclik. Diante da Croácia, Schick voltou a entrar em ação colocando os checos em vantagem aos 37 minutos do primeiro tempo ao converter cobrança de pênalti na única finalização certa da equipe no duelo. No entanto, dessa vez não foi possível segurar a vitória. Na fase final, os croatas igualaram o confronto em tento de Perisic aos dois minutos. O encontro ficou no 1 a 1 até o final.
Resultado compatível como o desempenho das equipes, que criaram 11 oportunidades de finalização no encontro. Se os checos só acertaram um arremate no alvo, os croatas não fizeram muito melhor. Foram dois tiros na direção certa. Ao chegar aos quatro pontos, a República Checa ficou bem próximo da classificação para as quartas de final. Um empate nesta terça-feira será suficiente para isso. No entanto, mesmo que perca, provavelmente avançará, seja como segunda colocada da chave ou até mesmo entre as melhores equipes que terminarem na terceira posição na repescagem entre os grupos. Os convocados para Euro 2020 foram:
Goleiros: Tomáš Vaclík, Jiří Pavlenka e Aleš Mandous;
Defensores: Vladimír Coufal, Pavel Kadeřábek, Ondřej Čelůstka, Tomáš Kalas, David Zima, Jan Bořil, Aleš Matějů e Jakub Brabec;
Meio-campistas: Lukáš Masopust, Vladimír Darida, Tomáš Souček, Antonín Barák, Alex Král, Tomáš Holeš, Petr Ševčík, Jakub Jankto, Adam Hložek, Jakub Pešek e Michal Sadílek;
Atacantes: Patrik Schick, Michael Krmenčík, Matěj Vydra e Tomáš Pekhart.
Provável escalação da República Checa
República Checa na temporada atual
A forma atual da Inglaterra
A Inglaterra decepcionou seus torcedores na partida de sexta-feira, 18 de junho, ante a seleção escocesa. O encontro não saiu do 0 a 0 e mostrou pouca ambição em busca da vitória dos dois lados. No caso da Escócia, muito inferior tecnicamente, até se pode compreender a postura mais cautelosa. No entanto, a expectativa era bem maior em relação ao English Team, ainda que a postura pouco ousada não pudesse ser classificada como surpresa.
O estilo de correr o mínimo risco possível tem sido uma norma do técnico Gary Southgate nas últimas partidas. Ele tem surtido efeito defensivamente. Nas últimas quatro partidas, a Inglaterra não teve sua defesa vazada uma vez sequer. Os escoceses, no entanto, até criaram 11 oportunidades para arremate. No entanto, só um dos tiros foi no alvo. Sete acabaram sendo bloqueados pelo sistema defensivo inglês.
No entanto, ofensivamente o time tem mostrado pouco. Foram nove chances de disparo. Um deles atingiu seu objetivo. Assim, a Inglaterra chegou aos quatro pontos. Compartilha a liderança da chave com a República Checa. Um empate a colocará na próxima fase. Porém, na segunda colocação, uma vez que os checos têm melhor saldo de gols (2 a 1). Só a vitória serve para que o primeiro lugar do grupo seja garantido. Os atletas convocados para Euro 2020 foram:
Goleiros: Dean Henderson, Sam Johnstone e Jordan Pickford;
Defensores: Ben White, Ben Chilwell, Conor Coady, Reece James, Harry Maguire, Tyrone Mings, Luke Shaw, John Stones, Kieran Trippier e Kyle Walker.
Meio-campistas: Jude Bellingham, Jordan Henderson, Mason Mount, Kalvin Phillips e Declan Rice;
Atacantes: Dominic Calvert-Lewin, Phil Foden, Jack Grealish, Mason Greenwood, Harry Kane, Marcus Rashford, Bukayo Saka, Jadon Sancho e Raheem Sterling.
Provável escalação da Inglaterra
Inglaterra na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para República Checa x Inglaterra:
Precisando da vitória para assegurar o primeiro posto, espera-se que a Inglaterra adote uma estratégia mais agressiva. assim, o prognóstico em seu sucesso diante da República Checa é o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela última rodada da fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para República Checa x Inglaterra: