As informações e o palpite para Rizespor x Besiktas
Único clube a depender somente de seus resultados para alcançar o título do Campeonato Turco versão 2020/2021, o Besiktas enfrenta o Rizespor nesta quinta-feira, 28 de abril. O confronto cumpre a agenda da trigésima oitava jornada da SuperLig. Será realizado no estádio Çaykur Didi em Rize. O início está marcado para 14h30 (horário de Brasília).
Uma virada de mesa mudou o número de participantes da SuperLig. O torneio, que antes era disputado por 18 clubes, passou a ter 21. Justificativa? Nenhuma. O torneio foi disputado de ponta a ponta em 2019/2020. Apesar da paralisação que ocorreu em todos os países, teve todas suas jornadas concluídas. Mesmo assim, os clubes se juntaram, fizeram uma petição para abolir o rebaixamento e a Federação Turca aceitou. Promoveu, dessa maneira, a volta dos que não foram. Kayserispor, Ankaragucu e Yeni Malatyaspor, que haviam sido rebaixados por seu desempenho em campo, permaneceram. De quebra, incluiu Erzurumspor, Hatayspor e Karagumruk, que fizeram por merecer sua vaga nos gramados da Segunda Divisão.
Então, em vez de 34 rodadas, o torneio terá 42 na versão 2020/2021 e um time folgando em cada jornada. Campeão e vice garantem vaga na Champions League. Terceiro e quarto colocados ficam com um lugar na Europa League. O rebaixamento, que antes atingia os três piores, foi estendido para os quatro últimos. A intenção é manter o torneio com 20 clubes a partir da edição 2021/2022. Isso, naturalmente, se não acontecer uma nova virada de mesa.
O desempenho recente do Rizespor
O Rizespor teve sua sequência de três rodadas consecutivas com pontuação interrompida na sexta-feira, 23 de abril. Depois de empatar, em casa, por 0 a 0, com o Trabzonspor, integrante do G4 do Campeonato Turco e superar Antalyaspor (3 a 2) e Konyaspor (5 a 3), parou no Genclerbirligi e sua luta desesperada contra a degola.
Em duelo bastante equilibrado, dividiu a posse de bola com os donos da casa, criou até mais chances de finalização (14 a 12), porém pecou na qualidade. Nos arremates certos, o Genclerbirligi foi muito superior (6 tiros contra 3). Abriu o marcador aos 46 minutos da etapa inicial através de Johansson, indo para o vestiário em vantagem. Aumentou a frente aos 17 minutos da fase final com Sio. O Rizespor só fio descontar aos 29 minutos com Samudio. Não passou disso.
Com 42 pontos (dez vitórias, 12 empates e 13 derrotas), iniciou a disputa da jornada 38 na décima segunda posição da tabela de classificação, quando já considerados os critérios de desempate. Cinco pontos acima do Erzurum, décimo oitavo colocado e primeiro time na região da degola. Como mandante, o desempenho é superior. O Rizespor é o décimo colocado no ranking dos donos da casa da SuperLig. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna um, colheu 28 (sete vitórias, sete empates e três derrotas). Fez 25 gols e sofreu 21.
Lesões devem deixar de fora da partida desta quarta-feira o goleiro Zafer Gorgen (duas partidas na temporada 2020/2021 do Campeonato Turco); o defensor Yassine Meriah (26 jogos, um gol); e os meias Fernando Boldrin (23 jogos, seis gols) e Abdullah Durak (24 jogos, sem gol).
Provável escalação do Rizespor
Rizespor na temporada atual
A forma atual do Besiktas
O Besiktas fez valer no sábado, 24 de abril, o mando de campo diante do Kayserispor. Marcou 3 a 1 conservando sua vantagem na liderança do Campeonato Turco. Tirou o zero do marcador logo aos quatro minutos da etapa inicial em cobrança de pênalti convertida por Ghezzal. A vantagem, entretanto, durou pouco. Dos minutos depois, Paulo Henrique igualou o marcador. Foi a única finalização certa da equipe visitante no confronto.
Os donos da casa, todavia, não tardaram a assumir o comando do placar. Aos 13 minutos, N´Koudou fez o segundo gol. O serviço foi completado aos 20 minutos da segunda etapa por ele mesmo. A vantagem acabou justificando o domínios do Besiktas no confronto. O clube criou 19 chances para arremate, sendo que sete dos tiros tiveram a direção certa.
Com 75 pontos (23 vitórias, seis empates e seis derrotas), manteve sua posição no topo da tabela de classificação do Campeonato Turco. Três pontos acima do Fenerbahce, segundo colocado, e seis à frente do Galatasaray, terceiro colocado. São os candidatos ao título. Como visitante, todavia, o Besiktas tem desempenho inferior. É o terceiro colocado no ranking desse quesito da SuperLig. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna dois, colheu 33 (dez vitórias, três empates e quatro derrotas). Marcou 34 gols e sofreu 24.
O defensor Valentin Rosier (29 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Turco, um gol) e o meia Necip Uysal (26 jogos, um gol), suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos, ficam fora da partida. Os desfalques devem aumentar por problemas de contusão. Estão na enfermaria os meias Ajdin Hasic (oito jogos, dois gols) e Oguzhan Ozyakup (19 jogos, três gols); e os atacantes Vincent Aboubakar (26 jogos, 15 gols), Cyle Larin (33 jogos, 15 gols) e Cenk Tosun (três jogos, três gols).
Provável escalação do Besiktas
Besiktas na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Rizespor x Besiktas:
Com desfalques importantes na defesa, no meio-campo e no ataque, embora seja superior tecnicamente, o Beskitas faz com que o prognóstico na igualdade seja o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela trigésima oitava rodada do Campeonato Turco edição 2020/2021.
Prognóstico e palpite final para Rizespor x Besiktas: