As informações e o palpite para São Paulo x Grêmio
Com suas atenções voltadas para a disputa da Copa Libertadores da América, o São Paulo entra em campo neste sábado, 14 de agosto, para cumprir a tabela da décima sexta rodada do Brasileirão 2021. Vai receber o Grêmio no estádio do Morumbi, em São Paulo, tentando se manter fora da zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo tem pontapé inicial marcado para 21h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do São Paulo
O Tricolor Paulista abriu na terça-feira, 10 de agosto, sua batalha contra o Palmeiras pela sobrevivência na disputa pelo título da Copa Libertadores da América 2021. O duelo de ida das quartas de final, no Morumbi, ficou no empate por 1 a 1. Os donos da casa saíram na frente com tento de Luan, aos nove minutos da segunda etapa. O alviverde, no entanto, reagiu e alcançou a igualdade aos 29 minutos com gol de Patrick. Assim, poderá atuar com a vantagem da igualdade sem gols no confronto de retorno, que está agendado para a próxima terça-feira, 17 de agosto, no Allianz Parque.
O duelo certamente terá influência na escalação que o técnico Hernan Crespo definirá para o duelo deste sábado. A vaga na próxima etapa do confronto continental certamente é prioridade. Assim, jogadores desgastados devem ser preservados do confronto com o Grêmio. Essa estratégia, no entanto, deverá ser utilizada com moderação, uma vez que a situação do São Paulo no Brasileirão está longe de ser confortável. Com 15 pontos (três vitórias, seis empates e seis derrotas), ocupa a décima sexta posição na tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate, uma vez que o Sport, décimo quinto colocado, tem a mesma pontuação.
É o primeiro posto fora da região da degola. Tem um ponto a mais do que o América-MG, décimo sétimo colocado, primeiro time no Z4. O lateral Wellington, que sofreu uma lesão na coxa esquerda no jogo contra o Palmeiras, é considerado baixa certa. Se juntou no departamento médico a Luciano, Eder, Diego Costa, Marquinhos e William. O zagueiro Arboleda, que foi sacado no Choque Rei no intervalo como precaução por estar retornando ao time após se recuperar de lesão, é um candidato a ser preservado. Outro é o lateral-direito Daniel Alves, que disputou todo o clássico após ter chegado do Japão, onde disputou com a seleção brasileira os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Provável escalação do São Paulo
São Paulo na temporada atual
A forma atual do Grêmio
O Grêmio entrou em campo pela última vez na segunda-feira, 9 de agosto. Em Porto Alegre, encarou a Chapecoense, lanterna do Brasileirão, e fez se dever de casa. Venceu por 2 a 1, de virada. O time catarinense abriu o placar logo aos quatro minutos da etapa inicial com tento de Anselmo. A reação aconteceu ainda antes do intervalo. Alisson igualou o placar aos 18 minutos. O segundo tento foi marcado Por Borja, que fez sua estreia no Tricolor Gaúcho, em cobrança de pênalti, aos 33 minutos.
O time gaúcho conseguiu, ao contar com a posse de bola por 54% do tempo, produzir 20 oportunidades para finalização ao longo do confronto. No entanto, esbarrou na falta da qualidade da pontaria. Apenas três dos arremates foram na direção certa. A Chapecoense ameaçou pouco. Fez seis disparos, sendo dois deles no alvo. Assim, o Grêmio avançou para dez pontos (duas vitórias, quatro empates e sete derrotas).
Insuficiente para deixar a décima nona – penúltima – posição na tabela de classificação. Como visitante, o desempenho do Grêmio é ligeiramente superior. É o terceiro pior no ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou três (um empate e cinco derrotas). Fez três gols e sofreu nove. O goleiro Brenno, que também participou da disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com a seleção brasileira, se reapresentou ao clube. Não há, contudo, certeza de que retomará sua posição de titular. Chapecó, que o substituiu, fez ótimas atuações e pode ser mantido no posto pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O volante Matheus Henrique, negociado com o Sassulo, da Itália, não atua mais pelo clube. O zagueiro Ruan também fechou com o mesmo time italiano, mas fica no Grêmio até o final do ano.
Provável escalação do Grêmio
Grêmio na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para São Paulo x Grêmio:
Diante de um Grêmio que apesar das limitações tem mostrado disposição, o São Paulo, com muitas baixas por lesão e com calendário bem mais apertado, faz com que o prognóstico na igualdade seja o palpite indicado para o confronto deste sábado pela décima sexta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para São Paulo x Grêmio: