As informações e o palpite para São Paulo x Vasco
Vítima de uma goleada no final de semana, o São Paulo enfrenta o Vasco, que foi algoz de um duelo com placar dilatado em seu último confronto. O duelo vale pela programação da rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2021. O ponto do encontro será o estádio do Morumbi, em São Paulo. A previsão é de que a bola comece a rolar às 21h30 (horário de Brasília). A partida de retorno está marcada para quarta-feira, 4 de agosto, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Neste ano, eles entraram na disputa no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio passou a adotar o formato que está em vigor e vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do São Paulo
O Tricolor Paulista foi atropelado pelo Flamengo no domingo, 25 de julho, no Maracanã, em confronto pela décima terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado foi fruto do desequilíbrio da equipe na reta final da partida. O São Paulo fez um primeiro tempo superior aos donos da casa. Mesmo com um pouco menos de tempo com a posse de bola (46%), conseguiu criar quase o dobro de chances para finalização (11 a 6). Porém, esbarrou na qualidade dos arremates. No quesito tiro certo, houve igualdade (quatro para cada lado) e o placar não saiu do zero.
No entanto, o Tricolor conseguiu marcar logo aos três minutos da fase final com Arboleda. Manteve a vantagem até os 25 minutos. Quando Bruno Henrique, após receber assistência de Arrascaeta, igualou o placar, o São Paulo desmoronou. Dois minutos depois, Bruno Henrique virou o jogo. Mais cinco minutos, fez o terceiro gol. Aos 41 minutos, Bruno Henrique ampliou. Por fim, aos 47 minutos, Wellington fez um tento contra completando o desastre.
Com 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e seis derrotas), o São Paulo caiu para décima sétima posição na tabela de classificação voltando a frequentar a zona de rebaixamento. Com isso, o Brasileirão ficará mesmo em segundo plano tendo como único objetivo no clube evitar a queda para Segunda Divisão. As atenções serão voltadas para Copa Libertadores da América, na qual conseguiu a vaga nas quartas de final e terá o clássico com o Palmeiras e na Copa do Brasil, torneio em que nunca foi campeão. A estreia neste último aconteceu na terceira fase e teve direito a susto. O Tricolor perdeu o jogo de ida para o 4 de Julho por 3 a 2. Porém, deu o troco em grande estilo. Na partida de retorno, goleou por 9 a 1.
Provável escalação do São Paulo
São Paulo na temporada atual
A forma atual do Vasco
O Vasco viveu o outro lado da moeda na décima quarta rodada da temporada 2021 da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi o responsável por golear o Guarani no sábado, 24 de julho, em São Januário, no jogo que marcou a estreia do técnico Lisca. Ele ocupou a vaga aberta com a demissão de Marcelo Cabo. O resultado ampliou a sequência invicta do cruz-maltido para seis partidas (três vitórias e três derrotas).
Foram necessários apenas nove minutos para que os donos da casa abrissem o marcador. Marquinhos Gabriel marcou após receber passe de Bruno Gomes. Aos 29 minutos, a frente foi ampliada em cobrança de pênalti executada por Germán Cano. Bruno Silva colaborou fazendo um gol contra aos 24 minutos da fase final. Lucão marcou, aos 37 minutos, o gol de honra do Bugre. Mas, aos 42 minutos, Léo Jabá completou o serviço fazendo o quarto tento vascaíno.
Com 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas), o Vasco figura na sexta posição na tabela de classificação da Segunda Divisão do Brasileirão. Um ponto abaixo do Goiás, quarto colocado e último time na zona de acesso para divisão de elite do Brasileirão. Como visitante, tem desempenho bem inferior. É o décimo segundo colocdao no ranking desse quesito. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou seis (uma vitória, três empates e duas derrotas). Fez sete gols e sofreu oito.
Na Copa do Brasil, com Marcelo Cabo na direção, o Vasco fez sua estreia precisando recorrer à vantagem do empate que o regulamento concedia ao visitante na primeira fase para sobreviver. Ficou no 1 a 1 com a Caldense. No estágio seguinte, em que essa situação já não mais existia, bateu o Tombense, em Tombos, por 2 a 1. Na terceira etapa, passou pelo Boavista. Fez 1 a 0 no jogo como visitante e garantiu a vaga ao ficar no 1 a 1 na segunda partida.
Provável escalação do Vasco
Vasco na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para São Paulo x Vasco:
Apesar do placar desastroso contra o Flamengo, o São Paulo tem um time com qualidade técnica suficiente para que o prognóstico em sua vitória diante do Vasco seja o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2021.
Prognóstico e palpite final para São Paulo x Vasco: