Prognóstico para Shkupi x Pyunik
Registre-se e aposte com as melhores cotações para o jogo
[toc]
As informações e o palpite para Shkupi x Pyunik
Responsáveis por um dos mais emocionantes confrontos da rodada de ida da segunda fase das eliminatórias que vão definir os últimos participantes da Liga Europa versão 2019/2020, Shkupi, da Macedônia do Norte, e Pyunik, da Armênia, vão definir nesta quinta-feira, 18 de julho, quem sobrevive na disputa. O encontro terá como cenário o estádio Cair, em Skopje, na Macedônia. A previsão é de bola rolando a partir das 15h30 (horário de Brasília).
Em solo armênio, os donos da casa saíram em vantagem, levaram a virada que chegou a 3 a 1, mas arrancaram o empate com dois tentos no final. Com o empate de seis gols na ida, quem vencer na volta avançará para encarar o pré-classificado Jablonec, da República Checa. Igualdade sem gols, por 1 a 1 ou 2 a 2 serve para os mandantes. Os visitantes avançam em caso de empate em quatro tentos ou mais.
Com 17 clubes pré-classificados para sua fase de grupos, a Europa League tem 21 postos abertos para definição das 12 chaves de seu estágio inicial. O processo é complexo e envolve, inclusive, o ‘reaproveitamento’ de times eliminados na disputa das eliminatórias para Liga dos Campeões. As eliminatórias da Liga Europa contam com cinco estágios. O primeiro, que recebeu o nome de fase preliminar, foi concluído. Teve 14 clubes, sendo que sete passaram para segunda etapa, que recebeu o nome de primeira pré-eliminatória. Ela conta com 94 times, dos quais 47 avançarão.
Na segunda pré-eliminatória, vão se juntar a 27 pré-classificados, que ganharam o direito de começar a disputa mais tarde por terem melhor posição no ranking da Uefa, entidade que organiza a competição. Assim, a chave com 74 times será reduzida para 37. Na terceira pré-eliminatória, eles se juntam a 13 times pré-classificados e dois clubes ‘rebaixados’ da segunda eliminatória da Liga dos Campeões totalizando 52 disputantes. Os 26 vencedores vão para o estágio derradeiro, que ganhou o nome de playoffs.
Nessa etapa final, receberão 16 times da pré-eliminatória da Europa League e os seis derrotados dos playoffs da Champions League, formando os 21 emparelhamentos que vão indicar os rivais dos já classificados Sevilha (Espanha), Arsenal (Inglaterra), Roma (Itália), Manchester United (Inglaterra), Besiktas (Turquia), Sporting (Portugal), CSKA (Rússia), Wolfsburg (Alemanha), Lazio (Itália), Borussia Monchengladbach (Alemanha), Saint-Etienne (França), Getafe (Espanha), Rennes (França), Mechelen (Bélgica), Olexandriya (Ucrânia), Wolfsberg (Áustria) e Lugano (Suíça).
Os duelos são disputados no sistema de ida e volta com o time que somar mais pontos avançando. Em caso de igualdade, saldo de gols e maior número de tentos assinalados na casa do rival, nesta ordem, são usados para desempatar o duelo. Prorrogação e decisão por pênaltis, ao final do segundo encontro, são os recursos derradeiros para definição do sobrevivente.
O desempenho recente do Shkupi
A temporada 2019/2020 do Campeonato da Macedônia do Norte só vai começar em agosto. Assim, o Shkupi fez contra o Pyunik sua primeira partida oficial depois das férias. O clube abriu mão até mesmo de amistosos no estágio preparatório.
Isso talvez sirva como explicação pela oscilação de padrão de jogo apresentada ao longo do confronto. O time teve momentos de domínio, chegou a dar a impressão de que voltaria com a vaga praticamente garantida, mas, no final, a igualdade acabou expressando com maior exatidão o que aconteceu nas quatro linhas.
O time completou sua participação na edição 2018/2019 da Liga Prva, a Primeira Divisão do Campeonato da Macedônia do Norte, na quarta posição. Somou 48 pontos (13 vitórias, nove empates e 14 derrotas). Foram 31 a menos que o Skendija, campeão nacional. Como mandante, o desempenho manteve o padrão. O time também concluiu sua participação no torneio como quarto melhor dono da casa tendo faturado 33 pontos (nove vitórias, seis empates e três derrotas) na condição de coluna um.
Como visitante, teve performance inferior ficando em sétimo no ranking que só contabiliza a pontuação obtida pelos clubes fora de seus domínios. Acumulou 15 pontos (quatro vitórias, três empates e 11 derrotas) nessas circunstâncias.
A forma atual do Pyunik
O Pyunik também terá sua agenda oficial do Campeonato da Armênia aberta apenas em agosto, mas optou por contar com dois amistosos em sua preparação para os encontros com o time da Macedônia pela segunda fase da Liga Europa. Empatou, por 1 a 1, com o Harberg, da Áustria, em 26 de junho, e superou o Cracóvia, da Polônia, por 1 a 0, em 2 de julho.
O direito de disputar as eliminatórias do torneio foi conseguido com o vice-campeonato da edição 2018/2019 do Campeonato Armênio. O time acumulou 60 pontos (18 vitórias, seis empates e oito derrotas), somente um a menos que o Ararat-Armênia, que está na segunda fase das eliminatórias para Liga dos Campeões.
O desempenho do Pyunik como mandante foi seu ponto fraco no torneio. Ele completou a disputa como sexto melhor dono da casa tendo acumulado 23 pontos (sete vitórias, dois empates e sete derrotas) nessa condição. Como visitante, foi o melhor alcançando 37 pontos (11 vitórias, quatro empates e uma derrota).
Prognóstico e palpite final para Shkupi x Pyunik
O equilíbrio da primeira partida indica que não há grande diferença técnica entre as equipes. O fator casa faz com que o prognóstico no sucesso do Shkupi diante do Pyunik seja o palpite mais adequado para o encontro de volta da segunda fase da edição 2019/2020 da Liga Europa.
Prognóstico e palpite final para Shkupi x Pyunik:
Cotação de 2,37* na plataforma de apostas esportivas de Bet365.
*A cotação estava disponível às 11h16 de 17/7/2019