As informações e o palpite para Sparta Praga x Monaco
O Sparta Praga, da República Checa, recebe o Monaco, da França, nesta terça-feira, 3 de agosto, em partida pela rodada de ida da terceira fase das eliminatórias que vão indicar os últimos classificados para o estágio de grupos da Champions League em sua temporada 2021/2022. O duelo será realizado na Generali Ceska Pojistovna Arena, em Praga. O início está marcado para 14h (horário de Brasília). O encontro de retorno, no estádio Louis II, está marcado para 10 de agosto.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Sparta Praga
O Sparta Praga começou sua caminhada no processo seletivo em sua segunda fase. Enfrentou o Rapid Vienna, da Áustria, e precisou de uma virada para sobreviver na luta. Na capital austríaca, foi batido por 2 a 1, em duelo que havia saído na frente, mas acabou sendo superado. No confronto de retorno, no entanto, se impôs ao marcar 2 a 0 sendo bastante superior. Karlsson, em cobrança de pênalti, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Pesek, aos 36 minutos da fase final, foram os autores dos gols.
O duelo em Viena foi o primeiro jogo oficial após uma pré-temporada com sete amistosos (cinco vitórias, um empate e uma derrota). Desde então, o time tem feito uma trajetória de crescimento. No sábado, 31 de julho, em confronto com o Liberec, fora de casa, pela segunda rodada da temporada 2021/2022 da Fortuna Liga, a divisão de elite do Campeonato Checo, aplicou uma goleada de 5 a 0.
Marcou o primeiro gol aos 25 minutos do primeiro tempo através de Pesek. Teve sua vida facilitada com a expulsão de Gebre Selassie aos sete minutos da etapa final. Em vantagem numérica, ampliou a frente no marcador aos 17 minutos com Hlozek. Fez o terceiro quatro minutos depois em cobrança de pênalti convertida por Karabec. Krejci marcou o quarto aos 25 minutos. Soucek completou o serviço aos 34 minutos.
Provável escalação do Sparta Praga
Sparta Praga na temporada atual
A forma atual do Monaco
Para o Monaco, o duelo desta terça-feira é seu primeiro jogo oficial na temporada, a segunda em que conta com o comando do técnico croata Niko Kovac. O primeiro ano com a direção do treinador que se destacou no Eintracht Frankfurt e passou por um período de baixa ao ser demitido do Bayern de Munique foi além das expectativas. O time, que vinha de dudas temporadas brigando contra o rebaixamento na Ligue 1, chegou a brigar pelo título.
No entanto, depois de uma excelente campanha no segundo semestre, perdeu fôlego na reta final. Acabou tendo que se contentar com o terceiro posto ao acumular 78 pontos (24 vitórias, seis empates e oito derrotas). Cinco pontos a menos do que o Lille, campeão. Porém, certamente um posto muito acima do que o previsto antes de a bola rolar. Ainda conseguiu chegar à final da Copa da França. Foi derrotado pelo milionário Paris Saint-Germain.
Para temporada atual, o time fez mudanças no elenco. A porte de saída foi aberta para o lateral-esquerdo brasileiro Jorge, entre outros, que fechou com o Palmeiras. Porém, foi escancarada para a chegada de atletas como o meia Ismail Jakobs, que estava no Colônia, da Alemanha; do goleiro Alexander Nubel, emprestado pelo Bayern de Munique e o meia brasileiro Jean Lucas, emprestado pelo Lyon. A pré-temporada contou com cinco amistosos. O Monaco derrotou a Salzburg (3 a 1), da Áustria, Cercle Brugge (3 a 1), da Bélgica e Wolfsburg (2 a 1), da Alemanha; empatou com o Antwerp (0 a 0), da Bélgica; e perdeu para o Real Sociedad (2 a 1), da Espanha.
Provável escalação do Monaco
Monaco na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Sparta Praga x Monaco:
Contra um Monaco ainda fora de ritmo de competição, o Sparta Praga tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela rodada de ida da terceira fase das eliminatórias que vão definir os últimos classificados para o estágio de grupos da versão 2021/2022 da Champions League.
Prognóstico e palpite final para Sparta Praga x Monaco: