Com a partida envolvendo Suíça e Espanha, a Copa do Mundo de Futebol Feminino abre na madrugada deste sábado, 5 de agosto, um novo formato de disputa. Depois da fase de grupos, agora, instala o sistema de jogos eliminatórios. O confronto faz parte de sua segunda etapa, a de oitavas de final. A partir de agora, só quem vence segue na briga pelo título. O confronto será realizado no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, que compartilha com a Austrália o direito de sediar o Mundial de 2023. O início está marcado para 2h (horário de Brasília). Em caso de igualdade no período regulamentar, o regulamento estabelece a realização de prorrogação com duração de 30 minutos. Se ainda assim não for suficiente, o sobrevivente será indicado por meio de cobranças de pênalti.
O desempenho recente da Suíça
Em um grupo que contava com a Noruega como grande favorita ao primeiro lugar e a Nova Zelândia, país sede, apontado como candidato a brigar pelo segundo posto por estar sendo empurrado pela torcida, a Suíça, sem alarde, terminou no topo da tabela de classificação. Acumulou cinco pontos (uma vitória e duas derrotas) assegurando o direito de avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo e Futebol Feminino de 2023.
Fez isso com um futebol sem brilho, contudo, eficiente. Na estreia, diante das Filipinas, equipe teoricamente mais fraca do grupo, tratou de adotar uma postura ofensiva para garantir os três pontos considerados obrigatórios para obter a classificação. Venceu por 2 a 0. Foi até pouco. No encontro, teve a bola por 73% do tempo, criou 19 oportunidades para arremate, mandando nove delas no alvo.
Com os três pontos obrigatórios garantidos, tratou de administrar o cenário. Contra as norueguesas, montou um bloqueio defensivo na tentativa de pontuar. Segurou o 0 a 0. Na partida, acertou somente uma finalização. A Noruega fez 13 disparos, sendo quatro no alvo. Recorreu à mesma estratégia no encontro pela jornada final do estágio de grupos contra a Nova Zelândia. Fechada na defesa, quase nada produziu ofensivamente. Foram três arremates, dois centros. Porém, conteve a pressão neozelandesa e com o empate sem gols garantiu o primeiro lugar da chave A.
Suíça na temporada atual
A forma atual da Espanha
A Espanha mostrou muito mais agressividade na comparação com suas adversárias deste sábado em sua trajetória na Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia. Logo no confronto de estreia, diante da Costa Rica, produziu 46 oportunidades para arremate. Mandou 14 delas no alvo. Assim, em um encontro que até se deu ao luxo de desperdiçar um pênalti, o placar de 3 a 0 acabou sendo apertado.
Na segunda jornada, a vantagem diante de Zâmbia foi mais larga. As espanholas marcaram 5 a 0. Dessa vez, nem precisaram produzir tanto. Tendo ficado com a bola por 75% do tempo, criaram 22 oportunidades para disparo, sendo que 14 delas tiveram a direção da meta adversária. O resultado permitiu que a Fúria entrasse em campo na jornada final com a vantagem do empate diante do Japão para que pudesse terminar na primeira colocação do grupo C.
O que certamente não estava nos planos era a atuação avassaladora das japonesas, que marcaram 4 a 0 tomando a liderança da chave. No encontro, a Espanha não fugiu de suas características. Ficou bem mais tempo com o controle da redonda (77%), chegou a desenvolver maior número de oportunidades para disparo (10 a 8), contudo, a equipe nipônica foi bem melhor no índice de tiros no alvo (5 a 2).
Espanha na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Suíça x Espanha
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Suíça x Espanha
Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Suíça x Espanha
3Lara Marti |
4Laura Felber |
7Amira Arfaoui |
12Livia Peng |
14Marion Rey |
15Luana Bühler |
16Sandrine Mauron |
18Viola Calligaris |
20Fabienne Humm |
21Seraina Friedli |
22Meriame Terchoun |
23Alisha Lehmann |
Suspensos e lesionados para Suíça x Espanha
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Suíça x Espanha
O palpite Suíça x Espanha do SDA
Sabendo das limitações técnicas de seu elenco, a Suíça deverá adotar uma postura conservadora deixando que a Espanha controle o jogo, troque passes e avance. Assim, aguardará oportunidades para tentar surpreender em contra-ataques. É improvável, no entanto, que depois da fraca atuação diante do Japão, as espanholas repitam o desempenho ofensivo. Assim, o prognóstico no sucesso da Fúria é o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” pelo SDA pelo confronto deste sábado pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino de Austrália e Nova Zelândia.
Palpite Suíça x Espanha