As informações e o palpite para Suíça x Turquia
Em situação difícil, mas ainda sonhando com a classificação para as oitavas de final da Euro 2020, Suíça e Turquia têm seus caminhos cruzados neste domingo, 20 de junho. O encontro é parte da terceira – última – rodada da fase de grupos. Terá como sede o estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão. O encontro tem início marcado para 13h (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo A, que tem ainda Itália e País de Gales, que vão se enfrentar no mesmo horário.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Suíça
A Suíça fez somente um ponto até agora. Foi no empate, por 1 a 1, na partida de estreia contra País de Gales. Na segunda rodada, acabou sendo batida, por 3 a 0, pela Itália. Isso abre duas possibilidades para sua classificação. Uma delas é direta, como segunda colocada na chave, uma vez que uma das vagas já é dos italianos, que com seis pontos podem, no máximo, perder a primeira posição.
Os suíços não podem chegar ao primeiro posto, mas têm chance de tomar a segunda posição dos galeses, que acumularam quatro pontos até agora. Para isso, no entanto, precisam de uma combinação de resultados. Obrigatoriamente precisam vencer a Turquia e contar com a derrota de País de Gales para Itália. Isso os deixaria igualados na pontuação. Como estão igualados no confronto direto, que é o primeiro critério de desempate, seria necessário levar a melhor no segundo, que é o saldo de gols.
Antes da jornada final, a Suíça tem déficit de três tentos enquanto os galeses apresentam saldo positivo de dois. Para o jogo deste domingo, o goleiro Yann Sommer, com problemas pessoais, é dúvida. Os jogadores convocados para Euro 2020 são:
- Goleiros: Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), Yvon Mvogo (PSV), Jonas Omlin (Montpellier);
- Defensores: Manuel Akanji (Dortmund), Loris Benito (Bordeaux), Eray Cömert (Basel), Nico Elvedi (Mönchengladbach), Jordan Lotomba (Nice), Kevin Mbabu (Wolfsburg), Becir Omeragic (FC Zurique), Ricardo Rodríguez (Torino), Fabian Schär (Newcastle United), Silvan Widmer (Basel);
- Meio-campistas: Christian Fassnacht (Young Boys), Edimilson Fernandes (Mainz), Remo Freuler (Atalanta), Admir Mehmedi (Wolfsburg), Xherdan Shaqiri (Liverpool), Djibril Sow (Eintracht Frankfurt), Ruben Vargas (Augsburg), Granit Xhaka (Arsenal), Denis Zakaria (Mönchengladbach), Steven Zuber (Eintracht Frankfurt);
- Atacantes: Breel Embolo (Borussia Mönchengladbach), Mario Gavranović (Dínamo Zagreb) e Haris Seferović (Benfica).
Provável escalação da Suíça
Suíça na temporada atual
A forma atual da Turquia
A situação da Turquia na busca por um lugar nas quartas de final é bem mais delicada. Afinal, a equipe está zerada na tabela de classificação do grupo A. Isso significa que não há qualquer possibilidade de avançar como uma das duas primeiras colocadas da chave. Sua única opção é buscar o terceiro posto e, dessa maneira, tentar um dos quatro lugares reservados entre os seis times que terminarem nesse posto.
Porém, mesmo nesse cenário, a possibilidade não é das maiores. Afinal, os turcos têm um saldo de gols terrível. Apanharam por 3 a 0 da Itália na jornada inaugural da fase de grupos da Euro League. Na partida seguinte, contra País de Gales, viu o déficit aumentar ao levar 2 a 0. Assim, mesmo que superem os suíços, muito provavelmente ficariam com saldo negativo e isso pode ser determinante na comparação com os demais terceiros colocados.
Os atletas convocados pela Turquia para fase final da Euro 2020 foram:
- Goleiros: Mert Günok (Istambul Basaksehir), Ugurcan Çakir (Trabzonspor), Altay Bayindir (Fenerbahçe);
- Defensores: Zeki Çelik (Lille), Çağlar Söyüncü (Leicester), Kaan Ayhan (Sassuolo), Merih Demiral (Juventus), Mert Müldür (Sassuolo), Ozan Kabak (Liverpool), Rıdvan Yılmaz (Beşiktaş), Umut Meraş (Le Havre);
- Meio-campistas: Yusuf Yazıcı (Lille), Dorukhan Toköz (Beşiktaş), İrfan Can Kahveci (Fenerbahçe), Okay Yokuşlu (West Bromwich), Orkun Kökçü (Feyenoord), Ozan Tufan (Fenerbahçe), Taylan Antalyalı (Galatasaray), Hakan Çalhanoğlu (Milan);
- Atacantes: Burak Yılmaz (Lille), Cengiz Ünder (Leicester), Enes Ünal (Getafe), Abdülkadir Ömür (Trabzonspor), Kerem Aktürkoğlu (Galatasaray), Halil İbrahim Dervişoğlu (Brentford), Kenan Karaman (Fortuna Düsseldorf).
Provável escalação da Turquia
Turquia na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Suíça x Turquia:
Ainda que não tenha feito grandes jogos, a Suíça mostrou mais qualidade do que a Turquia. Desse modo, o prognóstico em seu sucesso é o palpite indicado para o encontro deste domingo pela última rodada da fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Suíça x Turquia: