As informações e o palpite para Toulouse x Nantes
Começa nesta quinta-feira, 27 de maio, a batalha pela vigésima – última – vaga na divisão de elite do Campeonato Francês em sua versão 2021/2022. Valendo pela repescagem do processo de acesso / descenso da edição 2020/2021, o Toulouse recebe o Nantes no jogo da ida das finais da disputa. O início está marcado para 15h45 (horário de Brasília). A partida de retorno, em Nantes, foi agendada para domingo, 30 de maio. Terá direito a participar da Ligue 1 quem somar o maior número de pontos nas duas partidas. Em caso de empate, saldo de gols e maior número de tentos assinalados na condição de visitante são critérios de desempate. Caso ainda não seja o bastante, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos ao final do segundo jogo. Em caso de igualdade no período extra, a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O Campeonato Francês determina o rebaixamento direto de seus últimos colocados ao final de 38 rodadas. Nimes e Dijon forma despachados para Segunda Divisão. Serão substituídos por Troyes e Clermont, respectivamente, campeão e vice da Ligue 2. No entanto, o antepenúltimo colocado da divisão de elite tem a chance de disputar a repescagem com o terceiro classificado da Segundona na tentativa de evitar a queda.
O desempenho recente do Toulouse
O Toulouse fez uma boa temporada em duas frente de batalha. Na Copa da França, chegou até a fase de quartas de final. Caiu diante do pequenino GFA74, da Quarta Divisão, grande sensação do torneio. Porém, manteve-se sempre no pelotão de frente da Ligue 2. Só perdeu a chance de acesso direto nas duas últimas rodadas com empates diante de Paul (2 a 2), e, casa, e Dunkerque (3 a 3), fora.
Ao ficar nos 70 pontos (20 vitórias, dez empates e oito derrotas), teve que se contentar com a terceira posição. Apenas dois pontos abaixo do Clermont, vice-campeão, que conseguiu pegar o elevador para Ligue 1. O Troyes, campeão, acumulou 77 pontos. Na Segunda Divisão, no entanto, a repescagem é feita em parcelas. O terceiro lugar ainda precisa disputar um fase prévia com o ganhador do confronto entre quarto e quinto colocados antes de desafiar o antepenúltimo colocado da divisão de elite.
Foi o que o Toulouse precisou fazer. Na sexta-feira, 21 de maio, deixou pelo caminho o Grenoble, que ficou no quarto posto da temporada regular da Segunda Divisão, sem maiores problemas. Fez 3 a 0. Spierings abriu o marcador logo aos três minutos da primeira fase aproveitando rebote de cobrança de pênalti que ele mesmo desperdiçou. Kone, aos 23 minutos ampliou. Na fase final, Healey, aos 47 minutos, completou o serviço. Como mandante, o Toulouse também teve a terceira melhor campanha da Ligue 2. Dos 57 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou 43 (13 vitórias, quatro empates e duas derrotas). Fez 44 gols e sofreu 18.
Provável escalação do Toulouse
Toulouse na temporada atual
A forma atual do Nantes
Estabilidade foi algo que não houve na temporada do Nantes, que teve duas mudanças de treinador ao longo da temporada. Na desesperada tentativa de escapar da degola, o clube forçou até mesmo o veterano técnico Raymond Domenech, ex-comandante da seleção francesa, deixar a aposentadoria. Ele estava atuando como comentarista. Sua passagem pelo cargo foi rápida e desastrosa.
Só mesmo com a chegada de Antoine Kombouare o time conseguiu ganhar fôlego. Enfileirou uma sequência de quatro vitórias que deu a esperança de tirar o pé da lama. No entanto, no domingo, 23 de maio, em casa, o Nantes acabou batido, por 2 a 1, pelo Montpellier deixou escapar a oportunidade de escapar do Z3, apesar de ter contado com resultados favoráveis na rodada.
Ao ficar parado nos 40 pontos (nove vitórias, 13 empates e 16 derrotas), terminou na décima oitava posição. Um ponto abaixo do Brest, décimo sétimo colocado e primeiro time fora da região da degola, que perdeu por 2 a 0 para o Paris Saint-Germain. Um empate bastaria ao Nantes para fugir da degola. Como visitante, o time teve desempenho superior. Foi o décimo terceiro colocado no ranking desse quesito da Ligue 1. Dos 57 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 23 (seis vitórias, cinco empates e oito derrotas). Fez 26 gols e sofreu o mesmo número de tentos.
Provável escalação do Nantes
Nantes na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Toulouse x Nantes:
Mais sólido ao longo da temporada, o Toulouse tem o prognóstico em seu sucesso diante do Nantes o palpite mais indicado para o encontro desta quinta-feira na primeira partida da repescagem que vai indicar o último integrante da divisão de elite do Campeonato Francês temporada 2021/2022.
Prognóstico e palpite final para Toulouse x Nantes: