As informações e o palpite para Tuna Luso x Paysandu
O Francisco Vasques, o estádio do Souza, em Belém, será a sede neste domingo, 16 de maio, da primeira partida envolvendo Tuna Luso e Paysandu valendo o título do Campeonato Paraense versão 2021. O pontapé inicial está agendado para 10h (horário de Brasília). O duelo de retorno, que terá como cenário o estádio Curuzu, também na capital do Pará, foi agendado para o próximo domingo, 23 de maio.
Ficará com o troféu quem acumular mais pontos nos dois jogos. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece como único critério de desempate o saldo de gols. Caso ele não seja suficiente, ao final da segunda partida, a definição de quem leva a taça para casa será feita através de cobranças de pênaltis.
O desempenho recente da Tuna Luso
Sem conquistar um título estadual desde 1988 e sem chegar à final desde 2007, a Tuna Luso teve uma classificação dramática nas semifinais, onde tirou da disputa o Remo, dono da melhor campanha na primeira fase do torneio e que segue invicto na temporada 2021. Os dois confrontos valendo o lugar na decisão terminaram empatados por 1 a 1.
O primeiro, no Souza, no domingo, 9 de maio, contou com Uchôa, aos 21 minutos da primeira etapa, abrindo o placar para os visitantes. A Tuna Luso igualou aos 35 minutos em cobrança de pênalti convertida por Leonardo Rosas aos 35 minutos. No segundo confronto, na quarta-feira, 12 de maio, o zagueiro Dedé foi protagonista do confronto. Marcou contra, aos 12 minutos do primeiro tempo, deixando o Remo em vantagem. Depois, aos 39 minutos da segunda etapa, fez a favor, provocando a decisão por pênaltis. A Tuna Luso, após 14 cobranças, ganhou por 6 a 5.
Nas semifinais, a Tuna Luso eliminou o Itupiranga com vitórias por 3 a 0 (fora) e 1 a 0 (casa). Na primeira fase, ficou na segunda colocação do grupo B. Acumulou 12 pontos (três vitórias, três empates e duas derrotas). Marcou 20 gols e sofreu 13.
Provável escalação da Tuna Luso
Tuna Luso na temporada atual
A forma atual do Paysandu
O Paysandu já tem 48 troféus do Campeonato Paraense em sua galeria. O mais recente deles conquistado no ano passado em cima do Remo na decisão, o que evitou que seu maior rival alcançasse o tricampeonato e o alcançasse em número de conquistas. Chegou à decisão também de maneira dramática.
Diante do Castanhal, ficou no empate sem gols no encontro de ida das semifinais, que foi disputada no domingo, 9 de maio. Na quarta-feira, 12 de maio, houve nova igualdade, dessa vez por 1 a 1. Com Ari Moura, o Papão saiu na frente aos seis minutos da segunda fase. Viu sua rede ser balançada dez minutos depois por Fidélis. Porém, ficou em desvantagem numérica a partir dos 25 minutos. Denílson foi expulso. Teve que suar para evitar sofrer o segundo gol.
Na decisão por pênaltis, venceu por 4 a 2. Nas semifinais, havia superado também com dificuldade o Bragantino. Ficou no empate sem gols no estádio do rival. Na partida de retorno, marcou 1 a 0. Na fase de classificação, o Paysandu acumulou 19 pontos (seis vitórias, um empate e uma derrota). Ficou na primeira posição do grupo A.
Provável escalação do Paysandu
Paysandu na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Tuna Luso x Paysandu:
Embora inferior tecnicamente, a Tuna Luso tem em seu caminho um Paysandu sólido defensivamente, mas com limitações no setor de criação/finalização. O prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais adequado para o confronto de ida da decisão do Campeonato Paraense versão 2021.
Prognóstico e palpite final para Tuna Luso x Paysandu: