As informações e o palpite para Turquia x País de Gales
Atropelada pela Itália em seu jogo de estreia na Euro 2020, a Turquia tenta sacodir a poeira nesta quarta-feira, 16 de junho. Em duelo pela segunda rodada do grupo A da Eurocopa, terá como adversária a equipe do País de Gales. O encontro terá como palco o estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão. O início está marcado para 13h (horário de Brasília). A chave conta ainda com a seleção da Suíça.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Turquia
Embora a estreia de direito já tenha acontecido, a expectativa é de que a Turquia faça nesta quarta-feira sua estreia de fato na Euro 2020. Afinal, contra a Itália, a seleção na jogou. Passou o jogo inteiro sem ter acertado uma finalização sequer na direção da meta italiana. Na primeira parte do confronto, sequer construiu chances para arremate, mesmo errados. No segundo tempo, ainda disparou três tiros. Dois foram interceptados pelos defensores rivais. Um foi para fora. O goleiro Donnruma poderia ter faltado ao jogo que sua ausência não seria sentida.
O encontro, que teve como sede o estádio Olímpico, com Roma, foi totalmente controlado pelos donos da casa. Foram 24 finalizações, sendo oito certas. Porém, o gol de abertura do marcador não nasceu de pés italianos. O zagueiro Demiral, que atua na Juventus, fez contra, aos oito minutos da segunda fase, o tento que deixou os italianos em vantagem no marcador. Depois, Immobile, aos 21 minutos, e Insigne, aos 34 minutos, completaram o serviço.
O resultado acabou com uma sequência invicta de seis partidas (quatro vitórias e dois empates) da Turquia. Depois de País de Gales, a Turquia terá compromisso com a Suíça, em 20 de junho, fechando sua agenda da primeira etapa da fase final da Euro 2020. Os jogadores convocados para o torneio foram:
- Goleiros: Mert Günok (Istambul Basaksehir), Ugurcan Çakir (Trabzonspor), Altay Bayindir (Fenerbahçe);
- Defensores: Zeki Çelik (Lille), Çağlar Söyüncü (Leicester), Kaan Ayhan (Sassuolo), Merih Demiral (Juventus), Mert Müldür (Sassuolo), Ozan Kabak (Liverpool), Rıdvan Yılmaz (Beşiktaş), Umut Meraş (Le Havre);
- Meio-campistas: Yusuf Yazıcı (Lille), Dorukhan Toköz (Beşiktaş), İrfan Can Kahveci (Fenerbahçe), Okay Yokuşlu (West Bromwich), Orkun Kökçü (Feyenoord), Ozan Tufan (Fenerbahçe), Taylan Antalyalı (Galatasaray), Hakan Çalhanoğlu (Milan);
- Atacantes: Burak Yılmaz (Lille), Cengiz Ünder (Leicester), Enes Ünal (Getafe), Abdülkadir Ömür (Trabzonspor), Kerem Aktürkoğlu (Galatasaray), Halil İbrahim Dervişoğlu (Brentford), Kenan Karaman (Fortuna Düsseldorf).
Provável escalação da Turquia
Turquia na temporada atual
A forma atual do País de Gales
A seleção galesa saiu no lucro no empate, por 1 a 1, com a Suíça, em jogo que também foi disputado no estádio Olímpico de Baku, no sábado, 12 de junho. O time foi bem inferior ao rival, especialmente no primeiro tempo. Os suíços com 68% do tempo com a posse de bola, criaram 11 chances para finalização, mas esbarraram na falta de pontaria. Só uma delas foi no alvo. País de Gales teve somente duas chances de arremate. Também só acertou uma assim, o encontrou chegou ao intervalo sem gol.
O cenário mudou na fase final. Logo aos quatro minutos, Embolo marcou o tento da Suíça. Isso fez com que o cenário do jogo mudasse. Os galeses assumiram uma postura mais ofensiva. Isso acabou equilibrando o encontro. Na etapa derradeira, as duas equipes criaram o mesmo número de chances de arremate (sete), ainda que os suíços tenham acertado o alvo mais vezes (três a um). No único tiro certeiro que teve, País de Gales igualou o placar aos 29 minutos com Moore.
Os jogadores convocados para a disputa da Euro 2020 foram:
- Goleiros: Adam Davies (Stoke City), Wayne Hennessey (Crystal Palace), Danny Ward (Leicester)
- Defensores: James Lawrence (St. Pauli-ALE), Chris Mepham (Bournemouth), Chris Gunter (Charlton), Connor Roberts (Swansea), Joe Rodon (Tottenham), Rhys Norrington-Davies (Stoke City), Ben Cabango (Swansea), Ben Davies (Tottenham), Neco Williams (Liverpool)
- Meio-campistas: Rubin Colwill (Cardiff City), Aaron Ramsey (Juventus), Joe Morrell (Luton Town), Ethan Ampadu (Chelsea), Joe Allen (Stoke City), Jonny Williams (Cardiff City), Matt Smith (Manchester City), Dylan Levitt (Manchester United), David Brooks (Bournemouth), Harry Wilson (Liverpool)
- Atacantes: Dan James (Manchester United), Gareth Bale (Tottenham), Kieffer Moore (Cardiff City), Tyler Roberts (Leeds United).
Provável escalação do País de Gales
País de Gales na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Turquia x País de Gales:
Os turcos claramente têm potencial para mostrar mais do que fizeram diante da Itália. Assim, o prognóstico de sua vitória diante do País de Gales é o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira pela segunda rodada do grupo A da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Turquia x País de Gales: