As informações e o palpite para Ucrânia x Áustria
Ucrânia e Áustria disputam nesta segunda-feira, 21 de junho, a segunda vaga da chave C nas quartas de final da Euro 2020. O encontro faz parte da programação da terceira – última – rodada da fase de grupos do torneio continental. Terá como cenário a Arena Nacional, em Bucareste, na Romênia. O pontapé inicial está marcado para 13h (horário de Brasília), assim como o outro jogo da chave, entre Holanda e Macedônia do Norte.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Ucrânia
A chave já tem a Holanda definida na primeira colocação com seis pontos. Embora Ucrânia e Áustria tenham três pontos e possam alcançá-la, como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, não há como superá-la, uma vez que os holandeses levaram melhor tanto no duelo diante dos ucranianos quanto no jogo com os austríacos. Assim, a briga pelo segundo posto é o que resta para conseguir a vaga direta nas quartas de final.
Nessa batalha, a seleção da Ucrânia tem vantagem. Pode avançar se vencer nesta segunda-feira ou mesmo em caso de empate. Nesse último cenário, ficaria em igualdade dom a Áustria na pontuação, no confronto direto e no saldo de gols. Mas superaria os rivais no maior número de gols marcados. O time, na estreia, foi batido pela Holanda, por 3 a 2, e em seu segundo encontro pela fase de grupos da Euro 2020, superou a Macedônia do Norte por 2 a 1.
Dessa maneira, chegou aos quatro gols marcados e quatro sofridos. Os austríacos também apresentam saldo zero, mas foram três tentos assinalados. Os atletas convocados pela Ucrânia para Euro 2020 foram:
- Goleiros: Georgiy Bushchan (Dínamo de Kiev), Andriy Pyatov (Shakhtar Donetsk) e Anatolii Trubin (Shakhtar Donetsk);
- Defensores: Eduard Sobol (Brugge), Illia Zabarnyi (Dínamo de Kiev), Serhiy Kryvtsov (Shakhtar Donetsk), Denys Popov (Dínamo de Kiev), Oleksandr Tymchyk (Dínamo de Kiev), Vitaliy Mykolenko (Dínamo de Kiev), Oleksandr Karavaev (Dínamo de Kiev) e Mykola Matviyenko (Shakhtar Donetsk);
- Meio-campistas: Serhiy Sydorchuk (Dínamo de Kiev), Ruslan Malinovskyi (Atalanta), Mykola Shaparenko (Dínamo de Kiev), Marlos (Shakhtar Donetsk), Yevhen Makarenko (Kortrijk), Oleksandr Zinchenko (Manchester City), Viktor Tsygankov (Dínamo de Kiev), Taras Stepanenko (Shakhtar Donetsk), Andriy Yarmolenko (West Ham), Oleksandr Zubkov (Ferencváros), Heorhii Sudakov (Shakhtar Donetsk), Roman Bezus (Gent);
- Atacantes: Roman Yaremchuk (Gent), Artem Besedin (Dínamo de Kiev) e Artem Dovbyk (Dnipro).
Provável escalação da Ucrânia
Ucrânia na temporada atual
A forma atual da Áustria
Embora esteja em desvantagem na briga com a Ucrânia, a Áustria pode não ter grandes motivos para correr riscos no encontro desta segunda-feira. Afinal, ainda é possível alcançar a classificação para as quartas de final como um dos melhores terceiros colocados. Com quatro pontos, estar no bloco das quatro primeiras equipes entre as seis que terminarem nessa situação é uma possibilidade real.
Assim, resta saber se vale à pena assumir uma postura mais agressiva e deixar a defesa exposta a contra-ataques. Essa equação deve levar em consideração o passo seguinte, que é o adversário das quartas de final. Para o duelo desta segunda-feira, o técnico Franck Foda deve contar com o retorno do atacante Marko Arnautovic. Autor do terceiro gol na vitória contra a Macedônia do Norte por 3 a 1, ele foi suspenso por um jogo por ofensas racistas. Cumpriu a punição na derrota por 2 a 0 para Holanda.
Os jogadores convocados para Euro 2020 foram:
- Goleiros: Daniel Bachmann (Watford), Heinz Lindner (Basel), Pavao Pervan (Wolfsburg) e Alexander Schlager (LASK);
- Defensores: David Alaba (Bayern de Munique), Aleksandar Dragovic (Bayer Leverkusen), Marco Friedl (Werder Bremen), Martin Hinteregger (Frankfurt), Stefan Lainer (Borussia Mönchengladbach), Philipp Lienhart (Freiburg), Stefan Posch (Hoffenheim), Christopher Trimmel (Union Berlin) e Andreas Ulmer (Salzburg);
- Meio-campistas: Julian Baumgartlinger (Bayer Leverkusen), Christoph Baumgartner (Hoffenheim), Florian Grillitsch (Hoffenheim), Stefan Ilsanker (Frankfurt), Konrad Laimer (Leipzig), Valentino Lazaro (Borussia Mönchengladbach), Marcel Sabitzer (RB Leipzig), Louis Schaub (Luzern-SUI), Xaver Schlager (Wolfsburg) e Alessandro Schöpf (Schalke 04);
- Atacantes: Marko Arnautović (Shanghai Port-CHN), Michael Gregoritsch (Augsburg), Sasa Kalajdzic (Stuttgart) e Karim Onisiwo (Mainz).
Provável escalação da Áustria
Áustria na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Ucrânia x Áustria:
Com o empate garantindo sua vaga nas quartas, a Ucrânia provavelmente assumirá uma postura conservadora. É improvável que a Áustria assuma postura diferente, até porque o terceiro lugar parece ser mais interessando do que o segundo, que provavelmente propiciará um cruzamento com a Itália na próxima fase. Assim, o prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais indicado para o encontro desta segunda-feira pela fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Ucrânia x Áustria: