No jogo de estreia do técnico Marcelo Bielsa no comando, a seleção do Uruguai enfrenta a equipe da Nicarágua nesta quarta-feira, 14 de junho. O amistoso terá como palco o estádio Centenário, em Montevidéu. O pontapé inicial está marcado para 20h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Uruguai
Os uruguaios demoraram um pouco. Depois de demitir o técnico Diego Alonso após a fracassada campanha na Copa do Mundo do Catar de 2022, quando a Celeste caiu ainda na fase de grupos, a Associação Uruguaia de Futebol, deixou passar em branco a primeira data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para jogos entre seleções. Em março, sem definir o novo técnico, recorreu a Marcelo Broli como interino no empate, por 1 a 1, com o Japão e na vitória, por 2 a 1, diante da Coreia do Sul.
O ciclo para a Copa do Mundo de 2026, que terá como sedes Estados Unidos, México e Canadá, no entanto, só começa agora. O argentino Marcelo Bielsa, considerado um dos melhores técnicos do planeta, foi o escolhido para assumir a liderança da seleção do Uruguai. Seu estilo preferido de atuar, com obsessão pela posse de bola, jogo com troca de passes intensa e busca pelo ataque, apresenta, ao menos na teoria, um casamente mais adequado com os jogadores que têm servido o time nacional. Algo que não era o forte de Diego Alonso, criticado no Mundial pelos seus excessivos cuidados excessivos.
Além da Nicarágua, Bielsa terá a partida contra Cuba, no dia 20, para seus primeiros experimentos na Celeste, que só começará sua caminhada nas eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 em setembro. Já indicou ter intenção de fazer um processo de renovação. Deixou de lado em sua lista veteranos como Luís Suárez e Edinson Cavani. O meia De Arrascaeta, que ainda está em uma faixa etária que lhe permite sonhar com o próximo Mundial, também não foi chamado. Os jogadores convocados para os amistosos de estreia de Bielsa foram:
Goleiros: Rochet, Israel, Mele e Rodríguez;
Defensores: Méndez, Lemos, Boselli, González, Sebastián Cáceres, Puma Rodríguez, Ponte, Piquerez e Viña;
Meias: Olaza, Emiliano Martínez, Fabricio Díaz, Carballo, Vecino e Rodrigo Zalazar;
Atacantes: Canobbio, Maximiliano Araújo, Facundo Torres, Brian Rodríguez, Pellistri, Diego Rossi, Luciano Rodríguez, Duarte, Arezo, Borbas e Viñas.
Uruguai na temporada atual
A forma atual da Nicarágua
A Nicarágua também está em seu ciclo de preparação para o Mundial de 2026, contudo, tem uma competição para disputar no final do mês e começo de julho. É sua prioridade no momento. Vai participar, nos Estados Unidos, da Copa Ouro. No tradicional torneio, foi inserida na chave A no estágio de grupos. Terá como adversários Estados Unidos, Jamaica e um time que será definido a partir das eliminatórias.
No sábado, 10 de junho, fez o primeiro de três amistosos preparatórios para o torneio. Foi superada, por 3 a 2, pelo Panamá. Por duas vezes esteve em vantagem no placar. Abriu o marcador aos 44 minutos com Talavera. Na fase final, os donos da casa deram o troco com Murillo aos dez minutos. A Nicarágua voltou a assumir o comado do placar aos 17 minutos em tento assinalado por Acevedo. Murillo voltou a marcar para os panamenhos aos 36 minutos. A virada foi consolidada aos 39 minutos por meio de Miller.
O técnico Marco Antonio Figueroa montou a Nicarágua com linha defensiva de quatro defensores, três meias e três atacantes. A lista de atletas chamados para os amistosos conta com:
Goleiros: César Salandia (Real Estelí), Miguel Rodríguez (Diriangén), Alyer López (Managua);
Defensores: Melvin Hernández (Unan Managua). Erick Téllez e Francisco Flores (Diriangén), Josué Quijano, Óscar Acevedo e Marvin Fletes(Real Estelí), Cristian Reyes (Pérez Zeledón) e Juan Luis Pérez (Alajuelense);
Meias: Juan Barrera e Harold Medina (Real Estelí), Henry Niño e Kevin Serapio (Managua), Jason Coronel e Junior Arteaga (Diriangén), Nextalí Rodríguez (Sporting San José), Jacob Montes (Botafogo) e Marías Belli (Sandnes);
Atacantes: Byron Bonilla e Widman Talavera (Real Estelí), Luis Coronel (Diriangén), Bancy Hernández (Walter Ferreti), Jaime Moreno (SJK) e Ariagner Smith (Panavezye).
Nicarágua na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Uruguai x Nicarágua
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Uruguai x Nicarágua
Não há previsão de transmissão do amistoso para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Uruguai x Nicarágua
Suspensos e lesionados para Uruguai x Nicarágua
Ronald Araujo Lesão no tendão De volta aos treinos |
Matías Viña Lesão no joelho Fora da temporada |
Martin Caceres Lesão no joelho Início de dezembro de 2024 |
Agustín Canobbio Lesões musculares Início de dezembro de 2024 |
Nicolás De La Cruz Lesão na coxa Dúvida |
Giorgian de Arrascaeta Lesões no menisco Fora da temporada |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Uruguai x Nicarágua
O palpite Uruguai x Nicarágua do SDA
Impulsionado pela estreia de um novo técnico, que tem características de trabalho que se adequam com os atletas que têm em mãos, atuando em casa, e diante de uma Nicarágua bastante limitada tecnicamente, a seleção do Uruguai tem o prognóstico na vitória como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o amistoso desta quarta-feira.
Palpite Uruguai x Nicarágua